Meteorologia

  • 07 FEVEREIRO 2023
Tempo
MIN 6º MÁX 13º

Morreu o ex-jogador Fernando Gomes. Bibota de ouro tinha 66 anos

Antigo futebolista lutava contra um cancro no pâncreas desde outubro de 2019.

Morreu o ex-jogador Fernando Gomes. Bibota de ouro tinha 66 anos
Notícias ao Minuto

15:09 - 26/11/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Óbito

Fernando Gomes, bibota de ouro e melhor marcador de sempre do FC Porto, morreu este sábado, aos 66 anos. A informação foi confirmada pelos portistas.

O antigo avançado faleceu vítima de doença prolongada, ele que lutava contra um cancro no pâncreas desde outubro de 2019. Recentemente, o ex-jogador tinha estado hospitalizado depois de sofrer um AVC.

"O FC Porto está de luto pela perda de uma das maiores figuras da sua história e endereça as mais sentidas condolências à família, aos amigos e a todos os admiradores de Fernando Gomes", pode ler-se na nota publicada pelos azuis e brancos no site oficial.

Nascido em novembro de 1956 na freguesia de Campanhã, Fernando Gomes venceu a Bota de Ouro da UEFA por duas vezes, a primeira em 1983 e a segunda em 1985. 

Maior goleador da história do FC Porto com 352 golos, Fernando Gomes começou e terminou a carreira profissional de futebolista a marcar. Estreou-se com 17 anos aos serviço dos azuis e brancos, no estádio das Antas, e foi decisivo, ao apontar os dois golos do triunfo do FC Porto sobre a CUF por 2-1.

Fernando Gomes marcou 420 golos em 610 jogos ao longo de toda a carreira como futebolista, todos eles com quatro camisolas: FC Porto, Gijon, Sporting e seleção nacional. Para além disso, o 'bibota' conquistou 14 títulos, todos ao serviços dos azuis e brancos: cinco campeonatos, três Taças de Portugal, três Supertaças, uma Supertaça Europeia, uma Taça Intercontiental e uma Taça dos Campeões Europeus

Fernando Gomes foi também o melhor marcador do campeonato português em seis ocasiões (1977, 1978, 1979, 1983, 1984 e 1985) e ainda é o maior goleador da história da I Liga, com 317 golos, atrás de Peyroteo (331) e Eusébio (320).

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório