Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Chermiti? Golo pode dar moral, mas ausência de Paulinho é grande perda"

Em conversa exclusiva com o Desporto ao Minuto, Augusto Inácio não tem dúvidas de que o jovem avançado tem um grande futuro pela frente. Ainda assim, destaca que a experiência e conhecimento de Paulinho vão fazer falta no Clássico de domingo.

"Chermiti? Golo pode dar moral, mas ausência de Paulinho é grande perda"
Notícias ao Minuto

07:57 - 09/02/23 por Rodrigo Querido

Desporto Exclusivo

O Sporting recebe este domingo o FC Porto em Alvalade, num jogo válido para a 20.ª jornada do campeonato português, uma partida na qual poderá não contar com a sua principal referência ofensiva.

Paulinho cumpre o terceiro jogo de castigo depois do cartão vermelho que viu na final da Taça da Liga. Ainda assim, há a possibilidade do português ser opção no domingo, isto se for aceite a providência cautelar apresentada pelo avançado junto do Tribunal Arbitral do Desporto na quarta-feira.

Caso a mesma não seja aceite, Chermiti deverá ocupar a vaga do camisola 20 dos leões no Clássico de domingo. Em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, Augusto Inácio diz não ter dúvidas de que o jovem estará preparado.

"Estamos a falar de um miúdo de 18 anos que teve uma oportunidade e que, na minha opinião, soube agarrá-la. No princípio, quando tinha poucos minutos para jogar, toda a gente dizia tinha opinião sobre o Chermiti. Mas eu precisava de vê-lo num jogo durante 90 minutos para perceber a consistência que ele tinha. Foi positivo no jogo com o Rio Ave, porque é um jogador diferenciado. Joga bem de costas para a baliza e nos apoios, quando não tem bola, luta muito para ganhá-la, salta bem no ar. É um ótimo jogador de equipa", começou por dizer o antigo internacional português.

"Fez um golo que lhe pode dar uma moral muito grande para esta partida. O Chermiti deu boas indicações e penso que temos ali um bom ponta de lança não só para o Sporting, mas também para o futebol português. Mas vamos ver a reação deste menino num jogo grande como é este contra o FC Porto. Acho que tem uma personalidade forte e vai encarar isto com normalidade. Espero que ele faça uma boa partida", acrescentou, reconhecendo, no entanto, que seria importante ter Paulinho para o jogo com os dragões.

"O Paulinho sai da equipa por uma questão disciplinar e estava num bom momento de forma. Se não estivesse castigado, jogaria. Neste tipo de encontros a experiência conta muito. O Paulinho já conhece melhor os jogadores do FC Porto e a forma como eles jogam. O Chermiti é um menino que está a querer aparecer e que está a dar tudo para continuar na equipa. Mas naturalmente que o Paulinho, devido à sua experiência e a tudo aquilo que representa dentro do campo, era uma mais-valia para o Sporting. Não sendo assim, vai jogar o Chermiti. Mas não deixa de ser uma perda para o Sporting não jogar com o Paulinho no Clássico", atirou Augusto Inácio.

Se no ataque há uma dúvida acerca da presença ou não de Paulinho no onze para o jogo de domingo, a baliza dos leões deverá ser entregue a Antonio Adán, que tem registado exibições intermitentes esta temporada. Depois de ter estado em evidência pela negativa na final da Taça da Liga, o espanhol teve boas exibições contra Sporting de Braga e, sobretudo, Rio Ave, duelo em que impediu um golo quase certo do vilacondense Boeteng.

Ainda assim, e apesar do espanhol estar num processo de recuperação de confiança, Augusto Inácio não tem dúvidas de que Diogo Costa entrará em campo muito mais motivado do que o rival de posição.

"O Adán fez uma grande temporada quando o Sporting foi campeão. O que é certo é que ele não tem estado num bom momento nesta temporada, para não falar da anterior. O FC Porto tem o Diogo Costa e que demonstra uma qualidade muito acima da média para a sua idade. É evidente que os guarda-redes estão ali para defender, mas parece-me que o Diogo Costa está mais confiante nesta altura. Mas já houve tempo para o Adán se redimir desde a final da Taça da Liga. Já jogou com o Sporting de Braga e em Vila do Conde, onde não sofreu golos e teve influencia no resultado por ter defendido aquela bola do Boateng quando o resultado estava 0-0. Se falarmos no momento de forma dos dois, diria que o Diogo Costa está melhor. Mas nestes jogos já se sabe que se algum deles tiver uma falha grave isso pode determinar o resultado final da partida", finalizou.

Leia Também: Amorim tornou fenómeno em talismã. Chermiti belisca recorde de CR7

Leia Também: "Vamos ver se a entrega do FC Porto chega para vencer em Alvalade"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório