Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Líder menos líder, candidato menos candidato: Notas do Benfica-Sporting

Nenhuma das equipas alcançou o resultado que mais lhe convinha. Um ponto para cada lado pode revelar-se, com o tempo, o pior resultado possível no dérbi.

Líder menos líder, candidato menos candidato: Notas do Benfica-Sporting
Notícias ao Minuto

08:05 - 16/01/23 por Tiago Antunes

Desporto Análise

O dérbi de Lisboa acabou empatado neste domingo. Benfica e Sporting dividiram pontos no jogo que marcou o reencontro dos dois rivais nesta época.

Os leões ainda surpreenderam ao colocarem-se na frente do marcador por duas vezes no encontro. Trincão e, amis tarde, Pedro Gonçalves, responsabilizaram-se pelos golos do Sporting, que mereceram resposta à altura de Gonçalo Ramos.

O resultado podia ser considerado meramente acessório para um dérbi tão bem disputado. O ambiente no Estádiod a Luz confirmou a festa do futebil que se antevia. Ainda assim, não se pode fechar os olhos às consequências deste empate.

Com um ponto para cada lado, as contas dos dois emblemas ficam 'empatadas'. O Benfica, que tinha construído a sua liderança confortável na I Liga, sabe agora que, ao mínimo deslize, o Sp. Braga pode empurrá-lo do topo da tabela. Os minhotos estão cada vez mais perto do primeiro lugar e a pressão está toda na equipa de Roger Schmidt.

O Sporting também não tem razão para festas. Mesmo que tenha feito um bom jogo na casa do rival, o leão não conseguiu encurtar a distância pontual. Continuam a ser 12 os pontos que separam Benfica e Sporting, com o FC Porto a sete pontos e o Casa Pia a ameaçar roubar o quarto lugar.

Assim sendo, o líder ficou menos líder, enquanto o candidato, que ainda se mantinha na luta, ficou menos candidato, estando mais longe. Um dérbi que valeu pelo espetáculo dado.

Posto isto, vamos às notas.

A figura

Gonçalo Ramos foi o elemento mais neste jogo. Começou desaparecido, afastado das jogadas do Benfica e muitas vezes tapado por Coates, que não lhe concedeu qualquer espaço. Quando conseguiu soltar-se da marcação do uruguaio, o internacional luso teve maiores facilidades de jogar. Marcou dois golos aproveitando duas facilidades da defesa adversário e fez a diferença no dérbi.

A surpresa

Pedro Gonçalves deixou boas indicações no Estádio da Luz. Fora da sua posição habitual, jogou no meio campo ao lado de Ugarte, algo que Rúben Amorim tem tentado implementar nos últimos encontros. O avançado, médio a part-time, acelerou o jogo do Sporting e, apesar de colocar em perigo a solidez defensiva da equipa, foi em frente e conseguiu compensar ao criar perigo. Nota mais para a dupla de meio campo dos leões.

A desilusão

Marcus Edwards não esteve tão bem no jogo. Muito requisitado nos contra-ataques, o inglês correu muitas vezes sem saber o que fazer à bola. Não soube definir e ainda mostrou falta de pontaria nos cruzamentos. Só acertou quando assistiu Trincão para o primeiro golo do jogo, mas não entregou mais que isso ao jogo.

Os treinadores

Roger Schmidt

Surpreendeu ao deixar novamente David Neres no banco, optando por jogar com Fredrik Aursnes em posições mais ofensivas. A escolha não terá saído como esperava, uma vez que o norueguês arriscou pouco no ataque. O técnico encontrou solução à falta de espaço dado a Gonçalo Ramos. Ao esticar o jogo na frente, a defesa do Benfica conseguiu mexer na defesa do Sporting, soltando o ponta de lança para o golo. As mexidas pouco mexeram no resultado, mas deram-lhe resistência.

Rúben Amorim

O Sporting de Amorim é de baixo risco. Isso ficou provado neste dérbi, no qual a equipa de Alvalade optou por não arriscar em demasia. Coates ainda acelerou o jogo nos primeiros minutos e tentou sair a jogar, mas foi enviado de volta para a sua posição para não estragar o desenho dos leões em campo. A escolha do meio campo revelou-se ganhadora para o técnico, que não teve as mesmas armas na frente. A entrada de Chermiti surpreendeu, sendo ainda mais surpreendente a oportunidade que o jovem avançado desperdiçou ao cair do pano. Ainda assim, recebeu elogios do técnico, que continua a montar a sua equipa com a sua ideia e não se desvia desse caminho.

O árbitro

Partida algo irregular de Artur Soares Dias. Esteve bem a ajuizar certos lances, algo duvidoso noutros, mas, sobretudo, parou várias vezes o encontro sem necessidade para tal, quebrando-lhe o ritmo. Na grande decisão da noite, a grande penalidade sobre Paulinho, encontrou um pormenor, mas demorou a encontrá-lo. Com a mesma experiência em Portugal, melhor não haveria.

Leia Também: Benfica e Sporting 'empatam-se' no dérbi. Sp. Braga é quem sorri

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório