Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Galeno deu 'asas' ao sonho. As notas do FC Porto-Famalicão

Avançado brasileiro bisou e ainda deu um golo a marcar, num triunfo categórico que aproxima os dragões do líder, o Benfica.

Galeno deu 'asas' ao sonho. As notas do FC Porto-Famalicão
Notícias ao Minuto

08:04 - 16/01/23 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Análise

O FC Porto deixou, ao início da noite deste domingo, bem claro que continua 'vivo' na luta pela revalidação do título de campeão nacional, ao receber e bater o Famalicão, por categóricos 4-1, encurtando, assim, distâncias para o topo da tabela.

Quando entraram em campo, os dragões já sabiam que, na Luz, se tinha registado um empate a duas bolas entre Benfica e Sporting, pelo que 'carregou a fundo' em busca de a vitória, deixando-a bem encaminhada desde os instantes iniciais.

Wenderson Galeno desfez o nulo, aos dez minutos, a passe de Toni Martínez, e bisou, apenas 11 minutos depois, na recarga de um remate de Matheus Uribe que foi travado por Luíz Júnior, abrindo caminho ao que se confirmou ser uma noite bem passada.

Antes do apito para o intervalo, o ex-Sporting de Braga voltou a dizer 'presente', desta feita, ao assistir para o tento de Otávio. Já no arranque do segundo tempo, Mehdi Taremi marcou o golo 'da praxe', e Rui Fonte o 'de honra' para os minhotos, selando o resultado final.

Com este triunfo, o FC Porto, terceiro classificado da I Liga, passa somar 36 pontos, menos cinco do que o primeiro, o Benfica, menos um do que o segundo, o Sporting de Braga, e mais sete do que o quarto. Já o Famalicão, ocupa o 13.º lugar, com 17 pontos.

Figura

Uma distinção que não pode ir para outro jogador que não Wenderson Galeno. O avançado brasileiro marcou dois golos e deu outro a marcar, a Otávio, e 'desfez', por si só, todas as esperanças do Famalicão, 'mascarando' algumas más tomadas de decisão.

Surpresa

Sérgio Conceição recompensou Toni Martínez pelo hat-trick marcado ao Arouca com a titularidade diante do Famalicão, e o avançado espanhol fez questão de retribuir com uma exibição bem conseguida. Não marcou, é verdade, mas assistiu para um dos tentos de Galeno.

Desilusão

Francisco Moura destaca-se, por hábito, pelas virtudes ofensivas, mas, esta noite, esteve particularmente infeliz no ponto de vista defensivo. Três dos quatro golos dos dragões partiram, precisamente, da ala direita, o que 'manchou' a exibição do canhoto.

Treinadores

Sérgio Conceição: Uma exibição pragmática do FC Porto, que, sem 'encher o olho', nunca deixou transparecer a sensação de que pudesse vir a perder o controlo do jogo. Algumas desatenções defensivas resultaram em 'sustos', que, no entanto, não colocaram em causa o triunfo.

João Pedro Sousa: O Famalicão recusou ceder à tentação de 'estacionar o autocarro' em frente à baliza e torcer pelo pontinho, mas não viu a ambição recompensada. A equipa procurou jogar, principalmente, em torno de Iván Jaime, mas não fez o suficiente para merecer outro resultado que não a derrota.

Árbitro

Uma noite tranquila para Gustavo Correia, fruto de uma partida que ficou praticamente resolvida desde bem cedo. O único ponto de interrogação teve lugar à beira do apito para o intervalo, quando poupou Wenderson Galeno do segundo cartão amarelo, após falta sobre Alexandre Penetra.

Leia Também: Galeno só precisou de dez minutos para colocar o FC Porto em vantagem

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório