Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Candidato oficial? Sp. Braga fecha primeira volta histórica na I Liga

Minhotos continuam colados ao Benfica na luta pela liderança do campeonato. Arranque da segunda volta será em Alvalade, uma casa de memórias mistas para a equipa de Artur Jorge.

Candidato oficial? Sp. Braga fecha primeira volta histórica na I Liga
Notícias ao Minuto

07:50 - 22/01/23 por Tiago Antunes

Desporto I Liga

O Sp. Braga carimbou o diploma do aproveitamento na tarde de sábado ao vencer em Paços de Ferreira por 2-1. A vitória foi arrancada a ferros, conquistada com golo de Banza em cima do apito final, mas deixou os minhotos vivos na corrida pelo topo da I Liga.

A perseguição ao líder Benfica não será o único motivo de entusiasmo na temporada do Sp. Braga. Os arsenalistas conseguiram ainda bater um recorde na I Liga que lhe dá um estatuto reforçado na prova.

Uma primeira volta histórica na I Liga

O Sp. Braga procurava melhor o registo pessoal na I Liga. Ainda com 30 jornadas, a época 2009/10, sob o comando de Domingos Paciência, deu o mote para o que viria depois. Em 15 jogos, os minhotos chegaram aos 36 pontos, uma marca que só tinha sido batida por Abel Ferreira.

Notícias ao Minuto Sp. Braga venceu o P. Ferreira por 2-1 e chegou aos 40 pontos na I Liga© Global Imagens

Por duas épocas seguidas, 2017/18 e 2018/19, o Sp. Braga chegou aos 37 pontos no final da primeira volta da I Liga. Na atual época, os arsenalistas bateram a marca e chegaram aos 40 pontos, batendo por larga margem o anterior recorde. Os três pontos conquistados neste sábado deixam o Sp. Braga confortável na tabela e ainda perto do líder Benfica.

Candidato assumido?

Com o triunfo na Capital do Móvel, curiosamente conquistado sem a figura principal da equipa, Ricardo Horta, o Sp. Braga ficou temporariamente a um ponto do Benfica, isto numa altura em que as águias ainda não jogavam contra o Santa Clara. Ao apito final nos Açores, a distância voltou a ser de quatro pontos.

O mesmo aconteceu com a distância para o FC Porto. Após vencer, o Sp. Braga ficou com mais quatro pontos que os dragões, uma diferença que acabou por ser reduzida com a vitória azul e branca frente ao Vitória SC, em Guimarães. Ainda assim, com 40 pontos somados à 17.ª jornada da I Liga, o Sp. Braga assina uma declaração de candidato ao título nacional.

Notícias ao Minuto O Sp. Braga segue a quatro pontos do Benfica na tabela da I Liga© Twitter Sp. Braga

Pela primeira vez com este estatuto, uma vez que nunca foram campeões, os minhotos continuam a aplicar pressão no líder Benfica, tendo em vista as marés agitadas que se adivinham para breve.

O que se segue

Com uma série satisfatória de cinco vitórias, o Sp. Braga prepara-se para visitar Alvalade na próxima jornada. No primeiro dia de fevereiro, os arsenalistas terão encontro com o Sporting num relvado de memórias mistas.

Na última época, o Sp. Braga venceu os leões por 2-1 em Alvalade, num jogo decidido com golo de Gorby ao sétimo minuto de compensação. Desde então, os minhotos voltaram apenas uma vez à casa dos leões, sofrendo um golpe tremendamente duro. 

A atravessar uma série de cinco vitórias seguidas, o Sp. Braga foi 'atropelado' pelo Sporting ao perder 5-0 na Taça da Liga. Dizem os dados que terá sido uma vez sem exemplo, até porque, logo depois, os arsenalistas bateram o líder Benfica por 3-0, principal razão para estarem tão perto das águias na tabela.

Notícias ao Minuto O Sporting bateu o Sp. Braga na Taça da Liga por 5-0© Getty Images

Com jogo marcado para as 21h15 do primeiro dia de fevereiro, o Sp. Braga vai tentar passar pelo Sporting. Ao consegui-lo, seguirá na senda de vitórias que lhe permite manter vivo o sonho do título nacional.

Leia Também: 'Olá, Benfica'. Sp. Braga marca ao cair do pano e está a um ponto do topo

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório