Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

FC Porto volta aos triunfos e Sp. Braga tomba pela primeira vez na época

Dragões encontraram o caminho das vitórias, do qual os minhotos acabaram por se desviar sete jornada depois.

FC Porto volta aos triunfos e Sp. Braga tomba pela primeira vez na época
Notícias ao Minuto

23:09 - 30/09/22 por Notícias ao Minuto

Desporto I Liga

O FC Porto venceu nesta sexta-feira o Sp. Braga por 4-1. Os dragões deram a volta ao momento, por enquanto, com um triunfo confortável.

Os comandados de Artur Jorge entraram agressivos, mas não conseguiram controlar o ímpeto dos azuis e brancos. Evanilson abriu as contas aos 32 minutos, depois de um erro de Matheus. Dois minutos depois, Eustáquio, que ofereceu inicialmente, fez o 2-0 a passe de Pepê.

Na segunda parte, o Sp. Braga entrou mais forte e chegou ao golo. Pepe, a tentar cortar um ataque, fez autogolo. De pouco serviu, uma vez que, minutos depois, Pepê voltou a estabelecer uma diferença de dois golos no marcador depois de jogada de qualidade de Taremi.

O iraniano sofreu ainda a falta que tirou Matheus do jogo. O guardião dos minhotos viu o vermelho direto depois de uma falta imprudente fora da grande área. Ainda antes do apito final, houve tempo para um 'forcing' final e para o golo de Galeno, que fechou as contas no último minuto de compensação.

Com este resultado, o FC Porto salta para o segundo posto da I Liga, com 19 pontos, os mesmos que os minhotos, mas com menos golos sofridos. O Benfica, líder da tabela, está a dois pontos das duas equipas.

Filme do jogo

Com respostas destas, não há crise que se instale no Dragão. O FC Porto deu um pontapé no mau bocado que passou recentemente frente a Rio Ave, Atlético Madrid, Club Brugge e Estoril ao vencer um desafio que se adivinhava complicado.

Depois de vários tropeços e de um momento contorbado, esta não era a partida mais ansiada por Sérgio Conceição. Ainda assim, é contra os maiores adversários que se dão as maiores provas de força. Com o campeão nacional, não foi diferente.

A equipa do FC Porto entrou muito superior no jogo. Sérgio Conceição deu a fórmula na antevisão à partida e a equipa entendeu a mensagem. Mais do que pensar no adversário, há que pensar em ser-se igual a si próprio.

Foi isso que o FC Porto fez. Com transições rápidas, vários jogadores apontados à baliza adversária e muita técnica, os dragões deram uma boa resposta em campo ao momento amargo que vivem.

Através de Taremi, que se apresentou extrovertido na partida, o campeão nacional desorientou Matheus. O brasileiro saiu da baliza sem critério e esqueceu-se que Evanilson estava na cara do golo. Foi apenas preciso Eustáquio  acertar o cruzamento para ser aberto o marcador.

A equipa de Artur Jorge nem teve tempo para se ajeitar e Pepê já estava novamente na cara do golo para oferecer a Eustáquio. Apesar de uma oportunidade enorme de Iuri Medeiros, que acabou por ser desperdiçada, o Sp. Braga teve 15 minutos terríveis na fase final da primeira parte. Não foi capaz de estancar o ataque do FC Porto e apresentou-se muito diferente da equipa que, até este jogo, levava 23 golos marcados e apenas cinco sofridos.

A primeira parte não foi simpática para a equipa minhota, que acabou com três amarelados. Artur Jorge 'castigou' a indisciplina e a falta de rendimento desses jogadores com alterações no intervalo, que acabaram por trazer novidade à equipa. 

A equipa reagiu, atirou à barra pelo pé de Ricardo Horta e, depois de tanto ameaçar, chegou ao golo. Pepe quis cortar um lance perigoso e acabou por fazer autogolo, um golo que assustou Sérgio Conceição. A equipa baixava o ritmo e a estrutura, defendia mais perto da baliza e deixava o adversário ter mais bola, o que poderia ser perigoso.

Numa fase de perigo constante, os dragões chegaram ao golo que tranquilizou a equipa. Era um golo que o FC Porto precisava para segurar o adversário e marcou-o da melhor forma possível. Taremi voltou a estar em grande plano ao fazer um túnel ao defesa minhoto e entregando a Pepê.

O momento do Sp. Braga não era o melhor e pior ficou quando Matheus, dentro dos 10 minutos finais, viu o vermelho direto. O guardião fez falta sobre Taremi de forma bastante imprudente, um sinal de desfoco dos arsenalistas na partida. Erros destes trazem sempre consequências, como o quarto golo do FC Porto. Galeno arrumou as contas de um jogo que vai obrigar a uma reflexão de Artur Jorge e dos jogadores do Sp. Braga.

A resposta não podia ter sido melhor. De volta às vitórias, de volta aos golos, de volta ao jogo em equipa, com a volta de Pepe e Otávio, o FC Porto relançou-se na corrida rumo ao topo da tabela. Apenas dois pontos afastam, de forma provisória, o campeão nacional do Benfica, que vai defrontar o Vitória SC nesta jornada. Já o Sp. Braga escorregou pela primeira vez na I Liga. O percurso pleno de vitórias desde a segunda jornada do campeonato foi travado pelos dragões.

Momento do jogo: O primeiro golo do FC Porto. Abriu o caminho para a vitória, tanto que foi seguido imediatamente pelo 2-0. Até então, o Sp. Braga preocupou os dragões, tendo 'amansado' com o golo sofrido.

Onzes iniciais

FC Porto: Diogo Costa; Rodrigo Conceição, Pepe, David Carmo, Wendell; Uribe, Eustáquio, Pepê, Bruno Costa; Taremi, Evanilson.

Sp. Braga: Matheus; Fabiano, Tormena, Niakaté, Sequeira; Al Musrati, André Horta; Iuri Medeiros, Ricardo Horta; Banza, Abel Vitinha.

Antevisão

FC Porto e Sp. Braga defrontam-se na noite desta sexta-feira. O prato-forte da oitava jornada da I Liga terá o Estádio do Dragão como palco.

O campeão nacional vem de um empate frustrante contra o Estoril, que voltou a atrasar a equipa de Sérgio Conceição na corrido ao topo da tabela da I Liga. Já os minhotos seguem numa caminhada imparável, sem qualquer derrota e com apenas um empate na prova, frente ao Sporting.

A partida tem apito inicial agendado para as 21h15 desta sexta-feira e poderá acompanhar a par e passo as incidências desse jogo aqui no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Há batalha no Dragão. Os onzes prováveis para o FC Porto-Sp. Braga

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório