"Pelé está agora no seu divino trono, onde reinará eternamente com Eusébio, Maradona e Cruyff a seu lado. Após esta dinastia de reis, o futebol continua no seu esplendor a dar lugar a uma nova dinastia de príncipes", escreveu o técnico luso na rede social Twitter.
Segundo o técnico, o 'Rei' foi "um pioneiro da grandeza deste jogo que todos amam", enviando "conforto à família e ao grande Brasil" nesta "hora muito triste".
Queiroz deixou a seleção do Irão após o Mundial2022, no Qatar, numa carreira em que passou pela seleção portuguesa, pelo Real Madrid, Sporting, as equipas nacionais de Colômbia e Egito, entre outras.
A lenda do futebol brasileiro e mundial, único jogador tricampeão do Mundo, ficou internada no hospital Albert Einstein, em São Paulo, em 29 de novembro, quando se submeteu a uma reavaliação do tratamento ao cancro de colón detetado em setembro de 2021, e ao tratamento de uma infeção respiratória, agravada pela covid-19, com antibióticos.
Desde que foi operado ao cancro, Pelé passou por um ciclo de sessões de quimioterapia que o obrigou a ir várias vezes ao hospital para acompanhar a sua evolução.
A saúde de Pelé piorou nos últimos anos também por outras causas, como problemas na coluna, na anca e nos joelhos, que reduziram a sua mobilidade e o obrigaram a ser operado, além de ter sofrido uma crise renal, o que reduziu drasticamente as suas aparições públicas, embora tenha continuado ativo nas redes sociais.
Pelé, o único futebolista três vezes campeão do mundo, em 1958, 1962 e 1970, assinou 77 golos nas 92 internacionalizações pela seleção brasileira, tendo vestido as camisolas do Santos e dos norte-americanos do Cosmos.
Foi ainda ministro do Desporto no governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1998.
Pelé is now on his divine throne, to reign eternally with Eusébio, Maradona and Cruyff by his side. After this dynasty of football kings, football continues in its splendor giving way to a new dynasty of princes. (...) pic.twitter.com/jbYnNwYqwi
— Carlos Queiroz (@Carlos_Queiroz) December 29, 2022
Leia Também: Treinadores lusos no Brasil lamentam a morte do 'rei' Pelé