Passo a passo, a final do Campeonato do Mundo começa a aproximar-se e na quarta-feira conheceu-se o outro finalista. Depois da Argentina ter derrotado a Croácia, eis que a França se manteve viva no sonho de revalidar o titulo no Mundial'2022.
A seleção de Marrocos, grande surpresa deste torneio, viu esfumar-se o sonho de chegar pela primeira vez à final da competição, sucumbindo perante o campeão do mundo em título por dois golos sem resposta.
Em Al-Khor, no Qatar, os gauleses conseguiram, finalmente, descobrir o caminho para a baliza de Marrocos, vencendo a equipa africana por 2-0, a quem ninguém lhe apaga a história feita neste Mundial, com golos de Theo Hernández e Kolo Muani, este último com cariz histórico.
Nas bancadas do estádio Al-Bayt, reinavam a festa dos adeptos de Marrocos, a fazerem a festa da primeira presença africana nas meias-finais, mas foi mesmo um adepto francês que viu o início do jogo mais... dorido. No aquecimento para este encontro, Mbappé mandou a bola para as bancadas e acabou mesmo por ferir um adepto. O avançado prontificou-se a pedir desculpa.
De regresso ao jogo jogado, a França, como já se disse, venceu e chegou à quarta final e terceira no século XXI. E após garantida nova presença na final de um Campeonato do Mundo, Mbappé prontificou-se a consolar Hakimi, jogador marroquino de quem é amigo e companheiro de equipa no PSG.
E por falar de colegas no PSG, é caso para dizer que haverá uma final M&M no Qatar. Leia-se entre Messi e Mbappé, duas das estrelas do conjunto francês. Amigos amigos, finais à parte. É assim que pensarão, certamente, os dois craques que vão discutir não só o prémio de jogador no torneio no domingo, mas também o de melhor marcador da prova, ainda que neste último disputem a Bota de Ouro com Giroud e Julián Alvaréz.
Neste jogo, que dará o terceiro título para o vencedor, não estará, como é óbvio, Cristiano Ronaldo, que foi eliminado nas meias-finais da prova. Mas há quem diga que o português vai ter um pouco de azia ao assistir através da televisão a esta partida. Um encontro que será o último de Messi em Mundiais, tal como o capitão da seleção albiceleste já garantiu.
Se por um lado há quem esteja aborrecido com o argentino, por outro há quem esteja rendido ao camisola 10 da Argentina, ao ponto de quase o fazer chorar. Mas não é só Messi que anda a brilhar na Argentina. Otamendi e Enzo Fernández foram elogiados pela exibição diante da Croácia, e o médio do Benfica está, inclusive, a gerar discussão dentro do Real Madrid.
Mas como nem tudo é festa neste Campeonato do Mundo, há também espaço para tristezas. No dia de ontem foi notícia a morte de um agente de segurança que não resistiu aos ferimentos após uma queda no Argentina-Países Baixos.
Fora do Mundial'2022, que agora enfrenta uns dias de pausa, estão Portugal e a Bélgica, duas seleções que já estão a pensar no futuro. Por um lado, a turma lusa ainda não decidiu a saída de Fernando Santos, mas já tem alguns nomes debaixo da manga. Já os belgas publicaram na internet um anúncio para encontrar o sucessor de Roberto Martínez.
O Campeonato do Mundo do Qatar segue agora para dois dias de descanso, regressando sábado para o jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares entre Croácia e Marrocos. A grande final acontece no domingo entre Argentina e França.
Leia Também: As imagens do 25.º dia do Mundial: Franceses sorriem, marroquinos choram