Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Portugal acerta os 'quartos' do relógio suíço e marca duelo com Marrocos

Gonçalo Ramos entrou para o lugar de Cristiano Ronaldo e destacou-se com um hat-trick. Portugal vai defrontar a seleção marroquina nos 'quartos' do Mundial.

Portugal acerta os 'quartos' do relógio suíço e marca duelo com Marrocos
Notícias ao Minuto

20:53 - 06/12/22 por Miguel Simões

Desporto Mundial 2022

Portugal preencheu a última vaga dos 'quartos' do Mundial ao golear, esta terça-feira, a Suíça por 6-1, num jogo em que Gonçalo Ramos ocupou o lugar de Cristiano Ronaldo e tratou de apontar três golos e uma assistência. A seleção nacional prepara-se agora para defrontar Marrocos no acesso às 'meias' da prova.

Num primeiro tempo em que ambas as equipas entraram algo intranquilas, a seleção nacional conseguiu colocar-se na frente do marcador através de Gonçalo Ramos (17') e, ainda antes do intervalo, um cabeceamento certeiro de Pepe (33') deixou a equipa de Fernando Santos mais estável na partida e na eliminatória.

Portugal entrou com tudo na segunda parte e Gonçalo Ramos deu mais cor ao marcador ao bisar na partida (51'), seguindo-se imediatamente o quarto golo apontado por Raphael Guerreiro (55'). Akanji reduziu pouco depois (58'), mas o jovem avançado quis recolocar a vantagem em quatro golos e assinou o hat-trick aos 67 minutos. Cristiano Ronaldo ainda foi a jogo... e teve um golo anulado. O último golo (leia-se golaço) surgiu dos pés de Rafael Leão já em tempo de compensação.

Entre a juventude e a experiência

Fernando Santos optou por deixar Cristiano Ronaldo no banco de suplentes e justificou-se com "uma opção estratégica", num encontro em que a equipa das quinas demorou alguns minutos a assentar o seu jogo... até que veio o primeiro golo.  

À passagem do minuto 17, num lançamento de linha lateral aparentemente inofensivo, Gonçalo Ramos aproveitou um passe de João Félix no interior da grande área e não hesitou em 'fuzilar' a baliza de Sommer, num remate que surpreendeu tudo e todos.

Embalados pelo tento inaugural, os jogadores portugueses instalaram-se no meio-campo adversário e foram acumulando mais oportunidades, através de Otávio e Gonçalo Ramos, ainda que, pelo meio, Shaqiri tenha assustado Diogo Costa na sequência de um livre direto.

Aos 33 minutos, na sequência de um pontapé de canto, alguém se esqueceu de Pepe e o experiente central tratou de ampliar a vantagem com um cabeceamento certeiro, deixando Portugal com uma vantagem mais confortável na ida para o descanso, entre a juventude e a experiência.

Tranquilidade foi a chave

No regresso dos balneários, Murat Yakin ainda mexeu na equipa no sentido de alterar o rumo dos acontecimentos - com a entrada de Comert -, mas a seleção portuguesa não tardou em voltar a mexer com o marcador e novamente por... Gonçalo Ramos. O jovem avançado apareceu no sitio certo aos 51 minutos e, a passe de Diogo Dalot, bisou na partida.

Apenas quatro minutos depois, a bola sobrou para Raphael Guerreiro, após passe de Gonçalo Ramos, e Portugal chegou mesmo a uma vantagem de quatro golos, instantes antes de ver Ajanki aparecer ao segundo poste para reduzir a desvantagem dos suíços para 4-1.

Fernando Santos optou por adiar as substituições e, à passagem do minuto 67, Gonçalo Ramos voltou a entender-se muito bem com João Félix e assinou o hat-trick na partida, instantes antes de Cristiano Ronaldo (extremamente aplaudido em Lusail), Vitinha e Ricardo Horta irem a jogo.

Até ao final, Embolo ainda tentou reduzir com um pontapé acrobático e, do outro lado, Cristiano Ronaldo chegou a atirar para o fundo das redes, num lance que viria a ser anulado por fora de jogo. Já em tempo de descontos, eis que surgiu o sexto golo. E que golo... Rafael Leão tentou a sua sorte de longe e deixou os portugueses a festejar novamente.

Desta forma, Portugal segue em frente para os 'quartos' do Mundial, onde vai defrontar a seleção de Marrocos, este sábado, a partir das 15 horas (horário de Portugal Continental).

Momento do jogo: O terceiro golo de Portugal apareceu logo no reatar da partida e acabou por ser a chave para que a equipa das quinas ficasse (ainda) mais tranquila.

Onzes

Portugal: Diogo Costa; Diogo Dalot, Pepe, Rúben Dias, Raphael Guerreiro; William Carvalho, Otávio, Bruno Fernandes, Bernardo Silva; João Félix e Gonçalo Ramos

Suíça: Yann Sommer; Edimilson Fernandes, Manuel Akanji, Fabian Schar, Ricardo Rodríguez; Remo Freuler, Granit Xhaka; Xherdan Shaqiri, Djibril Sow, Rubén Vargas; Breel Embolo

Antevisão

Sensivelmente uma semana depois de ter vencido o Uruguai por 2-0, Portugal regressa a Lusail, esta terça-feira, para defrontar a Suíça em jogo a contar para os 'oitavos' do Mundial.

A ideia é simples. Vencer, convencer e seguir para os 'quartos', que serão disputados diante de Marrocos ou Espanha, seleções que se defrontam também esta terça-feira.

A seleção comandada por Fernando Santos arrancou o grupo H com um triunfo sofrido diante do Gana, ao que se seguiu nova vitória (e apuramento) diante do Uruguai. Contudo, apesar de ter conseguido manter o primeiro lugar do grupo na derradeira jornada, a seleção nacional saiu derrotada do duelo frente à Coreia do Sul, de Paulo Bento, pelo que o jogo dos 'oitavos' também servirá de resposta a esse percalço, com vista aos 'quartos' da competição.

Já a Suíça conseguiu destacar-se com dois triunfos no grupo G, frente aos Camarões e à Sérvia, sendo que, pelo meio, foi apenas derrotada pelo Brasil, tendo terminado no segundo lugar, com os mesmos seis pontos que a seleção canarinha.

Recorde-se que, no passado verão, em jogos a contar para a Liga das Nações, Portugal venceu a Suíça por 4-0 em Alvalade, porém, acabou por perder por 1-0 em território helvético.

O jogo tem apito inicial agendado para as 19 horas (horário de Portugal Continental) em Lusail, será ajuizado pelo mexicano César Ramos e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: "A Suíça compete com qualquer adversário. Vai criar problemas a Portugal"

Leia Também: Portugal-Suíça: Passo a passo no caminho até ao sonho

Leia Também: Eis o onze provável de Portugal para o jogo dos 'oitavos' com a Suíça

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório