Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

"Mourinho? A única proposta concreta foi a Roberto Martínez"

Líder da Federação Portuguesa de Futebol justificou a aposta no treinador espanhol.

"Mourinho? A única proposta concreta foi a Roberto Martínez"
Notícias ao Minuto

12:28 - 09/01/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Fernando Gomes

Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), apresentou esta segunda-feira Roberto Martínez como novo selecionador nacional e justificou a aposta no treinador espanhol para o cargo.

Nas primeiras palavras, Fernando Gomes agradeceu a Roberto Martínez por ter aceite o convite e não deixou de agradecer a Fernando Santos.

"Agradeço a Roberto Martínez o entusiasmo com que recebeu o convite da FPF. Sublinho o sinal de coragem que nos dá a todos, uma vez que aceita suceder ao treinador mais titulado da história da seleção nacional. Desejo-te, caro Roberto, toda a sorte, e recebo-te em nome dos portugueses seguro de que tudo farás para colocar a equipa de todos nós nas maiores decisões. Este é um momento importante para a seleção", começou por dizer Fernando Gomes.

"Não quero correr o risco de me esquecer de algum dos aspetos que considero importantes neste dia. Para começar, permitam-me que reafirme a honra que foi ter Fernando Santos como selecionador desde 2014. Juntos, construímos o período mais feliz da história da seleção nacional. O que a direção da FPF já teve oportunidade de afirmar em dezembro, repito hoje. Muito obrigado Fernando Santos. Esta será, para sempre a tua casa", acrescentou, passando depois a enumeras as razões por detrás desta aposta em Roberto Martínez.

"Depois de um Mundial em que sentimos que poderíamos ir mais longe, o desafio que encontrei foi este. A minha decisão, a nossa decisão depois de profunda ponderação, foi começar um ciclo novo. Apesar de o nosso mandato terminar no final do ano civil de 2024, cumpre-me tomar todas as decisões que assegurem uma transição tranquila para o meu sucessor ou sucessora. Isto significa liderar a candidatura ao Mundial'2030, reforçar os laços com os nosso parceiros, negociar patrocínios ou receitas, melhorar as competições da FPF, dar todas as condições às seleções e definir contratos com treinadores e treinadoras", atirou o dirigente federativo.

"Até ao último dia na Cidade do Futebol, é isso que podem esperar. Nas últimas semanas, defini, com Humberto Coelho, João Pinto e José Couceiro, o perfil do novo selecionador. Teria de ser ambicioso, conhecedor do futebol internacional, habituado a treinar jogadores ao mais alto nível e com experiência em grandes campeonatos e seleções. Nunca foi relevante o lugar de nascimento do novo selecionador. Temos jogadores que já atuaram, atuam ou virão a atuar em diferentes campeonatos. O percurso de Roberto Martínez fala por si próprio. Tem construído uma carreira com base no trabalho e na aquisição de competências. Há seis épocas começou a liderar a Bélgica, que colocou no ranking 1 do Mundo", acrescentou Fernando Gomes.

O líder da FPF foi ainda questionado sobre as notícias que deram conta de que José Mourinho era uma das opções para o cargo.

"O que nos interessou desde a primeira hora foi definir um perfil. Dentro desta procura e pesquisa falámos com muita gente. Todos sabem que tenho um grande relacionamento com a generalidade dos treinadores portugueses. O que posso confirmar é que a única proposta concreta que fizemos foi ao Roberto Martínez", vincou o dirigente português.

"O que definimos, e o que já afirmei, é que queremos estar nas grandes decisões das grandes competições. Isso significa estar sistematicamente nas meias finais. Todos sabemos, e tivemos a prova recentemente no Mundial, que o ganhar ou não ganhar são pequenos detalhes. Temos de chegar ao ponto fulcral dessas decisões, e nessa perspetiva queremos estar sempre nas meias finais das competições", finalizou.

Leia Também: É oficial: Roberto Martínez sucede a Fernando Santos na seleção nacional

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório