UEFA aprova Liga das Nações feminina a partir de 2023

A UEFA aprovou a criação da Liga das Nações feminina a partir de 2023, que articulará com as qualificações para campeonatos da Europa, do Mundo e Jogos Olímpicos, foi hoje anunciado pelo organismo.

Notícia

© Lusa

Lusa
03/11/2022 13:06 ‧ 03/11/2022 por Lusa

Desporto

UEFA

As mudanças surgem após um estudo de um grupo de trabalho de competições de seleções nacionais composto por representantes de diferentes federações nacionais e segue uma recomendação do Comité de Futebol Feminino da UEFA.

A partir do outono de 2023, na preparação para o campeonato da Europa de 2025, o novo sistema de competição de seleções nacionais femininas entra em vigor, articulando a denominada Liga das Nações com as eliminatórias europeias.

A Liga das Nações (um pouco a exemplo da competição masculina) estará dividida em três níveis e, dentro de cada escalão, as seleções nacionais jogarão em grupos de quatro (ou três), com jogos em casa e fora contra cada adversário do seu grupo.

Esta nova competição comporta promoções, despromoções e finais da Liga das Nações, em articulação com os 'play-off' de qualificação europeia no final.

As finais determinam o vencedor da Liga das Nações e, a cada quatro anos, as três seleções europeias que se qualificarão para os Jogos Olímpicos.

A classificação final da Liga das Nações e os jogos de promoção e despromoção também estabelecerão o posicionamento inicial das equipas nas eliminatórias europeias.

No final das eliminatórias europeias, a classificação determinará as seleções que se qualificam diretamente para o campeonato da Europa ou do mundo e as que se podem apurar através dos 'play-off'.

Além disso, o ranking final da fase de qualificação europeia (com promoções e despromoções automáticas) será usado para determinar em que divisão da Liga das Nações as seleções nacionais começam no próximo ciclo de competição.

De acordo com a UEFA, "o formato renovado é interconectado, dinâmico e meritocrático, e visa criar um ambiente mais competitivo, com maior interesse desportivo e comercial, garantindo a chance de todas as federações nacionais se apurarem para europeus e mundiais".

"Eu disse neste verão que continuaríamos a investir no futebol feminino, e estamos. Depois de um histórico Euro feminino, chegou a altura de desenvolver ainda mais o futebol feminino de seleções", disse o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin.

O dirigente referiu que a UEFA "construiu um sistema aberto, competitivo e contínuo, em que cada jogo importa, um verdadeiro reflexo do modelo desportivo europeu", e acredita que "este formato ajudará todas as federações nacionais europeias e manterá vivo o sonho de se apurar para um grande torneio internacional".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Trubin 'destronou' Rui Silva e dedicou prémio ao plantel do Benfica

I Liga

Trubin 'destronou' Rui Silva e dedicou prémio ao plantel do Benfica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Campeão Neuville tenta responder à armada japonesa no Rali de Portugal

Rali de Portugal

Campeão Neuville tenta responder à armada japonesa no Rali de Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas