Meteorologia

  • 01 FEVEREIRO 2023
Tempo
MIN 5º MÁX 14º

Sporting-Farense: Energias renovadas, faltam os bons resultados

Leões de Alvalade queriam muito a pausa para o Mundial. Terminado o descanso, é tempo de arregaçar as mangas e voltar aos melhores dias frente ao leão de Faro, segundo colocado da II Liga.

Sporting-Farense: Energias renovadas, faltam os bons resultados

O Sporting vai receber o Farense nesta quarta-feira, em jogo referente à primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga. O Grupo B vai ser aberto com este duelo entre leões de fases pouco idênticas.

O Sporting teve uma série de altos e baixos nos últimos jogos antes do Mundial'2022. Esteve perto de seguir na Liga dos Campeões, mas acabou por descer à Liga Europa, foi eliminado da Taça de Portugal e, depois de alguns tropeços na I Liga, conseguiu duas vitórias promissoras, mas que não mudaram drasticamente as contas da tabela. Com Rúben Amorim assegurado até 2026, espera-se outro Sporting dentro das quatro linhas, já com as energias renovadas.

Já o Farense, segundo colocado da II Liga, tem feito uma temporada convincente. Com apenas uma derrota no campeonato, os leões de Faro levam três vitóras nos últimos cinco jogos, dados que podem resultar em confiança fora de portas.

Numa luta de rugidos, um dos leões pode sair por cima. O jogo tem apito inicial marcado para as 20h45 desta quarta-feira, no Estádio de Alvalade.

Treinadores em discurso direto

Rúben Amorim

Jogadores no Mundial: O Uruguai jogou com três centrais, Coates até jogou na esquerda, que é mais exigente para o que é normal. Portugal ganhou justamente e o Uruguai está mais perto de casa. Portugal está qualificado. Temos, agora, o Fatawu, o Ugarte e o Coates. Alguém vai ter de voltar para casa. Era para ser os dois, mas, para isso, Portugal tinha de perder. Estou meio dividido. O que interessa é que Portugal venceu, é bom que fique em primeiro lugar. É isso que desejamos. Que o Uruguai não vença e que eles venham para casa.

Semanas de pausa: Foram muito boas, também porque aproveitámos para os jogadores relaxarem e estarem com as famílias. Depois, voltámos ao trabalho e tivemos tempo para trabalhar os princípios, que não tivemos este ano. O Sotiris voltou da seleção e trabalhou connosco, o Dário e o Mateus Fernandes também. Vinham a jogar muitos jogos, mas com pouco treino. Relembrámos tudo. Pena que o St. Juste esteja em dúvida. Acabou de levar uma pancada no joelho e a forma como saiu... Vai ser avaliado, mas treinou e melhorou os índices todos. Treinar ajuda sempre as equipas a melhorar.

Farense: É uma equipa de II Liga que é candidata a subir. Tem jogadores muito experientes e um treinador que conheço bem, que trabalha muito bem, especialmente, a linha defensiva. Têm referências ofensivas e nós, não tendo uma defesa muito alta, temos de estar preparados para esse tipo de jogo. Conhecemos bem a equipa do Farense. É uma competição onde queremos ganhar. Queremos vitórias consecutivas.

Taça da Liga durante o Mundial: Depois, voltávamos sem tempo para recuperar os índices físicos. Não há nada melhor do que ter tempo para treinar, mas também ter jogos, para avaliar a equipa. Não concordava muito em parar. O meu pensamento é que temos muito para melhorar, e, parando completamente, teríamos de mandar os jogadores de férias ou faziam uma espécie de pré-época só com particulares, mas não é a mesma coisa. Na minha opinião, sendo este Mundial feito nesta altura, temos esta competição para manter os índices e preparar o futuro. Só penso em como nos vamos apresentar melhor no reinício do campeonato, e penso que esta é uma boa solução. Os jogadores tiveram tempo para descansar e nós temos de melhorar muito. 

O que é que a Taça da Liga tem de especial: Tem sempre o mesmo. Não salva nada. Não queremos ganhar mais a Taça da Liga porque não temos outras competições. É uma competição onde se ganha um título, e nós queremos ganhar. Tenho tido a sorte de a ganhar, mas gostaria mesmo é de ganhar mais campeonatos. É uma competição de que gostamos, que já venci, mas a responsabilidade é a mesma.

Vasco Faísca

Expectativa contra Sporting: Quando uma equipa como a nossa, de II Liga, vai enfrentar uma grande equipa de I Liga, sendo o Sporting, um dos três 'grandes', a obrigação está do lado deles. Isso só tem de retirar a ansiedade, o excesso de nervosismo. Se perdermos em Alvalade, acaba por ser uma coisa normal, se empatarmos é bom, se ganharmos entramos na história. E vamos tentar entrar na história", disse Vasco Faísca, recordando que o Farense "só ganhou uma vez.

Antevisão: Vai ser um jogo dificílimo contra uma grande equipa, em casa deles, mas entramos em todos os jogos para tentar ganhar e este não é exceção.

Ausências do Sporting: Tem alguns jogadores importantes no Mundial e isso, para nós, pode também ser algo interessante para explorar.

Jogo especial: Não podemos esconder o nosso percurso. Sou de Faro, comecei no Farense, estou na cadeira de sonho, muito feliz, e vou enfrentar, por assim dizer, o segundo amor.

Últimos resultados

Sporting: E-D-D-V-V

Farense: V-V-D-E-V

Últimos onzes

Sporting: Adán; St. Juste, Coates, Inácio; Porro, Ugarte, Morita, Matheus Reis; Trincão, Pedro Gonçalves, Paulinho.

Farense: Ricardo Velho; Talocha, Muscat, Robson, Abner; Ponde, Vítor Gonçalves, Falcão, Marco Matias; Velásquez, Rui Costa.

Ausências

Sporting: Coates, Ugarte, Morita, Fatawu, Luís Neto, Daniel Bragança.

Farense: Nada a registar.

Leia Também: "Tenho ganho a Taça da Liga, mas queria era ganhar mais campeonatos"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório