Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Rúben Dias confiante para os 'oitavos': "Estamos prontos, venham eles!"

Internacional português foi o escolhido para fazer a antevisão ao jogo com a Suíça.

Rúben Dias confiante para os 'oitavos': "Estamos prontos, venham eles!"
Notícias ao Minuto

13:33 - 05/12/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Mundial 2022

Rúben Dias foi o jogador escolhido para fazer, esta segunda-feira, a antevisão ao jogo dos oitavos de final do Mundial'22 frente à Suíça, que acontece na terça-feira, a partir das 19h00, no Estádio Lusail.

O que tem de mudar na mentalidade nesta fase a eliminar: Entramos agora numa fase diferente da competição. Vimos de uma fase de grupos em que ficámos em primeiro. Acho que, de forma geral, não é preciso mudar muita coisa. Agora é preciso ter consciência de que é um jogo e nada mais e que não esse espaço para cometer erros. Cada vez mais é preciso apertar o foco e estar preparado para que os jogos sejam decididos nos detalhes. Estamos prontos e venham eles.

Treinaram as grandes penalidades nos últimos dias? Podemos considerar que estamos preparados se for necessário ir a penáltis. Faz parte, desde o início tivemos sempre essa preocupação desde o início do estágio. Há uma ponta de sorte mas muito trabalho e temos vindo a praticar esses lances.

O que espera deste encontro? Esperamos um jogo de alto nível, não poderia ser de outra maneira, especialmente devido ao momento em que estamos da competição. Focamo-nos em nós próprios, sabemos o que a Suíça traz para o jogo. Mas é em nós que temos de pensar sobretudo.

Fez dupla com Pepe e António Silva. O que muda com ambos? Mudam pequenos detalhes de cada um de nós. Somos todos muito bons, mas cada um à sua maneira. Acima de tudo, o entendimento que temos entre todos é bom. Foi a primeira vez do António aqui, mas a sua qualidade fez com que a integração fosse rápida. Estamos preparados para responder quando for necessário, mas não me cabe a mim a tomada de decisão. Tenho de estar preparado para dar o meu melhor e jogar seja com quem for.

Muito apoio dos adeptos no Qatar: Temos sentido muito calor por parte da massa associativa qatari que tem estado nos jogos. Sempre que há uma oportunidade de se cruzarem com a equipa fazem-se sentir. Temos de agradecer o apoio que nos têm dado e aquilo que é a paixão que transmitem pela nossa equipa. Esperamos contar com mais apoio daqui para a frente.

Esperam uma Suíça mais fechada atrás? Esperamos um jogo diferente. Tanto pelo contexto, como pela equipa de Suíça, que tem armas diferentes e sabemos que vai querer disputar o jogo. É 50/50. Faz parte da identidade deles, dos jogadores que têm, e assim esperamos que seja o jogo.

Rúben Dias em risco de exclusão. Que tipo de gestão mental faz? Vou encarar essa pergunta de maneira mais pessoal... acho que é uma questão do quão estamos habituados a jogar nesta posição. Ninguém quer ficar de fora neste contexto, mas se precisarmos de ficar de fora pelo amarelo correto, assim o faremos. É não pensar muito sobre o assunto. É algo que está presente nas nossas cabeças, mas é algo que faz parte do jogo e temos de jogar com a liberdade e foco que temos sempre. Em qualquer circunstância, não é ideal levar um amarelo, mas temos de nos focar no jogo. Com os jogadores que temos, estamos conscientes daquilo que cada momento do jogo transporta.

Críticas a Cristiano Ronaldo. Considera isso desrespeito? Acho que essa pergunta tem de ser feita ao Cristiano. O que tenho a dizer é que, especialmente nesta fase, sentimos que a imprensa se está a meter por trás da equipa e isso inclui o Ronaldo e todos os outros. Em vez de nos dividirmos, que nos juntemos, isso dá uma força maior. Queremos essa força e essa energia boa e positiva entre nós.

Favoritismo dado a Portugal: Acho que é precisamente a razão pela qual não há favoritos neste jogo. É um jogo entre duas equipas de muito valor, quer individual quer coletivo. Veremos no final quem sai por cima. Não é um jogo onde se atribui favoritismos, principalmente pela competição que estamos a disputar.

Qualidade de Portugal no ataque: Acima de tudo, é importante frisar que não somos uma grande equipa só pelos jogadores que temos na frente, mas também pelos do meio-campo e pela defesa, até no banco. A nossa equipa vale pelo todo, temos muita qualidade nas várias posições, e é por aí que temos de encarar tudo isto.

Leia Também: "Ronaldo? Já vi as imagens e não gostei nada, não gostei mesmo nada"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório