Entrar com tudo, controlar e ganhar: As notas do Paços-Benfica

Águias marcaram dois golos de rajada ainda dentro dos primeiros 15 minutos e isso acabou por ser suficiente para solidificar a liderança e, consequentemente, afundar os castores na última posição.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
27/01/2023 08:04 ‧ 27/01/2023 por Miguel Simões

Desporto

Análise

Passo a passo, o Benfica parece estar a reerguer-se e, esta quinta-feira, voltou a triunfar na deslocação ao reduto do Paços de Ferreira (0-2), em duelo antecipado relativo à 20.ª jornada, seguindo firme na liderança da I Liga.

A equipa de Roger Schmidt - que colocou Gonçalo Guedes no onze - não poderia ter pedido um arranque melhor e, ainda dentro dos primeiros 15 minutos, já se encontrava a vencer por dois golos de diferença para desânimo dos castores.

Com dois tentos de rajada, Grimaldo abriu o ativo de livre direto ao rubricar uma obra de arte aos sete minutos e João Mário tratou de ampliar a vantagem logo de seguida, numa primeira parte que ainda teve uma bola de Nigel Thomas ao poste.

O líder do campeonato abrandou na segunda parte e os pacenses foram acreditando gradualmente que poderiam relançar a partida, sendo que Nigel Thomas voltou a atirar ao poste e Fábio Gomes não deixou cair em vão o provérbio "não há duas sem três", já em tempo de descontos.

A verdade é que a ausência de golos levou a que o Benfica confirmasse novo triunfo no campeonato, seguindo na liderança com 47 pontos, enquanto o Paços de Ferreira é cada vez mais último, com apenas seis.

Vamos então às notas da partida:

Figura

João Mário jogou e fez jogar. Além de ter marcado o segundo e último golo do Benfica na partida, revelando estar no sítio certo à hora certa para encostar para o fundo das redes, o internacional português protagonizou uma exibição segura e plena de confiança. O experiente médio ganhou praticamente todos os duelos, revelou ser muito assertivo nos passes e apresentou a leitura de jogo exigida para realizar uma grande exibição na Mata Real.

Surpresa

Gonçalo Guedes até parece que já joga no Benfica desde o início da temporada, tal é a forma como parece estar exemplarmente entrosado com os restantes colegas, naquela que foi a primeira titularidade promovida por Schmidt. Apesar de alguns duelos perdidos, o avançado emprestado pelo Wolverhampton foi um dos grandes destaques da partida e revelou ser crucial no lance do segundo golo, além de outras oportunidades criadas.

Desilusão

Erick Ferigra rendeu Maracás, expulso no último jogo contra o Sp. Braga (1-2), mas não conseguiu estar à altura do desejado. Naquela que foi a primeira titularidade em 2023 (a última tinha sido na derrota em Alvalade por 3-0, em dezembro), o central equatoriano acumulou alguns erros no encontro, um dos quais no lance que deu o segundo golo do Benfica. Além disso, Ferigra perdeu vários duelos e nem sempre conseguiu marcar os oponentes como queria.

Treinadores

César Peixoto deveria ter uma lição bem estudada para a receção ao Benfica, mas os primeiros erros terão deitado tudo 'por água abaixo', com dois golos de rajada a deixarem os castores destroçados numa fase madrugadora do encontro. A equipa da casa bem tentou reagir e o treinador dos pacenses tentou dar ânimo à equipa com uma tripla substituição aos 70 minutos, sendo que, nessa reta final, até viu a sua equipa ameaçar o golo por duas ocasiões.

Roger Schmidt apenas quis trocar Draxler por Gonçalo Guedes, por comparação ao jogo nos Açores, algo que pareceu funcionar bem desde início, até porque o avançado português foi fulcral no lance do segundo golo, num primeiro tempo em que as águias estiveram competentes. Numa segunda parte com pouco volume ofensivo, o treinador das águias optou por ir refrescando a equipa e acabou pro conseguir controlar o jogo e o resultado, na medida do possível.

Árbitro

Luís Godinho protagonizou uma arbitragem segura e sem casos polémicos. Competente no momento de apitar as faltas e criterioso a puxar dos cartões amarelos do bolso, o árbitro de 37 anos soube como dirigir a partida e em nenhum momento foi protagonista.

Leia Também: Passo a passo, Benfica reergue-se. Águia sorri na Mata Real e segue firme

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Trincão deixou esta garantia após o Benfica-Sporting: "Todo o esforço..."

I Liga

Trincão deixou esta garantia após o Benfica-Sporting: "Todo o esforço..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Custa 380 mil euros e é... amarelo. Eis a nova 'bomba' de Haaland

Manchester City

Custa 380 mil euros e é... amarelo. Eis a nova 'bomba' de Haaland

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas