Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Benfica e Sporting 'empatam-se' no dérbi. Sp. Braga é quem sorri

Minhotos estão agora mais perto do topo da tabela, que ainda pertence às águias. Leões continuam longe do pódio.

Benfica e Sporting 'empatam-se' no dérbi. Sp. Braga é quem sorri
Notícias ao Minuto

20:00 - 15/01/23 por Tiago Antunes

Desporto I Liga

Benfica e Sporting dividiram pontos neste domingo, em jogo da 16.ª jornada da I Liga, ao empatarem a dois golos. As águias correram atrás do prejuízo e não se arrependeram, conseguindo reagir a um jogo que começou favorável para os leões.

O Sporting venceu neste domingo o Benfica por 2-1, em jogo da 16.ª jornada da I Liga. No dérbi de Lisboa, os leões fizeram a festa na casa do rival e não deitaram a toalha ao chão quanto às contas do título.

Francisco Trincão foi o autor do golo que deixou o Sporting na frente, aos 27 minutos. Aos 36, Gonçalo Ramos ganhou a frente à defesa dos leões e empatou o encontro, que só foi desempatado na segunda parte.

Paulinho foi carregado dentro da grande área, tendo Artur Soares Dias assinalado grande penalidade com recurso ao VAR. Na marca dos 11 metros, Pedro Gonçalves não falhou, restabelecendo a diferença no marcador. Já aos 64, Gonçalo Ramos voltou a fazer a diferença, estabelecendo o 2-2 final no encontro.

As duas equipas complicam a vida uma da outra na I Liga. O Benfica tem o Sp. Braga mais perto, a quatro pontos, somando 41. Já o Sporting continua longe na luta pelo acesso ao pódio, em terceiro com 29 pontos, o FC Porto e o Casa Pia novamente perto com 27.

Filme do jogo

Numa noite fria, com um dérbi quentinho e bem disputado... Que mais podia pedir, senhor adepto do futebol? No primeiro duelo entre águias e leões na temporada, festa do futebol não faltou, ficando o prémio da vitória a quem optou por assistir ao encontro.

Em 15 minutos de jogo, não havia qualquer remate a qualquer uma das balizas. As equipas ainda estavam a medir-se naquele que foi o primeiro duelo entre ambas nesta época. Rúben Amorim e Roger Schmidt conhecem-se futebolisticamente, mas nunca se defrontaram, talvez a razão pela qual as duas equipas foram mais calculistas em certos momentos do encontro.

Ainda assim, o Sporting começou algo atrevido pela pessoa de Sebastián Coates. Sempre um dos portadores de maior atitude em campo, o capitão dos leões não deu um milímetro de espaço a Gonçalo Ramos, intercetou todas as bolas e ainda saiu a jogar. O à vontade no dérbi parecia coisa de uruguaios, uma vez que Ugarte fez quase o mesmo. Pedro Gonçalves descompensou o meio campo ao arriscar encostar-se a Paulinho, mas esteve perto de criar perigo por duas vezes com Nuno Santos.

No lado do Benfica, Aursnes continua a jogar em terrenos mais ofensivos, uma surpresa dada a posição natural mais defensiva do atleta. João Mário não acelerou tanto o jogo como devia, mas esteve presente nas jogadas de maior perigo, assim como Rafa Silva. A força dos encarnados começou a mostrar-se, mas foi o leão quem fez-se mais ruidoso.

Num ataque bem desenhado, dos poucos que foram desenhados com cabeça, tronco e membros, Trincão empurrou a bola para o fundo das redes. O avançado ainda contou com a ajuda de Bah, que atrapalhou a ação de Vlachodimos, adiantando o Sporting num jogo que, apesar das oportunidades concretas reduzidas, estava bem em campo.

A ligação defesa-ataque no Benfica não funcionou durante grande parte do tempo, muito pelo trabalho defensivo de excelência da linha de três, muitas vezes de cinco, de defesas do Sporting. Sempre com Coates a comandar, a muralha só foi derrubada num lance que pode ser apelidado de 'pura aselhice'.

Na segunda parte, o Sporting apareceu com outra cara. Sem o mesmo ritmo e a mesma disposição para pegar na bola e demorar a construir, a equipa precipitou-se em vários lances, não dando o melhor fim aos mesmos. Foi num dos poucos lances de perigo que criou que o leão colocou-se na frente. 

Paulinho foi carregado em falta na grande área e, com recurso ao VAR, fez-se grande penalidade na Luz. Na cobrança, Pedro Gonçalves não tremeu. A festa demorou pouco, já que Gonçalo Ramos tinha mais uma palavra a dizer. Noutro lance de passividade do Sporting, o internacional luso viu a bola correr pela área até aos seus pés. Na cara do golo, não falhou.

Até ao final, o dérbi teve os seus habituais episódios mais quentes, com nota para a insatisfação mostradas nas bancadas pela arbitragem de Artur Soares Dias. O Benfica acabou por cima, com mais oportunidades e sempre maior perigo criado, ainda que a situação não tenha saído do controlo do Sporting. Azar dos leões que podiam ter marcado ao fechado o pano. Chermiti, em estreia na equipa sénior, assumiu a pressão e, na cara de Vlachodimos, atirou para as núvens.

Com este dérbi, nada se decide, mas todos se empataram. Não que estejam em igualdade, mas complicaram a vida de cada um. O Benfica tem o Sp. Braga à perna, com quatro pontos de desvantagem, enquanto o Sporting segue segue com 12 pontos de diferença para as águias, mas a quatro do FC Porto, no último lugar do pódio.

Pré-jogo

17h49: Neste momento, as equipas já regressaram aos balneários depois do habitual aquecimento. O dérbi está quase a começar.

17h48: O ambiente nas imediações do Estádio da Luz ficou animado desde cedo. À chegada do autocarro do Benfica, os adeptos encarnados responderam com grande festa. Veja as imagens.

17h47: Boa tarde. Benfica e Sporting estão prestes a entrar em campo para o 'prato-forte' da 16.ª jornada da I Liga.

Onzes iniciais

Benfica: Vlachodimos; Bah, António Silva, Otamendi, Grimaldo; Florentino Luís, Enzo, Aursnes; João Mário, Rafa e Gonçalo Ramos.

Sporting: Adán; Pedro Porro, Matheus Reis, Gonçalo Inácio, Coates, Nuno Santos; Ugarte, Pedro Gonçalves, Francisco Trincão, Edwards e Paulinho.

Antevisão

Benfica e Sporting vão defrontar-se neste domingo, em jogo da 16.ª jornada da I Liga. O dérbi de Lisboa, o primeiro da temporada, poderá ser decisivo para parte das contas do campeonato.

No topo da tabela, o Benfica não está autorizado a perder. As águias estão pressionadas pelo Sp. Braga, a apenas três pontos depois da vitória frente ao Boavista, correndo o risco de deitar por terra todo o trabalho de excelência feito até à paragem para o Mundial'2022.

Já o Sporting estará ciente de que uma derrota o deixará a 15 pontos do Benfica e praticamente arredado das contas do título. Os leões não estão longe do FC Porto e poderão dar um passo importante na I Liga em caso de vitória na casa do rival, a segunda seguida caso se concretize.

O Benfica-Sporting joga-se a partir das 18 horas no Estádio da Luz e poderá acompanhar as incidências dessa partida aqui no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Eis o onze provável do Benfica para o dérbi com o Sporting

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório