Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Portugal perde com a Coreia, mas agarra primeiro lugar antes dos oitavos

Coreanos também seguem em frente no Qatar. Grupo H terminou de forma 'louca'.

Portugal perde com a Coreia, mas agarra primeiro lugar antes dos oitavos

Portugal garantiu, esta sexta-feira, o primeiro lugar do grupo H apesar da derrota com a Coreia do Sul (1-2). A formação das quinas garante, desde já, mais um dia de descanso na passagem para os oitavos de final e fica à espera do desfecho do grupo G para conhecer quem vai defrontar na próxima terça-feira. 

Por seu turno, a Coreia do Sul conseguiu o impensável e também segue em frente no Campeonato do Mundo, isto apesar do Uruguai ter derrotado o Gana (2-0). O critério de desempate foi a diferença de golos.

Classificação final do grupo H 

  1. Portugal, 6 pontos
  2. Coreia do Sul, 4 pontos 
  3. Uruguai, 4 pontos
  4. Gana, 3 pontos

Filme do jogo

A primeira parte foi muito animada no Education City Stadium. Portugal entrou em campo com um onze renovado e foi uma das novidades quem abriu o ativo logo aos cinco minutos. Pepe descobriu Diogo Dalot no corredor direito, que cruzou rasteiro para Ricardo Horta (5') marcar a colocar Portugal em vantagem. 

O golo deixou a seleção nacional mais confortável em jogo, mas o relaxamento acabou por ser levado demasiado à letra. Depois de um primeiro golo ser anulado aos sul coreanos, aos 27 minutos bateram mesmo Diogo Costa. Na sequência de um canto, a bola raspou em Cristiano Ronaldo e sobrou para Kim Young-Gwon, que só teve mesmo de encostar para dentro da baliza. 

Ora, o golo do empate acordou Portugal para o jogo e pouco depois Ronaldo ficou à beira de inscrever o nome da lista de marcadores, pese embora estivesse em posição irregular. Logo de seguida foi a vez de Diogo Dalot, desta vez sem fora de jogo, a ensaiar um grande remate que apenas foi travado graças a uma grande intervenção de Kim Seng-Guy. 

A equipa de Paulo Bento continuava a apostar nos cruzamentos, mas foi Portugal quem ficou novamente perto de marcar. Cristiano Ronaldo, aos 42 minutos, desperdiçou uma grande oportunidade, após uma defesa incompleta do guardião sul coreano a remate de Vitinha, e um minuto depois foi Ricardo Horta quem teve mais um golo nos pés, mas atirou fraco e à figura de Seng-Guy. 

Ao intervalo, era o empate que se verificava no marcador, resultado que, ainda assim, garantia o primeiro lugar do grupo H à seleção das quinas. 

Na segunda metade o ritmo de jogo abrandou, mas os lances de perigo continuaram a acontecer junto das duas balizas. Ainda assim, era evidente que a Coreia continuava determinada em jogar apenas no contra-ataque e no momento defensivo os jogadores juntavam-se muito nas imediações da sua própria grande área, criando um autêntico muro. 

Ora, Fernando Santos não gostava do que via em campo e aos 65 minutos operou uma tripla alteração, lançando André Silva, Rafael Leão e João Palhinha para os lugares de Matheus Nunes, Rúben Neves e Cristiano Ronaldo. 

Logo no minuto seguinte, a Coreia do Sul ficou perto de completar a cambalhota no marcador, após um potente remate de Moon-Hwan que foi travado por Diogo Costa. 

A tripla mexida do selecionador nacional não trouxe grande mudanças à equipa portuguesa, mas a vontade da Coreia em chegar ao golo, que daria a qualificação para a fase seguinte, começava a abrir espaços na defesa que Portugal ia aproveitando, embora nem sempre da melhor maneira. 

Nesse sentido, foi mesmo a Coreia do Sul a marcar novamente. Hee-Chan Hwang aproveitou a passividade defensiva portuguesa para completar a cambalhota no marcador e colocar a Coreia na fase seguinte do Mundial, após passe de Son e... uma autêntica 'via verde' que se abriu no centro da defesa portuguesa. 

Apesar da derrota, Portugal acaba a fase de grupos no primeiro lugar e sabe agora que vai defrontar o segundo classificado do grupo G, onde estão Brasil, Suíça, Sérvia e Camarões. Por seu turno, a Coreia do Sul vai defrontar o primeiro classificado do mesmo grupo, mas um dia antes. Ou seja, já na segunda-feira. 

Momento do jogo: O golo de Hwang mudou todo o rumo do jogo. A Coreia passou para a frente do marcador, ao mesmo tempo que saltou para o segundo lugar do grupo H. 

Equipas iniciais

ONZE DA COREIA DO SUL: Kim Seng-Guy, Kim Jin-Su, Jung Woo-Young, Hwang In-Beom, Son Heung-Min, Cho Gue-Sung, Lee Jae-Sung, Kim Moon-Hwan, Lee Kang-In, Kim Young-Gwon, Kwon Kyung-Won.

Suplentes da Coreia do Sul: Bum-keun Song, Hyeon-woo Jo, Jong-gyu Yoon, Min-jae Kim, Chul Hong, Tae-hwan Kim, Yu-min Cho, Seung-ho Paik, Jun-ho Son, Chang-hoon Kwon, Woo-yeong Jeong, Hee-chan Hwang, Ui-jo Hwang, Sang-ho Na, Min-kyu Song.

ONZE DE PORTUGAL: Diogo Costa; Dalot, Pepe, António Silva, João Cancelo; Rúben Neves, Matheus Nunes e Vitinha; João Mário, Ricardo Horta e Ronaldo.

Suplentes de Portugal: Rui Patrício, José Sá, Rúben Dias, Guerreiro, Palhinha, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, William Carvalho, André Silva, João Félix, Rafael Leão, Gonçalo Ramos.

Pré-jogo

12h21: Equipa da Coreia do Sul também já chegou ao Education Stadion.

13h14: Seleção nacional já chegou ao estádio onde vai decorrer o jogo.

Antevisão 

A seleção nacional defronta, esta sexta-feira, a Coreia do Sul no último jogo da fase de grupos do Mundial'2022. Após duas vitórias em outros tantos jogos, Portugal já tem lugar assegurado nos 'oitavos', mas precisa de pontuar para confirmar o primeiro lugar do grupo H, que garantirá, em teoria, um adversário mais acessível e maior tempo de descanso entre os jogos. 

No entanto, a Coreia do Sul, de Paulo Bento, não entra em passeios e vai querer fazer de tudo para complicar a vida aos portugueses. 

O pontapé de saída está agendado para as 15h00 (hora de Portugal Continental). Siga, em direto, todas as incidências da partida no Desporto ao Minuto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório