Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

FC Porto põe a mesa, serve a vingança e fica a um passo dos 'oitavos'

Com a goleada imposta ao Club Brugge, os dragões passam a precisar de apenas um ponto para alcançar a próxima fase da Liga dos Campeões.

FC Porto põe a mesa, serve a vingança e fica a um passo dos 'oitavos'

O FC Porto colocou-se, ao final da tarde desta quarta-feira, em posição privilegiada para garantir o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, graças ao categórico triunfo conquistado no Jan Breydelstadion, na cidade belga de Bruxelas, diante do Club Brugge, por 4-0.

Mehdi Taremi (bis), Evanilson e Stephen Eustáquio foram os autores dos golos azuis e brancos, numa noite em que Diogo Costa voltou a brilhar, ao defender… duas grandes penalidade. A qualificação, essa poderá ficar selada já esta noite, caso o Atlético de Madrid não consiga sair vencedor da receção ao Bayer Leverkusen

Taremi no combate ao desperdício

Era já sabido que o FC Porto podia dar um ‘passo de gigante’ rumo aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões caso ‘vingasse’ a pesada derrota sofrida no Dragão, por 4-0, e batesse o Club Brugge. Algo que, desde o primeiro instante, a equipa orientada por Sérgio Conceição procurou alcançar.

Os dragões revelaram-se sólidos do ponto de vista defensivo e capazes de criar ocasiões, no ataque. Faltou, no entanto, habilidade para concretizar tamanho caudal ofensivo. Ao invés, somaram-se oportunidades desperdiçadas atrás de oportunidades desperdiçadas até ao apito para o intervalo.

Stephen Eustáquio apareceu solto em frente à baliza, aos sete minutos, mas atirou por cima. Evanilson fez o mesmo, aos 15 minutos, assim como Mehdi Taremi, instantes depois. Houve, até, tempo para Wenderson Galeno ensaiar um remate acrobático que levava ‘selo’ de golo… mas que embateu em Evanilson.

Foi então que, aos 33 minutos, o nulo caiu, de uma vez por todas. Otávio, com um passe brilhante no centro do terreno, isolou Mehdi Taremi, que, desta feita, não vacilou e atirou para o fundo das redes à guarda de Simon Mignolet. Do outro lado da ‘barricada’, a única coisa que se viu foi uma ‘chuva’ de cruzamentos, que poucos ‘calafrios’ causou.

’São Diogo Costa’

A segunda parte arrancou com uma infantilidade de David Carmo, que pisou Mechelen e provocou uma grande penalidade. Hans Vanaken atirou da marca dos 11 metros e Diogo Costa defendeu, mas Michael Oliver exigiu a repetição da marcação. O guarda-redes do FC Porto aceitou o ‘desafio’… e repetiu a dose, desta feita, diante de Noa Lang.

Os dragões empolgaram-se com este momento, partiram, uma vez mais, para cima dos belgas e a eficácia que faltou na primeira parte, abundou na segunda, visto que, na primeira oportunidade de que dispôs desde o regresso aos balneários, Evanilson aproveitou uma ‘carambola’ na grande área e atirou a contar.

Mas a história não se ficou por aqui. Apenas três minutos depois, os azuis e brancos construíram mais uma chance… e mais um golo. Desta feita, com a assinatura de Stephen Eustáquio, que, assim, se ‘redimiu’ da expulsão sofrida no Clássico com o Benfica, do qual a equipa saiu derrotada, por 0-1. A fechar, Taremi bisou e ‘matou’ o jogo.

Feitas as contas, com este triunfo, o FC Porto passa a somar nove pontos, menos um do que o líder, o Club Brugge (que já estava apurado para a próxima fase da prova milionária), mais cinco do que o Atlético de Madrid e mais seis do que o Bayer Leverkusen, que medem forças ainda esta noite.

Se os espanhóis não baterem os alemães, os azuis e brancos garantirão, de imediato, os oitavos-de-final. Caso contrário, bastará aos homens de Sérgio Conceição um empate caseiro diante dos colchoeiros, na próxima terça-feira, para arrumar, de uma vez por todas a ‘calculadora’ do Grupo B.

Momento do jogo: Um momento que, na verdade, são dois. Aos 48 minutos, o Club Brugge podia ter chegado ao empate e relançado o jogo, se não fosse… Diogo Costa. O guarda-redes defendeu a grande penalidade marcada por Vanaken, mas o árbitro ordenou a repetição. Aí, voltou a dizer ‘presente’, ao desviar o remate de Lang e segurar a vantagem.

Onzes

Club Brugge: Mignolet; Odoi, Mechele, Sylla, Lang; Onyedika, Nielsen, Vanaken; Buchanan, Skov Olen e Jutglà.

FC Porto: Diogo Costa; Pepê, Fábio Cardoso, David Carmo, Zaidu; Eustáquio, Uribe, Otávio, Galeno; Taremi e Evanilson.

Antevisão

É um FC Porto de 'orgulho ferido' aquele que se desloca ao Jan Breydelstadion, em Bruxelas, com o objetivo de 'vingar' a goleada sofrida diante do Club Brugge, em pleno estádio do Dragão, por 0-4, assim como a derrota no Clássico, contra o Benfica, por 0-1.

Os azuis e brancos ocupam a segunda posição do Grupo B, com seis pontos conquistados ao cabo de quatro jornadas, e sabem de antemão que um triunfo diante dos belgas até lhes poderá permitir selar, já esta quarta-feira, a qualificação.

Isto claro, está, caso horas depois o Atlético de Madrid, de João Félix e companhia (que segue imediatamente atrás, com quatro pontos na 'bagageira') não derrote o Bayer Leverkusen, no Civitas Metropolitano, em Espanha.

Os homens da casa, por seu lado, já não têm de preocupar-se com questões deste tipo, uma vez que conquistaram dez pontos em 12 possíveis, pelo que lutam apenas por garantir a liderança, que lhes valeria o estatuto de cabeça de série no sorteio dos oitavos-de-final.

O Club Brugge-FC Porto será ajuizado pelo árbitro inglês Michael Oliver e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 17h45 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Club Brugge-FC Porto: 'Ressaca clássica' cura-se... com milhões

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório