Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

"Não vejo no Sporting um jogador que possa substituir Pedro Porro"

Em conversa exclusiva com o Desporto ao Minuto, Fernando Mendes, antigo jogador dos verde e brancos, destacou a importância do internacional espanhol na equipa de Rúben Amorim. O ex-defesa dos leões lamenta a mais do que provável saída do hispânico, sublinhando que o jogador vai entrar em campo motivado, apesar do crescente número de rumores sobre a sua transferência.

"Não vejo no Sporting um jogador que possa substituir Pedro Porro"
Notícias ao Minuto

08:06 - 27/01/23 por Rodrigo Querido

Desporto Exclusivo

Pedro Porro é uma das grandes dúvidas para a final da Taça da Liga de sábado frente ao FC Porto. Confirmada a recuperação de Paulinho, que saiu lesionado no duelo das meias-finais, ante o Arouca, o espanhol é, agora, a grande incógnita para o duelo intenso com os portistas.

Este Clássico acontece numa altura em que muito se escreve sobre a saída do destro para o Tottenham. Segundo a imprensa, o Tottenham está disposto a satisfazer as pretensões do Sporting e pagar os 45 milhões de euros da cláusula de rescisão do lateral-direito espanhol.

Em conversa exclusiva com o Desporto ao Minuto, Fernando Mendes, ex-defesa dos leões, sublinhou que estes rumores não vão afetar a prestação de Porro em campo se o hispânico for opção no onze inicial de Rúben Amorim. Sobre a sua eventual ausência deste encontro, o ex-internacional luso destaca que qualquer equipa se ressente na ausência dos melhores jogadores do plantel.

"Todas as equipas ressentem-se quando os bons jogadores não jogam. E o Porro tem um papel fundamental na forma como o Sporting joga. É um jogador que dá golos, que também os marca, defende bem, tem raça, ataca bem... É difícil substituí-lo. Estamos a falar de um jogador que, se calhar, está entre os cinco melhores laterais-direitos da Europa, atualmente. Daí o interesse de bons clubes na contratação dele. É esperar que ele jogue. Se sair, desde que paguem aquele valor... As coisas estão encaminhadas para aí, não há muito a fazer. Agora, é um jogador importantíssimo do Sporting e não vejo, neste momento, no plantel um jogador que o possa substituir da forma como o Porro está. Mas isto é um mercado a funcionar. E o Sporting, assim como os outros clubes, têm de estar preparados para isso", vincou Fernando Mendes.

Caso possa ser utilizado no jogo com o FC Porto, o antigo internacional luso não tem dúvidas de que Pedro Porro irá dar tudo pela camisola do Sporting, naquele que pode ser o último jogo ao serviço dos verde e brancos.

"Já se falam nesses rumores há coisas de 15 dias e não o tem afetado. No jogo com o Vizela, viu-se a importância que ele teve e já se falava que, possivelmente, iria sair do Sporting. Não me parece que isso o vá afetar porque ele é um jogador com uma alma e um querer tremendos. A imagem que ele tem mostrado no Sporting é essa. Não é por ir embora ou deixar de ir que ele vai ter um rendimento abaixo do que tem apresentado. Se ele sair e tiver a oportunidade de jogar a final da Taça da Liga, ele quer sair em grande, e, se entrar em campo, vai fazer um excelente encontro", acrescentou.

Paulinho, que chegou a estar em dúvida para este encontro, pode ser opção para Rúben Amorim nesta final da Taça da Liga. Fernando Mendes destacou a importância do avançado nos eleitos do treinador dos verde e brancos.

"O Paulinho tem tido um desempenho fantástico na Taça da Liga. É um jogador importante. Às vezes falha golos inacreditáveis, mas só não os falha quem não está lá dentro. Tem um trabalho importantíssimo na forma como a equipa joga. Nesse aspeto, o Sporting devia ter mais uma alternativa ao Paulinho. Não para o tirar do onze, mas há alturas do jogo em que são precisas mais soluções. E o Sporting, infelizmente, tem apenas um, neste momento, e precisava de mais", atirou Fernando Mendes.

Com a Liga dos Campeões e a Taça de Portugal já fora dos objetivos dos leões e a distância para o primeiro lugar muito distante, Fernando Mendes é da opinião que a conquista da Taça da Liga não salva a época do Sporting, ressaltando que a equipa ainda tem alvos a alcançar até maio.

"Não é a Taça da Liga que vai salvar a época. O Sporting ainda tem três objetivos pela frente. Um deles é conseguir o acesso, seja às pré-eliminatórias da Liga dos Campeões, seja à fase de grupos. É importante para o clube estar nesta prova. Ainda tem coisas para vencer. Se não alcançar esses objetivos, vencer a Taça da Liga não salva. É um troféu, toda a gente gosta de ganhar troféus, mas não salva os altos e baixos que o Sporting tem tido até agora", salientou o antigo internacional português.

Este Clássico com o FC Porto em Leiria antecede um outro, em Alvalade, que acontece no próximo dia 12 de fevereiro. Fernando Mendes falou de um início de mês complicadíssimo para os leões, com jogos ante Sporting de Braga, Rio Ave e FC Porto, que pode definir o que resta da época dos lisboetas.

"O Sporting vai ter um mês terrível. Tem a Liga Europa, agora a final da Taça da Liga e três jogos quase seguidos com Sporting de Braga, Rio Ave e FC Porto. Isso pode muito bem ditar o que vai ser a reta final de época do Sporting. O Sporting não pode perder esse Clássico com o FC Porto, porque, se não, afasta-se ainda mais. Falasse muito de que o Benfica está a muitos pontos. Mas o problema não é o Benfica, mas o FC Porto e o Braga que são os que estão mais perto e podem ser alcançáveis. Têm de estar concentrados. É importantíssimo o mês de fevereiro para o Sporting", terminou.

Leia Também: "Taça da Liga é espinha encravada para Conceição. E espero que não ganhe"

Leia Também: Negócio Porro: Tottenham começa a perder paciência com o Sporting

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório