Morita 'abre o livro' e indica o caminho da vitória ao Sporting

Internacional japonês contribuiu com um golo e uma assistência para o triunfo leonino sobre o Gil Vicente.

Sporting CP v Gil Vicente - Liga Portugal Bwin

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
30/09/2022 20:56 ‧ 30/09/2022 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

I Liga

A pausa para compromissos internacionais fez bem ao Sporting, que, ao início da noite desta sexta-feira, recebeu e bateu o Gil Vicente, por 3-1, deixando, assim, para trás a derrota sofrida na visita ao Boavista, na passada jornada.

Hidemasa Morita desfez o nulo, aos 16 minutos, e, aos 22, assistiu Pedro Gonçalves com um passe de nota artística. Já no segundo tempo, foi a vez de Rochinha fazer o gosto ao pé e selar o resultado final.

Morita desfez a teia

O Sporting entrou em campo sabendo de antemão que estava proibido de cometer mais ‘deslizes’ se queria manter-se na luta pelos lugares cimeiros da I Liga, e não demorou em instalar-se no meio-campo do Gil Vicente.

O clima de festa, em Alvalade, começou a desenhar-se logo aos 11 minutos, quando Paulinho colocou a bola no fundo das redes. O lance foi anulado pelo VAR, mas os leões não desanimaram, e, apenas cinco minutos depois, marcaram mesmo, por Hidemasa Morita.

Ainda os adeptos estavam a sentar-se, novamente, quando o internacional japonês lhes dava mais motivos para aplaudir. Desta feita, com um brilhante passe de calcanhar para Pedro Gonçalves, que tirou Lucas Cunha do caminho e atirou para o 2-0.

Os verde e brancos tinha encontrado forma de desfazer a teia montada por Ivo Vieira, e exploraram-na vezes sem conta, ainda que com menos eficácia. Do outro lado, o inevitável Fran Navarro dispôs de duas oportunidades claras, mas não as soube aproveitar.

Adán segurou, Rochinha ‘matou’

A segunda parte contou com um arranque ‘diabólico’, e, ao fim de 17 minutos, havia já três oportunidades a relatar, a primeira das quais pertencendo ao Sporting, que culminou com um remate de Pedro Gonçalves em área perigosa, que passou por cima do alvo.

O Gil Vicente respondeu, por intermédio de Murilo, que atirou para uma defesa atenta de Antonio Adán. Finalmente, aos 62 minutos, Francisco Trincão marcou mesmo, mas o VAR voltou a entrar em ação e a interromper os festejos, por posição irregular.

Até final, ainda houve tempo para Rúben Amorim ‘sacar um coelho da cartola’. Rochinha entrou aos 78 minutos, para o lugar de Paulinho, e, apenas quatro minutos depois, marcou. O golo de honra dos visitantes surgiu nos descontos, pelos pés de Fran Navarro.

Feitas as contas, com este triunfo, o Sporting passa a somar 13 pontos e ascende, provisoriamente, à sétima jornada da I Liga, deixando para trás o Estoril, que ainda vai visitar o Desportivo de Chaves. Já o Gil Vicente, é décimo classificado, com nove pontos.

Momento do jogo: Se o golo de Hidemasa Morita, aos 16 minutos, abalou a confiança do Gil Vicente, o segundo, da autoria de Pedro Gonçalves, aos 22, pareceu fazer desabar todas as esperanças que os homens de Ivo Vieira poderiam ter noutro resultado.

Onzes

Sporting: Adán; Ricardo Esgaio, Marsà, Matheus Reis, Gonçalo Inácio, Nuno Santos; Ugarte, Morita; Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Paulinho.

Gil Vicente: Andrew; Danilo, Lucas, Tomás Araújo, Rúben Fernandes, Adrían Marín; Vítor Carvalho, Fujimoto; Kevin, Murilo e Fran Navarro.

Antevisão

Encerrada que está a paragem para compromissos internacionais, é hora de recentrar atenções na I Liga. Mais concretamente, na oitava jornada, que arranca já esta sexta-feira, um embate entre Sporting e Gil Vicente.

Uma das principais incógnitas passa por saber que Sporting se irá apresentar em campo, em Alvalade. Aquele que lidera o Grupo D da Liga dos Campeões? Ou aquele que, esta temporada, já foi derrotado por Boavista, Desportivo de Chaves e FC Porto?

Pela frente, o conjunto orientado por Rúben Amorim terá o Gil Vicente, equipa que soma nove pontos ao cabo de sete rondas (apenas menos um do que os leões), e que irá procurar dar mais um passo no sentido da manutenção no principal escalão do futebol português.

O Sporting-Gil Vicente será ajuizado por Tiago Martins, árbitro da Associação de Futebol de Lisboa, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 19h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sporting-Gil Vicente: Leões querem esquecer deslize no Bessa

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Di María "agradecido" a Lisboa e a Portugal no adeus ao Benfica

Benfica

Di María "agradecido" a Lisboa e a Portugal no adeus ao Benfica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

"Ato de classe". Gestos de Alonso e Hülkenberg marcaram GP da Áustria

Fórmula 1

"Ato de classe". Gestos de Alonso e Hülkenberg marcaram GP da Áustria

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas