Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

'Super' Bis, golaço e homenagem emocionante: As notas do Benfica-Casa Pia

João Mário bisou antes do intervalo e Alexander Bah estreou-se a marcar com um golaço, num jogo marcado pela despedida de André Almeida ao serviço das águias.

'Super' Bis, golaço e homenagem emocionante: As notas do Benfica-Casa Pia
Notícias ao Minuto

08:08 - 05/02/23 por Miguel Simões

Desporto Análise

Praticamente três semanas depois, o Benfica regressou ao Estádio da Luz, este sábado, com um triunfo diante do Casa Pia (3-0), equipa sensação do campeonato que não evitou um novo bis de João Mário e um golaço de Alexander Bah.

Momentos antes daquele que viria a ser o quarto triunfo consecutivo das águias, André Almeida esteve em campo para receber uma grande ovação dos cerca de 60 mil adeptos presentes nas bancadas, com destaque para a presença de 15 troféus no relvado, ao fim de 12 anos de ligação ao clube encarnado.

Quanto ao jogo, as águias entraram mais fortes e, apesar das primeiras investidas algo tímidas, a verdade é que conseguiram ir para o intervalo a vencer... por dois golos. Já dentro dos últimos 15 minutos do primeiro tempo, João Mário bisou aos 35 e 43 minutos, deixando a equipa com uma vantagem mais confortável em tempo de descanso.

As várias alterações do emblema de Pina Manique não surtiram efeito e seria o Benfica a chegar ao terceiro e último golo do encontro, com Alexander Bah a tentar a sua sorte de fora da área e, assim, rubricar um golaço naquela que foi a sua estreia a marcar pelos encarnados.

Contas feitas, o Benfica segue firme na liderança, com  53 pontos, mais onze por comparação ao FC Porto (com menos dois jogos), enquanto o Casa Pia é quinto classificado, com 30 pontos.

Vamos então às notas da partida:

Figura

João Mário voltou a mostrar que está de pé quente e, pela primeira vez, bisou em dois jogos consecutivos (recordando o duelo da passada jornada, frente ao Arouca). O médio ex-Sporting apareceu no sítio certo para corresponder de forma certeira aos cruzamentos de Neres e Grimaldo, aos 35' e 43', deixando a Luz a festejar dois importantes golos perto do intervalo. A incrível reação das bancadas aquando da substituição em tempo de descontos acaba por ser elucidativa de mais uma grande exibição pelas águias.

Surpresa

Alexander Bah surpreendeu ao marcar o seu primeiro golo pelo emblema da Luz. E que golo... Já na entrada para os últimos 20 minutos, o dinamarquês tentou a sua sorte de fora da área e acabou por rubricar um golaço, fechando as contas da partida. Além do golo, o lateral-direito demonstrou estar à altura para travar as investidas dos gansos e esteve imperial em dar fôlego ao seu corredor na hora de atacar a baliza contrária, tendo contribuído para a criação de algumas oportunidades.

Desilusão

Cuca não fez uma péssima exibição, mas terá desiludido os adeptos do Casa Pia em determinados momentos, principalmente naqueles em que a desatenção culminou em motivos de festejo por parte do adversário. Além das perdas de bola em zonas proibidas e da pouca assertividade para levar a bola até à grande área contrária, o cabo-verdiano ficou condicionado aos 33 minutos, ao ver cartão amarelo, precisamente antes do primeiro golo. Não foi de admirar a substituição ao intervalo.

Treinadores

Roger Schmidt cumpriu com a expressão "em equipa que ganha, não se mexe" e, nesse sentido, apresentou o mesmo onze por comparação ao encontro frente ao Arouca. As águias mantiveram-se fiéis ao seu estilo de jogo, criaram as principais oportunidades da partida e não permitiram grande perigo ao Casa Pia. O treinador das águias preferiu mexer apenas depois do 3-0 e quem entrou até esteve perto de contribuir para que o resultado fosse mais largo.

Filipe Martins alterou apenas uma peça em relação ao triunfo diante do Santa Clara, cumprindo com o que havia dito na conferência de imprensa, em torno de manter o ADN da equipa contra qualquer adversário. Os gansos tiveram dificuldades em criar perigo, mas foram chegando à baliza adversária com alguma qualidade. As substituições ao intervalo mostraram, desde logo, a necessidade de limar arestas, além de outras alterações feitas pouco depois, sem o devido seguimento em reduzir a desvantagem.

Árbitro

André Narciso protagonizou uma arbitragem segura e sem casos polémicos. Seguro no momento de apitar as faltas e coerente na hora de puxar dos cartões do bolso, o árbitro de 39 anos soube controlar o jogo e não teve qualquer influência no desfecho da partida.

Leia Também: Super (João) Mário decide. Águia 'depena' ganso e segue firme no topo

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório