Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Um fantasma sem fim? FC Porto em busca da última peça do puzzle português

Taça da Liga é a única competição nacional que os dragões ainda não conseguiram conquistar.

Um fantasma sem fim? FC Porto em busca da última peça do puzzle português
Notícias ao Minuto

07:50 - 24/01/23 por Miguel Simões

Desporto Taça da Liga

O FC Porto e a Taça da Liga não andam de mãos dadas. Na verdade, nunca andaram. A cumprir a 16.ª participação na competição criada em 2007/08, o emblema da cidade Invicta ainda não conseguiu 'levar o caneco para casa', apesar de já ter estado na final por... quatro ocasiões.

Ao longo dos últimos anos, a referida competição tem conhecido diversas alterações no seu formato, bem como novos vencedores, em que, para lá da predominância do Benfica (sete troféus, o último em 2016), também Sporting (quatro), Sporting de Braga (dois), Vitória FC (um) e Moreirense (um) escreveram o seu nome na prova. A verdade é que o FC Porto não conseguiu entrar nessa equação.

Desde eliminações precoces, na fase de grupos, às desilusões provocadas nas 'meias' ou até mesmo na final, os dragões parecem ter um 'fantasma' a pairar sobre si na Taça da Liga, e, esta semana, voltam a ter a oportunidade de lutar pelo troféu que tanto lhes escapa. Se passarem o teste frente ao Académico de Viseu, defrontarão Arouca ou Sporting (principal emblema responsável pelas desilusões) na luta por nova tentativa. Recordemos, por isso, os momentos do 'adeus' à competição.

Nem para lá da fase de grupos...

Numa fase inicial da Taça da Liga, em que os clubes dos lugares cimeiros da I Liga não entravam diretamente para a fase de grupos (muito menos como cabeças-de-série), o FC Porto foi prontamente eliminado na 3.ª eliminatória da primeira edição (2007/08), diante do Fátima (0-0, 4-2 g.p.), naquele que até parecia ser já um sinal de que esta não era uma competição para o faro dos dragões.

A participação direta na fase de grupos passou a ser mais recorrente, precisamente em função do formato, mas nem isso fez com que o FC Porto garantisse sempre o primeiro lugar do grupo. Aliás, até chegou a acabar em último por duas ocasiões. Em 2015/16, o emblema azul e branco não conseguiu qualquer ponto e ficou na última posição, atrás de Famalicão, Feirense e o Marítimo (clube apurado), enquanto que, em 2016/17, apesar de ter feito dois pontos, ficou atrás de Feirense, Belenenses e o Moreirense (vencedor da prova nessa época).

De resto, o FC Porto foi também eliminado na fase de grupos em 2010/11, época em que alcançou a segunda posição, com quatro pontos, e viu o Nacional fazer o pleno (nove pontos), e ainda na temporada passada, com o Santa Clara a carimbar o acesso à 'final four' com mais um ponto que o FC Porto (quatro contra três), naquela que foi a única vez em que Sérgio Conceição não foi além da fase de grupos.

Notícias ao Minuto Treinador de 48 anos esteve presente numa das cinco eliminações precoces dos dragões.© Getty Images  

Fases finais nunca são sinónimo de sorriso

O formato de 'final four' só entrou em cena em 2016/17, precisamente na época anterior ao regresso de Sérgio Conceição ao futebol português, depois de passagens por emblemas como Sporting de Braga e Vitória SC. Porém, antes disso, com os azuis e brancos não raras vezes tropeçaram naquela que parecia ser altura ideal para erguer o troféu, duas delas em finais.

Em 2009/10, o FC Porto perdeu para o rival Benfica (3-0) no Algarve, com direito a um golo de Rúben Amorim, tendo ainda perdido para o Sporting de Braga (1-0), em 2012/13, em Coimbra. Para além disso, vale a pena recordar as 'meias' antes do formato da 'final four', com derrotas frente ao Sporting em 2008/09 (4-1), Benfica em 2011/12 (3-2) e em 2013/14 (0-0, 3-4 g.p.) e ainda diante do Marítimo (2-1), em 2014/15.

O que mudou a partir da criação da 'final four'? Muito pouco. Em duas ocasiões, perdeu na final, noutras duas ficou-se pelas 'meias', sendo que, ao todo das quatro ocasiões, três quedas foram provocadas pelos leões. A exceção foi o Sporting de Braga, que, em 2019/20, a jogar no Municipal de Braga, conquistou a segunda Taça da Liga da história, com um golo de Ricardo Horta ao cair do pano. O treinador era, pois claro, Rúben Amorim.

Notícias ao Minuto Plantel dos dragões foi alvo de críticas em 2019/20, mas acabou... campeão nacional.© Getty Images  

O fantasma chama-se Amorim... ou Sporting?

É certo que Rúben Amorim teve impacto em algumas desilusões do FC Porto no que à Taça da Liga diz respeito, mesmo ao serviço de Benfica (como futebolista) e do Sporting de Braga (no papel de treinador), mas o que dizer do Sporting? Já antes da chegada do jovem treinador, os leões tinham conseguido 'meter as garras' de fora.

Em 2017/18, nas 'meias' da fase final da prova disputada em Braga, o Sporting conseguiu bater o FC Porto nas grandes penalidades (0-0, 4-3 g.p.) e voltaria a fazê-lo, na época seguinte, precisamente na final (1-1, 3-1 g.p.) naquele que seria o segundo troféu consecutivo dos leões na prova.

Certo é que, recentemente, em 2020/21, com uma reviravolta nos últimos minutos, o Sporting, orientado por Rúben Amorim, derrubaria novamente o FC Porto nas 'meias' (2-1), em Leiria.

Caso o FC Porto passe o teste diante do Académico de Viseu, agendado para esta quarta-feira, sabe que terá de defrontar Arouca ou Sporting na luta pelo tão desejado troféu, sendo que, contra os leões, o histórico não poderia ser pior. Será um fantasma sem fim?

Notícias ao Minuto Sporting costuma sorrir nas grandes penalidades quando defronta o FC Porto.© Getty Images

Leia Também: Conceição luta contra a maldição e ambiciona marca histórica no FC Porto

Leia Também: Até ao intervalo manda... o FC Porto. Benfica segundo, leão fecha o pódio

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório