Portugal evita 'tubarões' rumo a Berlim, mas reencontra velhos conhecidos

Sorteio da fase de qualificação do Europeu de 2024 colocou a equipa das quinas perante cinco seleções que já foram adversários em anos anteriores. Lusos têm boas hipóteses de fechar o grupo J no primeiro lugar.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
10/10/2022 08:00 ‧ 10/10/2022 por Rodrigo Querido

Desporto

Euro'2024

Pode-se dizer que a sorte sorriu a Portugal na manhã de domingo. O sorteio da fase de qualificação para o Euro'2024, que se vai realizar na Alemanha, colocou a equipa nacional no Grupo J, que vai ter pela frente as seleções da Bósnia-Herzegovina, Islândia, Luxemburgo, Eslováquia e Liechtenstein.

No fim de contas, e como diz o velho ditado, quem ri por último, ri melhor. É que a equipa das quinas ficou no último grupo desta fase de apuramento, mas não pode mesmo queixar-se da sorte. Apesar de ter algumas deslocações longas e ficar alojado num dos três grupos de seis equipas, os lusos podiam ter tido pela frente adversários de maior valia, como a campeã mundial França ou Inglaterra.

O mesmo não se pode dizer, por exemplo, dos Países Baixos. Os neerlandeses, que foram dos primeiros a ser sorteados por serem finalistas da Liga das Nações, tiveram a 'fava' do segundo pote, uma vez que calharam no mesmo grupo que a França. Itália, por seu turno, terá a companhia de Inglaterra, seleção que bateu na última final do Europeu, em Wembley.

Dzeko e companhia são o adversário mais difícil

Mas olhemos de forma mais pormenorizada para os adversários das equipa das quinas. Em busca da 13.ª presença consecutiva em fases finais de Campeonatos do Mundo e da Europa, em ciclo iniciado no Euro'2000, a seleção nacional terá pela frente cinco adversários que já defrontou em qualificações anteriores.

Comecemos pela Bósnia, o primeiro adversário que saiu deste sorteio. Depois de escapar às 'favas' França e Inglaterra, a equipa lusa ficou a saber que vai defrontar uma equipa que já foi sua adversária rumo à fase final do Europeu 2012, há cerca de dez anos, mas também no Mundial'2010. O resumo dos confrontos não podia ser mais positivo: três vitórias e um empate nestes quatro jogos.

Em busca da renovação geracional, a equipa que conta com as 'estrelas' Edin Dzeko e Miralem Pjanic tem como ponto alto a recente a subida à Liga A da próxima Liga das Nações, vencendo o Grupo B3. A última competição de seleções em que estiveram foi no Mundial'2014.

Histórico de confrontos: 3 vitórias Portugal e um empate.

Estrela da equipa: Edin Dzeko.

Islândia, a viagem mais longa

A Islândia, vinda do pote 3, é também uma equipa em que o histórico é positivo para as cores nacionais. Adversários de Portugal na qualificação para o Euro'2012, os islandeses têm tido algumas dificuldades mais recentemente, isto depois de participações no Euro'2016 e no Mundial'2018.

E foi mesmo no Europeu ganho por Portugal em França que os islandeses tiveram o 'melhor' resultado contra a equipa das quinas, alcançando um empate na fase de grupos da prova de há seis anos. Antes disso, a equipa nórdica, que conta com o veterano Birkir Bjarnason como estrela da equipa, somou duas derrotas contra a seleção nacional.

Histórico de confrontos: 2 vitórias Portugal e um empate.

Estrela da equipa: Birkir Bjarnason.

Portugueses em festa no Luxemburgo

Além de defrontar bósnios e islandeses, a equipa das quinas reencontra o Luxemburgo pela terceira vez seguida numa fase de qualificação, depois do mesmo já ter acontecido nas caminhadas rumo ao Euro'2020 e Mundial'2022.

Ao todo, as cores nacionais e luxemburguesas encontram-se pela sétima vez em fases de qualificação, números nos quais não entram jogos particulares. O mais recente cruzamento entre estas duas seleções aconteceu na qualificação para o Mundial'2022, com vitórias da equipa das quinas por 3-1 e 5-0.

No que ao histórico de confrontos diz respeito, os luxemburgueses, cuja estrela da equipa é Vincent Thill, somaram 17 derrotas, algumas mais dilatadas do que outras, um empate e uma vitória, datada de 1961 (4-2). Este será, certamente, um encontro que contará com vários portugueses na bancada do estádio desta seleção do centro da Europa.

Histórico de confrontos: 17 vitórias Portugal, 1 empate e 1 vitória Luxemburgo.

Estrela da equipa: Vincent Thill.

Eslováquia, a 'fava' do pote 5

Como tudo não podia correr completamente de feição à nossa seleção, eis que do pote 5 surgiu a Eslováquia, equipa que era, teoricamente, a mais forte deste grupo de seleções. Ainda assim, o histórico das cores nacionais contra os eslovacos é francamente positivo.

A seleção cuja principal estrela é Milan Skriniar, jogador do Internazionale, esteve nas fases finais do Euro'2016, tendo sido eliminada nos ‘oitavos’, e do Euro'2020, em que caiu na fase de grupos. Porém, e apesar destas boas prestações nos Campeonatos da Europa, os eslovacos falharam na missão de subir de divisão na atual edição da Liga das Nações, tendo-se ficado pelo terceiro lugar do grupo C3.

No confronto direto com esta seleção, Portugal conta com três vitórias e um empate, todas em fases de qualificação para provas de seleções: o Europeu 2000 e o Mundial'2006.

Histórico de confrontos: Três vitórias Portugal e um empate.

Estrela da equipa: Milan Skriniar.

Liechtenstein, o rival mais acessível

De entre San Marino, Andorra e Liechtenstein, os únicos representantes do pote 6, a formação do centro da Europa calhou em sorte a Portugal. Esta é a quarta vez a seleção portuguesa defronta este país em fases de apuramento para europeus (Europeu'1996 e Europeu'2000). Há ainda por contar um duplo confronto na qualificação para o Mundial'2006.

A equipa do principado, que tem no médio Nicolas Hasler a principal figura, nunca conseguiu vencer Portugal nos sete encontros anteriores, mas 'salvou' um empate aos portugueses em 2004. De resto, a formação do Liechtenstein tem saído com goleadas copiosas dos confrontos com as cores nacionais.

Histórico de confrontos: 6 vitórias Portugal e um empate

Estrela da equipa: Nicolas Hasler

De recordar apenas que os dois primeiros classificados dos 10 grupos apuram-se diretamente para a fase final do Europeu 2024, juntando-se à anfitriã Alemanha, sendo que as restantes três vagas serão decididas através de um playoff, a ser disputado em março de 2024.

Os jogos desta qualificação decorrem entre março e novembro de 2023.

Leia Também: Portugal já conhece todos os adversários na qualificação para o Euro'2024

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Fábio Coentrão e Pepe convocados para lendário Barcelona-Real Madrid

El Clásico

Fábio Coentrão e Pepe convocados para lendário Barcelona-Real Madrid

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3354
7Famalicão3344
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Rio Ave3337
11Moreirense3236
12Arouca3234
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3232
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Sabe a diferença entre estes dois sinais? Atenção, pode custar-lhe caro

Trânsito

Sabe a diferença entre estes dois sinais? Atenção, pode custar-lhe caro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas