Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Portugal evita 'tubarões' rumo a Berlim, mas reencontra velhos conhecidos

Sorteio da fase de qualificação do Europeu de 2024 colocou a equipa das quinas perante cinco seleções que já foram adversários em anos anteriores. Lusos têm boas hipóteses de fechar o grupo J no primeiro lugar.

Portugal evita 'tubarões' rumo a Berlim, mas reencontra velhos conhecidos
Notícias ao Minuto

08:00 - 10/10/22 por Rodrigo Querido

Desporto Euro 2024

Pode-se dizer que a sorte sorriu a Portugal na manhã de domingo. O sorteio da fase de qualificação para o Euro'2024, que se vai realizar na Alemanha, colocou a equipa nacional no Grupo J, que vai ter pela frente as seleções da Bósnia-Herzegovina, Islândia, Luxemburgo, Eslováquia e Liechtenstein.

No fim de contas, e como diz o velho ditado, quem ri por último, ri melhor. É que a equipa das quinas ficou no último grupo desta fase de apuramento, mas não pode mesmo queixar-se da sorte. Apesar de ter algumas deslocações longas e ficar alojado num dos três grupos de seis equipas, os lusos podiam ter tido pela frente adversários de maior valia, como a campeã mundial França ou Inglaterra.

O mesmo não se pode dizer, por exemplo, dos Países Baixos. Os neerlandeses, que foram dos primeiros a ser sorteados por serem finalistas da Liga das Nações, tiveram a 'fava' do segundo pote, uma vez que calharam no mesmo grupo que a França. Itália, por seu turno, terá a companhia de Inglaterra, seleção que bateu na última final do Europeu, em Wembley.

Dzeko e companhia são o adversário mais difícil

Mas olhemos de forma mais pormenorizada para os adversários das equipa das quinas. Em busca da 13.ª presença consecutiva em fases finais de Campeonatos do Mundo e da Europa, em ciclo iniciado no Euro'2000, a seleção nacional terá pela frente cinco adversários que já defrontou em qualificações anteriores.

Comecemos pela Bósnia, o primeiro adversário que saiu deste sorteio. Depois de escapar às 'favas' França e Inglaterra, a equipa lusa ficou a saber que vai defrontar uma equipa que já foi sua adversária rumo à fase final do Europeu 2012, há cerca de dez anos, mas também no Mundial'2010. O resumo dos confrontos não podia ser mais positivo: três vitórias e um empate nestes quatro jogos.

Em busca da renovação geracional, a equipa que conta com as 'estrelas' Edin Dzeko e Miralem Pjanic tem como ponto alto a recente a subida à Liga A da próxima Liga das Nações, vencendo o Grupo B3. A última competição de seleções em que estiveram foi no Mundial'2014.

Histórico de confrontos: 3 vitórias Portugal e um empate.

Estrela da equipa: Edin Dzeko.

Islândia, a viagem mais longa

A Islândia, vinda do pote 3, é também uma equipa em que o histórico é positivo para as cores nacionais. Adversários de Portugal na qualificação para o Euro'2012, os islandeses têm tido algumas dificuldades mais recentemente, isto depois de participações no Euro'2016 e no Mundial'2018.

E foi mesmo no Europeu ganho por Portugal em França que os islandeses tiveram o 'melhor' resultado contra a equipa das quinas, alcançando um empate na fase de grupos da prova de há seis anos. Antes disso, a equipa nórdica, que conta com o veterano Birkir Bjarnason como estrela da equipa, somou duas derrotas contra a seleção nacional.

Histórico de confrontos: 2 vitórias Portugal e um empate.

Estrela da equipa: Birkir Bjarnason.

Portugueses em festa no Luxemburgo

Além de defrontar bósnios e islandeses, a equipa das quinas reencontra o Luxemburgo pela terceira vez seguida numa fase de qualificação, depois do mesmo já ter acontecido nas caminhadas rumo ao Euro'2020 e Mundial'2022.

Ao todo, as cores nacionais e luxemburguesas encontram-se pela sétima vez em fases de qualificação, números nos quais não entram jogos particulares. O mais recente cruzamento entre estas duas seleções aconteceu na qualificação para o Mundial'2022, com vitórias da equipa das quinas por 3-1 e 5-0.

No que ao histórico de confrontos diz respeito, os luxemburgueses, cuja estrela da equipa é Vincent Thill, somaram 17 derrotas, algumas mais dilatadas do que outras, um empate e uma vitória, datada de 1961 (4-2). Este será, certamente, um encontro que contará com vários portugueses na bancada do estádio desta seleção do centro da Europa.

Histórico de confrontos: 17 vitórias Portugal, 1 empate e 1 vitória Luxemburgo.

Estrela da equipa: Vincent Thill.

Eslováquia, a 'fava' do pote 5

Como tudo não podia correr completamente de feição à nossa seleção, eis que do pote 5 surgiu a Eslováquia, equipa que era, teoricamente, a mais forte deste grupo de seleções. Ainda assim, o histórico das cores nacionais contra os eslovacos é francamente positivo.

A seleção cuja principal estrela é Milan Skriniar, jogador do Internazionale, esteve nas fases finais do Euro'2016, tendo sido eliminada nos ‘oitavos’, e do Euro'2020, em que caiu na fase de grupos. Porém, e apesar destas boas prestações nos Campeonatos da Europa, os eslovacos falharam na missão de subir de divisão na atual edição da Liga das Nações, tendo-se ficado pelo terceiro lugar do grupo C3.

No confronto direto com esta seleção, Portugal conta com três vitórias e um empate, todas em fases de qualificação para provas de seleções: o Europeu 2000 e o Mundial'2006.

Histórico de confrontos: Três vitórias Portugal e um empate.

Estrela da equipa: Milan Skriniar.

Liechtenstein, o rival mais acessível

De entre San Marino, Andorra e Liechtenstein, os únicos representantes do pote 6, a formação do centro da Europa calhou em sorte a Portugal. Esta é a quarta vez a seleção portuguesa defronta este país em fases de apuramento para europeus (Europeu'1996 e Europeu'2000). Há ainda por contar um duplo confronto na qualificação para o Mundial'2006.

A equipa do principado, que tem no médio Nicolas Hasler a principal figura, nunca conseguiu vencer Portugal nos sete encontros anteriores, mas 'salvou' um empate aos portugueses em 2004. De resto, a formação do Liechtenstein tem saído com goleadas copiosas dos confrontos com as cores nacionais.

Histórico de confrontos: 6 vitórias Portugal e um empate

Estrela da equipa: Nicolas Hasler

De recordar apenas que os dois primeiros classificados dos 10 grupos apuram-se diretamente para a fase final do Europeu 2024, juntando-se à anfitriã Alemanha, sendo que as restantes três vagas serão decididas através de um playoff, a ser disputado em março de 2024.

Os jogos desta qualificação decorrem entre março e novembro de 2023.

Leia Também: Portugal já conhece todos os adversários na qualificação para o Euro'2024

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório