Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 12º MÁX 26º

Miguel Afonso, treinador acusado de assédio, suspenso por quase 3 anos

Samuel Costa, diretor desportivo da equipa feminina do Famalicão, também foi punido pelo Conselho de Disciplina.

Miguel Afonso, treinador acusado de assédio, suspenso por quase 3 anos
Notícias ao Minuto

18:31 - 03/11/22 por Notícias ao Minuto

Desporto FPF

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final da tarde desta quinta-feira, que Miguel Afonso e Samuel Costa foram punidos, após terem sido acusados de assédio sexual.

O primeiro, que foi preventivamente afastado pelo Famalicão do cargo de treinador aquando das suspeitas lançadas face à passagem pelo Rio Ave, foi alvo de uma "suspensão pelo período de 35 meses, isto é, 1050 dias", assim como de uma multa no valor de 5.100 euros.

Quanto ao segundo, que também foi suspenso pela direção do conjunto minhoto, mas do cargo de diretor desportivo, terá de cumprir uma "suspensão pelo período de 18 meses, ou seja, 540 dias", assim como fazer face a uma multa de 3.060 euros.

"O treinador principal ofendeu a dignidade das cinco ofendidas, todas com idades inferiores a 21 anos, discriminando-as por, sendo mulheres e tornando-se destinatárias das suas pretensões sexuais em função de um papel de género que lhes atribuía, não acederem aos seus avanços, todos sabendo que o facto de as ofendidas não cederem às suas investidas poderia prejudicá-las também no plano da sua prática desportiva, como efetivamente sucedeu", refere a nota.

"O 'team manager', que também exercia autoridade relativamente às jogadoras, adotou comportamentos ofensivos e discriminatórios em função da orientação sexual, causando-lhes por essa via prejuízos também no plano da prática desportiva", acrescenta.

"Consubstancia conduta discriminatória, enquanto conduta ofensiva da dignidade em função do género, toda a distinção, exclusão ou restrição baseada no género que tenha como objetivo comprometer ou destruir o reconhecimento, o gozo ou o exercício pelas mulheres das liberdades fundamentais através da sua sujeição a ofensas que com menor probabilidade seriam infligidas aos homens", completa.

Leia Também: Famalicão suspende diretor desportivo após denúncias de assédio sexual

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório