Meteorologia

  • 07 DEZEMBRO 2022
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 16º

Morita 'abre o livro' e indica o caminho da vitória ao Sporting

Internacional japonês contribuiu com um golo e uma assistência para o triunfo leonino sobre o Gil Vicente.

Morita 'abre o livro' e indica o caminho da vitória ao Sporting

A pausa para compromissos internacionais fez bem ao Sporting, que, ao início da noite desta sexta-feira, recebeu e bateu o Gil Vicente, por 3-1, deixando, assim, para trás a derrota sofrida na visita ao Boavista, na passada jornada.

Hidemasa Morita desfez o nulo, aos 16 minutos, e, aos 22, assistiu Pedro Gonçalves com um passe de nota artística. Já no segundo tempo, foi a vez de Rochinha fazer o gosto ao pé e selar o resultado final.

Morita desfez a teia

O Sporting entrou em campo sabendo de antemão que estava proibido de cometer mais ‘deslizes’ se queria manter-se na luta pelos lugares cimeiros da I Liga, e não demorou em instalar-se no meio-campo do Gil Vicente.

O clima de festa, em Alvalade, começou a desenhar-se logo aos 11 minutos, quando Paulinho colocou a bola no fundo das redes. O lance foi anulado pelo VAR, mas os leões não desanimaram, e, apenas cinco minutos depois, marcaram mesmo, por Hidemasa Morita.

Ainda os adeptos estavam a sentar-se, novamente, quando o internacional japonês lhes dava mais motivos para aplaudir. Desta feita, com um brilhante passe de calcanhar para Pedro Gonçalves, que tirou Lucas Cunha do caminho e atirou para o 2-0.

Os verde e brancos tinha encontrado forma de desfazer a teia montada por Ivo Vieira, e exploraram-na vezes sem conta, ainda que com menos eficácia. Do outro lado, o inevitável Fran Navarro dispôs de duas oportunidades claras, mas não as soube aproveitar.

Adán segurou, Rochinha ‘matou’

A segunda parte contou com um arranque ‘diabólico’, e, ao fim de 17 minutos, havia já três oportunidades a relatar, a primeira das quais pertencendo ao Sporting, que culminou com um remate de Pedro Gonçalves em área perigosa, que passou por cima do alvo.

O Gil Vicente respondeu, por intermédio de Murilo, que atirou para uma defesa atenta de Antonio Adán. Finalmente, aos 62 minutos, Francisco Trincão marcou mesmo, mas o VAR voltou a entrar em ação e a interromper os festejos, por posição irregular.

Até final, ainda houve tempo para Rúben Amorim ‘sacar um coelho da cartola’. Rochinha entrou aos 78 minutos, para o lugar de Paulinho, e, apenas quatro minutos depois, marcou. O golo de honra dos visitantes surgiu nos descontos, pelos pés de Fran Navarro.

Feitas as contas, com este triunfo, o Sporting passa a somar 13 pontos e ascende, provisoriamente, à sétima jornada da I Liga, deixando para trás o Estoril, que ainda vai visitar o Desportivo de Chaves. Já o Gil Vicente, é décimo classificado, com nove pontos.

Momento do jogo: Se o golo de Hidemasa Morita, aos 16 minutos, abalou a confiança do Gil Vicente, o segundo, da autoria de Pedro Gonçalves, aos 22, pareceu fazer desabar todas as esperanças que os homens de Ivo Vieira poderiam ter noutro resultado.

Onzes

Sporting: Adán; Ricardo Esgaio, Marsà, Matheus Reis, Gonçalo Inácio, Nuno Santos; Ugarte, Morita; Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Paulinho.

Gil Vicente: Andrew; Danilo, Lucas, Tomás Araújo, Rúben Fernandes, Adrían Marín; Vítor Carvalho, Fujimoto; Kevin, Murilo e Fran Navarro.

Antevisão

Encerrada que está a paragem para compromissos internacionais, é hora de recentrar atenções na I Liga. Mais concretamente, na oitava jornada, que arranca já esta sexta-feira, um embate entre Sporting e Gil Vicente.

Uma das principais incógnitas passa por saber que Sporting se irá apresentar em campo, em Alvalade. Aquele que lidera o Grupo D da Liga dos Campeões? Ou aquele que, esta temporada, já foi derrotado por Boavista, Desportivo de Chaves e FC Porto?

Pela frente, o conjunto orientado por Rúben Amorim terá o Gil Vicente, equipa que soma nove pontos ao cabo de sete rondas (apenas menos um do que os leões), e que irá procurar dar mais um passo no sentido da manutenção no principal escalão do futebol português.

O Sporting-Gil Vicente será ajuizado por Tiago Martins, árbitro da Associação de Futebol de Lisboa, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 19h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sporting-Gil Vicente: Leões querem esquecer deslize no Bessa

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório