Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Rui Costa: "Enzo? Descomprometido. Não podia entrar mais no balneário"

Presidente do Benfica falou sobre a saída do médio argentino para o Chelsea, a qual admite que tentou evitar até ao final do mercado.

Rui Costa: "Enzo? Descomprometido. Não podia entrar mais no balneário"
Notícias ao Minuto

20:14 - 02/02/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Benfica

Rui Costa explicou nesta quinta-feira toda a novela Enzo Fernández. O presidente do Benfica admitiu que o argentino mostrou falta de vontade de prosseguir a época na Luz e que forçou a saída, a qual acabou por aceitar antes do fecho do mercado, apesar de ter tentado impedir tal transferência.

"Tudo foi feito para que essa venda não se efetuasse. Todos os dados mostram isso. Estou de consciência tranquila. Estou tão triste como qualquer benfiquista por ter perdido o jogador, mas fiz o melhor para o Benfica dentro das linhas com que se coseram este projeto todo", começou por dizer em declarações à BTV.

"Desde o primeiro dia que procurámos não vender este jogador, nomeadamente, neste mercado, a meio do ano. Assumi que não venderia nenhum jogador abaixo dos valores da cláusula. Tentámos de tudo para não fazer esta venda, mas desde o princípio que o Enzo demonstrou a vontade de não ficar no Benfica", disse ainda, revelando que o Chelsea voltou a bater à porta já perto do final do mercado.

"Sempre que o Chelsea esteve perto da cláusula, houve uma vontade clara da parte do jogador em não ficar no Benfica, e houve uma demonstração clara da nossa parte para que se mantivesse no clube, desde um aumento salarial... Foi feita essa proposta, para que ficasse tranquilo. A proposta que o jogador tinha do Chelsea, metade dela era completamente inviável para nós. Percebemos que estes clubes financeiramente poderosos têm uma capacidade para aliciar um jogador de forma tranquila", explicou.

O dinheiro posto pelo Chelsea em cima da mesa não podia ser igualado pelo Benfica, diz Rui Costa, que tentou convencer o jogador a ficar até ao final da temporada na esperança de receber novas propostas.

"Nós temos dificuldade em acompanhar estas propostas. Ainda assim, tudo fizemos para mitigar a perda do Enzo até final da temporada. Tentámos, ao longo deste tempo todo, explicar que o Enzo é um jogador extraordinário. Iria perder valor no Benfica até ao final do ano? De todo. Tentámos de tudo para lhe explicar que, no fim da temporada, ia aparecer o Chelsea e muitos mais Chelseas da vida. Bastaria acabar a época no Benfica. Compreendo que, da parte do jogador, haja a vontade de resolver o problema no imediato, até por questões de poder haver uma lesão e perder uma proposta que considerava enorme. Mas até aí nós fomos. Desde a primeira hora, sempre que as propostas surgiam (...) praticamente não deu chance de lhe alterar a cabeça. Foi muito incisivo em querer sair do Benfica", disse ainda.

Rui Costa disse ainda que a estabilidade do plantel podia ser posta em causa com a continuidade de Enzo Fernández, que não quis mais no balneário do Benfica.

"Como adepto, não queria mais este jogador. Como presidente, a nível de gestão, não era a solução. Como homem de balneário, é um jogador que não podia entrar mais no balneário, porque mostrou-se completamente descomprometido com o projeto. Estar comprometido não é bater no peito quando interessa. Isso qualquer um pode fazer. Naquele momento, começo a tomar a decisão que o jogador tinha de ser vendido. Acredito que o Enzo ficou agradado com o carinho e com a determinação com que fizemos de tudo para que não saísse. Se voltássemos atrás, este era o mês em que ele deveria estar a chegar ao Benfica. O Enzo, desde que chegou ao Benfica até ao dia em que saiu, foi bem tratado por toda a gente. Tive sempre a esperança de que, ao Enzo, também desse prazer lutar pelo título de campeão nacional em Portugal até ao final da época. A partir do momento em que ficou claro que não queria isto, é um jogador que não quero que vista mais a camisola do Benfica", afirmou, deixando uma mensagem aos adeptos.

"Perdemos um grande jogador, mas não vou ficar a chorar por um jogador que não quer representar o Benfica. Peço que os adeptos confiem no que está a ser feito e não chorem por jogadores que não querem estar no Benfica", concluiu.

Leia Também: "Guedes? Não estava na equação inicial. Negócio feito em dia e meio"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório