Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Carrossel de emoções na Luz. Da oscilação ao deslumbramento de João Mário

Internacional português nem sempre teve a regularidade que desejava, porém, a chegada de Schmidt mudou tudo.

Carrossel de emoções na Luz. Da oscilação ao deslumbramento de João Mário
Notícias ao Minuto

08:04 - 07/02/23 por Miguel Simões

Desporto Análise

Os números não enganam. A época vai sensivelmente a meio e João Mário já quebrou vários recordes pessoais, naquela que é a sua melhor época de sempre como futebolista.

Contratado pelo Benfica na época passada, o médio português nem sempre teve vida fácil na Luz e, após algumas oscilações, as coisas parecem ter mudado (e de que maneira) desde a chegada de Roger Schmidt ao comando técnico dos encarnados.

A marcar há três jogos consecutivos (com o registo de cinco golos), João Mário já leva 16 golos e nove assistências nos 32 jogos realizados até ao momento, além de tudo aquilo que tem oferecido ao estilo de jogo do Benfica, sendo ainda de realçar que se encontra na liderança da lista de marcadores da I Liga, com os mesmos 12 golos que Fran Navarro (Gil Vicente) e o colega de equipa Gonçalo Ramos.

'Intermitência' com Jesus e Veríssimo

Depois de se ter sagrado campeão nacional pelo Sporting, em 2020/21, na altura por empréstimo do Inter, João Mário provocou uma das trocas mais polémicas dos últimos anos ao assinar pelo Benfica, a pedido de Jorge Jesus, treinador com quem já tinha estado do outro lado da segunda circular.

Não se pode dizer que as coisas tenham começado propriamente mal. Praticamente sempre titular, o médio português foi contribuindo com alguns golos e assistências, apesar de raramente cumprir os 90 minutos. A tendência parecia óbvia. Jogar de início e ser substituído dentro da última meia hora de jogo, com o intuito de 'refrescar' o miolo encarnado, até que Jorge Jesus saiu...

João Mário atravessou mais dificuldades para se impor sob as ordens de Nélson Veríssimo, de tal forma que perdeu a titularidade após a final da Taça da Liga perdida para o Sporting (1-2), em janeiro do ano passado, sendo que só a recuperou três meses depois, já com a época na reta final.

Pelo meio, o atual treinador do Estoril ainda o colocou a jogar na segunda parte por sete ocasiões e optou por deixá-lo no banco do início ao fim em seis duelos, algo que levou à inevitável quebra do rendimento apresentado na primeira metade da temporada.

Auge alcançado com a última mudança

Nova época, novo treinador, nova vida. Talvez este lema assente que nem uma luva a João Mário, após a chegada de Roger Schmidt ao comando técnico do emblema da Luz.

Além de ser praticamente sempre titular, o internacional português continua a 'fazer as delícias' dos adeptos com golos, assistências, recordes, interceções, movimentações e oportunidades de encher o olho. Não só está no topo de melhores marcadores, como é o jogador do campeonato com maior participação em golos (16), fruto dos 12 tentos certeiros e das quatro assistências.

Fica a questão. Até onde pode ir João Mário na presente temporada, em função da importância que tem dentro das principais referências do Benfica? Esperemos pelos próximos números...

Leia Também: Vem aí a 'tormenta'. Benfica fecha a porta aos golos e procura recorde

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório