Meteorologia

  • 01 DEZEMBRO 2022
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 15º

"Nunca chamei um jogador para fazer número"

Selecionador nacional fez a conferência de imprensa prévia ao duelo ibérico com a Espanha.

"Nunca chamei um jogador para fazer número"
Notícias ao Minuto

13:09 - 26/09/22 por Notícias ao Minuto

Ao Minuto Desporto Fernando Santos

Fernando Santos, selecionador nacional, fez esta segunda-feira a conferência de imprensa de antevisão ao duelo ibérico contra a Espanha, jogo a contar para a sexta e última jornada da fase de grupos da Liga das Nações

Destacando que tem todos os 25 jogadores à disposição, o selecionador nacional falou do espírito de família que se vive na equipa das quinas, frisando que tem confiança em todos os jogadores que tem nos eleitos.

Sobre o jogo com a Espanha, o técnico português disse esperar um jogo difícil contra um adversário de qualidade, mas deixou a garantia de que a equipa portuguesa vai entrar em campo para conquistar os três pontos.

Fique com o essencial das declarações de Fernando Santos e Danilo.

Leia Também: Fernando Santos com todo o grupo à disposição antes do duelo ibérico

Preocupações com o relvado em Braga

Rodrigo Querido | há 1 mês

Fernando Santos: Espero que esteja bom. Quer eu, quer o Luís optámos por não treinar no relvado. Para preservar. Há lá muitos homens a trabalhar para pôr o relvado em questão. Para estas duas equipas é importante ter um campo em condições.

Críticas ao estilo de jogo de Portugal

Rodrigo Querido | há 1 mês

Fernando Santos: É normal. Vai sempre criticar-se. Quando o Luís Enrique ganhava e jogava bem, toda a gente dizia que era o maior. Quando se perde, já não é. É assim nas seleções e nos clubes e em todo o Mundo.

Cristiano Ronaldo motivou trabalho específico?

Rodrigo Querido | há 1 mês

Fernando Santos: Não. Pausa de dois dias. Não obrigou a nada. Em termos de habitat natural, acho que quando se está no que se sente que é uma missão, todos estão confortáveis. É um ambiente confortável, é como estar em casa. Nesse aspeto não há nada. Percebo a pergunta, mas o que encerra é isto e não mais do que isso. Todos os que cá estão e gostariam de cá estar... Não é no Qatar, é aqui mesmo. O que forem vão-se sentir bem, os que não forem, se calhar vão sentir alguma injustiça. Este é um ciclo que aconteceu muitas vezes. Desde 2014, entraram muitos e saíram muitos. O Mário Rui teve um período sem cá vir, mas chegou cá como se estivesse sempre estado cá. Confio nele. É assim. Todos se sentem confortáveis. É uma espécie de lar. Somos uma família num bom sentido da palavra.

Espera uma Espanha ferida no orgulho após a derrota?

Rodrigo Querido | há 1 mês

Fernando Santos: É igual. É uma equipa com grande maturidade, jogadores de enorme qualidade. A Espanha sabe jogar para ganhar e vem aqui para fazer isso. Agora, vão querer demonstrar ao seu país a sua capacidade. Se é a isso que chamamos ferida, espero que continuem feridos.

Profundidade de opções na equipa

Rodrigo Querido | há 1 mês

Fernando Santos: A confiança nos jogadores mostro-a quando os convoco. Convoco porque tenho confiança neles. Quer dizer que podem jogar a qualquer momento. A cada jogo vou decidir perante o jogo o que é melhor, se é um jogador mais assim ou assado. Não tem que ver com o que sei da qualidade deles. Se achasse que não tinham qualidade para jogar na seleção haveria algo de errado. Nunca chamei um jogador para fazer número. É como nos clubes. Durante uma época há uns que vão jogar mais e outros menos.

Europeus atrás de Argentina e Brasil para o Mundial'2022

Rodrigo Querido | há 1 mês

Fernando Santos: Amanhã jogamos com a Espanha. Não vou falar do Campeonato do Mundo. Percebo a pergunta, mas tem de me fazer a pergunta no momento certo. Estou aqui hoje para falar do jogo com a Espanha. Quando for para falar do Campeonato do Mundo, falo.

Peso de chegar à final four da prova

Rodrigo Querido | há 1 mês

Fernando Santos: O que significa? Motivação. Chegar a uma fase final é motivante. Agora, pressão? Acham que podemos ter mais pressão do que já temos? Estes jogadores jogam sempre para ganhar, para serem campeões. Esta seleção joga sempre para ganhar. Sabemos viver bem com a pressão, porque temos tido resultados.

É mais fácil jogar contra a Espanha estando em primeiro ou segundo?

Rodrigo Querido | há 1 mês

Fernando Santos: Penso que é igual. A Espanha joga sempre para ganhar. Esta seleção é igual há anos, tem sempre o mesmo padrão de jogo. Nunca vi a Espanha jogar de forma diferente porque tem de ganhar ou não, por este ou aquele resultado. E Portugal tem sempre de jogar da mesma forma. Espanha joga num 4x3x3 clássico e temos de entender isto. Temos de evoluir sempre na nossa forma de jogar.

Vai mexer na equipa?

Rodrigo Querido | há 1 mês

Fernando Santos: Questões físicas não temos. Danilo pediu por precaução, fez muito bem e não tinha de pedir desculpa. O João Félix estava em dúvida para este jogo, mas tem treinado muito bem, não apresenta qualquer limitação. Dois jogadores têm de ficar de fora, não posso fazer nada. Vão jogar 11, é o futebol. Mostro a minha confiança quando convoco os jogadores, com base na certeza que têm qualidade para jogar, não tem a ver com quem joga. Agora, não podem jogar todos porque não é possível.

Dois resultados possíveis para se qualificar. O que isso muda?

Rodrigo Querido | há 1 mês

Fernando Santos: Vivemos sempre neste ciclo. Há três dias Portugal tinha de ganhar os dois jogos para se qualificar porque a Espanha ia ganhar. Quero é os jogadores focados porque assim estão mais perto da vitória. Se nos focarmos bem naquilo em que temos de fazer, perante qualquer adversário, seja qual for o nome, estamos mais perto de chegarmos onde queremos. Espanha é, tal como o Danilo disse, uma equipa que tem o seu padrão e não vai mudar em nada. Temos de ser humildes porque sabemos do nosso potencial, agressivos e focar-nos no que temos de fazer bem. Não vamos atrás do resultado, o jogo depois dirá isso. Pensar isso antes era irreal. Vamos jogar como sempre jogámos.

Fala agora Fernando Santos

Rodrigo Querido | há 1 mês

Danilo Pereira acabou de falar aos jornalistas e vai falar Fernando Santos.

Novos nomes a surgirem como defesas centrais

Rodrigo Querido | há 1 mês

Danilo Pereira: Portugal é sempre uma seleção que tem jogadores de qualidade em vários setores. É óbvio que não vão surgir sempre grandes jogadores em várias posições, vai ser em mais umas do que outras. Têm aparecido nomes com muita qualidade. Acerca do Tiago Djaló, é um miúdo que está a crescer bem no Lille, tem feito muitos jogos e tendo a sua oportunidade vai demonstrar que tem qualidade para estar a este nível.

Problemas físicos no final do jogo com a Chéquia. Está recuperado?

Rodrigo Querido | há 1 mês

Danilo Pereira: Tinha levado uma pancada no joelho direito e ficou a doer-me a perna. Como o jogo já estava praticamente no fim, decidi não arriscar e pedi a substituição, num contexto um pouco desfavorável e que deu origem a uma coisa um pouco chata. Estou bem fisicamente e preparado.

O que espera do jogo com a Espanha?

Rodrigo Querido | há 1 mês

Danilo Pereira: Espero a Espanha ofensiva. Uma equipa com ideias assimiladas e uma ideia que toda a gente conhece. Temos dois resultados possíveis, mas isso não nos impede de apontar ao resultado que nos interessa, que é ganhar e passar. Tendo dois resultados possíveis isso não nos vai impedir de nos focarmos na vitória.

Melhor está para vir?

Rodrigo Querido | há 1 mês

Danilo Pereira: Ouvi as declarações do míster. É um homem que dá confiança. Dá-nos muita liberdade para acreditar e para assimilar as ideias que tem para nos incutir. Acho que esse é o ponto forte do que temos feito desde a sua chegada. Confiando no que diz e tendo a certeza de que está certo, podemos atingir coisas muito grandes.

Fernando Santos e Danilo entram na sala de imprensa

Rodrigo Querido | há 1 mês

Vai começar a conferência de imprensa de Fernando Santos e Danilo Pereira. O defesa-central é o primeiro a falar aos jornalistas.

Danilo Pereira é o escolhido para falar aos jornalistas

Rodrigo Querido | há 1 mês

Para além do selecionador nacional Fernando Santos, também Danilo Pereira falará aos jornalistas nesta antevisão ao duelo ibérico contra a Espanha.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório