As notas do Coreia do Sul-Portugal: Gestão correu mal

Fase de grupos terminou com uma derrota para a seleção nacional, pese embora o primeiro lugar tenha ficado assegurado. Vitinha e Dalot aproveitaram, ainda assim, para marcar pontos junto de Fernando Santos.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
03/12/2022 07:35 ‧ 03/12/2022 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Análise

A missão era ficar em primeiro lugar e isso foi conseguido. Portugal terminou o grupo H na liderança e seguiu para os oitavos de final do Mundial'2022 a ter direito a mais tempo de descanso. Ainda assim, a derrota diante da Coreia do Sul (1-2), que também segue em prova no Qatar, deixou evidente, mais uma vez, a pouca segurança defensiva da equipa das quinas. 

Talvez o facto de a qualificação já estar qualificada, ainda antes do apito inicial, possa explicar algum relaxamento em campo, mas o alerta está dado. Sempre que Portugal se desconcentra, a seleção adversária consegue causar estragos. 

Fernando Santos rodou a equipa, promoveu várias novidades e até ganhou algumas boas dores de cabeça. No entanto, esta gestão acabou por custar uma derrota. Vamos aos protagonistas da tarde de ontem no Education City Stadium. 

A figura 

Vitinha foi sempre um dos mais esclarecidos em campo e raramente tomou uma decisão errada quando teve a bolas nos pés. Dá outro critério ao meio-campo e sabe variar entre passe longo, passe curto e passe vertical. Sabe sempre aquilo que deve fazer. Um verdadeiro tratado com a bola nos pés. Merece mais minutos neste Mundial. 

A surpresa 

Diogo Dalot, tal como Vitinha, também somou os primeiros minutos neste Mundial e pode ter criado uma boa dor de cabeça para Fernando Santos. Confirmou que atravessa um bom momento e transportou-o do Manchester United para a seleção. Foi uma ameaça constante no momento ofensivo e foi ele quem assistiu Ricardo Horta para o primeiro golo da tarde. Também justifica mais oportunidades. 

A desilusão

João Cancelo somou o terceiro jogo consecutivo a titular e voltou a desiludir. Está a passar completamente ao lado deste Mundial'2022. Habituou-nos a exibições de gala na Premier League a na Liga dos Campeões com a camisola do Manchester City, mas Cancelo parece pouco confiante no Qatar. Falha passes, tem medo do duelo e é muito permeável a defender. 

Os selecionadores

Paulo Bento

O treinador português ficou fora do banco de suplentes, por estar castigado, mas a Coreia do Sul sabia exatamente aquilo que tinha que fazer em campo. Conseguiu, no fim de contas, aquilo que poucos imaginavam: seguir em frente no Qatar. 

Fernando Santos

Fez várias mexidas no onze, mas a gestão acabou por correr mal, uma vez que o resultado foi uma derrota. Ainda assim, deu oportunidade aos jogadores menos utilizados para ganharem pontos e não pode queixar-se de falta de boas opções daqui para a frente. 

O árbitro 

O argentino Facundo Tello não teve influência no desfecho da partida. 

Leia Também: Cristiano Ronaldo explica reação ao ser substituído: "Mandei-o calar"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Depois de Paris, Roma. Madalena Aragão e João Neves em viagem romântica

Madalena Aragão

Depois de Paris, Roma. Madalena Aragão e João Neves em viagem romântica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Custa 380 mil euros e é... amarelo. Eis a nova 'bomba' de Haaland

Manchester City

Custa 380 mil euros e é... amarelo. Eis a nova 'bomba' de Haaland

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas