Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

"Taça da Liga é espinha encravada para Conceição. E espero que não ganhe"

Em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, Fernando Mendes, que já representou FC Porto e Sporting na carreira, espera um jogo muito disputado, no sábado, na final Taça da Liga, em Leiria. E recusa a ideia de que o maior tempo de descanso dos verde e brancos possa favorecer os lisboetas.

"Taça da Liga é espinha encravada para Conceição. E espero que não ganhe"
Notícias ao Minuto

08:05 - 27/01/23 por Rodrigo Querido

Desporto Exclusivo

Sporting e FC Porto medem forças, no próximo sábado, num duelo a contar para a final da Taça da Liga. O Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, volta a receber uma disputa por um título entre dos dois principais candidatos ao título na I Liga, com as duas ocasiões anteriores a terem sorrido aos leões.

Em 2020, o Sporting, também em Leiria, venceu, na final, o FC Porto, por 2-1 Após um golo de Marega para os dragões, uma reta final de luxo de Jovane Cabral, que anotou dois tentos, valeu a conquista do título aos verde e brancos.

Antes disso, em 2019, o Sporting voltou a vencer uma final da Taça da Liga, na altura, em Braga. Depois de Fernando Andrade ter colocado os azuis e brancos a vencer, um golo de Bas Dost atirou o encontro para os penáltis. Nos castigos máximos, a vitória caiu para o lado dos leões.

Sábado será, por isso, a terceira final de uma Taça da Liga entre Sporting e FC Porto. E que contará, de novo, com arbitragem de João Pinheiro, que esteve nas duas outras finais. Do lado dos portistas, há menos um dia de descansa do que os leões, mas Fernando Mendes não acredita que isso faça diferença.

Em conversa exclusiva com o Desporto ao Minuto, o antigo jogador, que já passou pelos dois rivais, espera um jogo muito disputado no sábado na final Taça da Liga, em Leiria. E antevê um FC Porto motivado para conquistar um título que não está no palmarés dos azuis s brancos.

"A pressão é igual para as duas equipas. É sempre uma final. Normalmente, as finais são jogos diferentes. Apesar de não ser um Clássico no campeonato, tudo se decide aí, não há margem para erro. Vão defrontar-se duas boas equipas. Qualquer uma delas tem capacidade para vencer. O FC Porto tem sido mais consistente até ao momento, durante esta época. O Sporting conta com altos e baixos, mas o objetivo era chegar à final e ganhá-la. Por isso, acho que eles têm todas as condições para ganharem este jogo, apesar de ser um jogo complicado", atirou o antigo internacional português.

Após o jogo da meia-final, frente ao Académico de Viseu, Sérgio Conceição queixou-se de ter menos tempo de descanso que o Sporting, que jogou no dia anterior. Questionado sobre este desagrado, Fernando Mendes acredita que não terá muita influência no desenrolar do encontro.

"Pode ter uma ligeira importância, mas, hoje em dia, os jogadores e os departamentos médicos têm capacidade para lidar com isso. Ainda para mais, estão habituados a estes cenários. Se olharmos, têm jogos à terça-feira para a Liga dos Campeões, jogam ao sábado para o campeonato e volta a jogar na quarta-feira seguinte para a Champions. Mas as coisas podiam ter sido feitas de outra maneira. Se calhar, podiam ter jogado os dois no mesmo dia e evitavam-se estas declarações do Sérgio Conceição", vincou.

Fernando Mendes, antigo jogador do FC Porto, recusa ainda a ideia de que os azuis e brancos podem entrar mais motivados no sábado para conquistar um título ainda não alcançado. Mas reconhece que esta prova é uma espinha encrava para o treinador Sérgio Conceição.

"Os jogadores do FC Porto estão sempre motivados. Quem passou por aquela casa quer sempre ganhar, sejam finais, sejam jogos ou outra coisa. Agora, é um objetivo que o FC Porto já procura há algum tempo e dito pelo próprio treinador. É um troféu que está em jogo, todas as equipas querem ganhá-lo e o FC Porto não foge à regra. O Sérgio Conceição já ganhou tudo em Portugal e falta-lhe este troféu na carreira. E espero que ele não o consiga", atirou.

"Claro que é uma espinha encravada para o Sérgio Conceição. É um objetivo assumido por ele há já muito tempo. Já esteve em quatro finais anteriores e nunca conseguiu vencer. Se fosse do outro lado, repetia-se a situação. Mas, no Sporting, não acontece o mesmo, porque o Rúben Amorim já ganhou muitas vezes como jogador e treinador. Agora, é um objetivo claro que o FC Porto quer concretizar, mas espero que não consiga concretizá-lo", finalizou.

Leia Também: "Não vejo no Sporting um jogador que possa substituir Pedro Porro"

Leia Também: Já há árbitro para a final da Taça da Liga entre Sporting e FC Porto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório