Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

A força de Schmidt. Registo imaculado dispara valor do plantel do Benfica

Emblema da Luz passou a ser a equipa mais valiosa do campeonato, estatuto que pertencia ao FC Porto no início da temporada.

A força de Schmidt. Registo imaculado dispara valor do plantel do Benfica

O Benfica arrancou a época 100% vitorioso e já leva 13 vitórias consecutivas, sendo estes números que também ajudam a potenciar outros valores do clube.

De acordo com o portal Transfermarkt, as águias passaram a ser a equipa mais valiosa do mercado na I Liga, atualmente no valor de 260,30 milhões de euros, com uma subida de 7,2% face ao valor de 242,80 milhões apresentado no início do mês de setembro.

Nessa altura, o FC Porto posicionava-se no topo da lista, com 245,75 milhões de euros, mas viu o rival Benfica trocar-lhe as voltas nesse capítulo, principalmente tendo em conta a forma como o registo 'imaculado' de Schmidt tem ajudado a valorizar os ativos do clube individualmente. 

Os 35 golos marcados, os seis golos sofridos, as fortes movimentações do verão, as reviravoltas e as entradas determinantes ao longo do jogo acabam também por 'espelhar' este crescimento do Benfica enquanto equipa.

  Valor no início de setembro Valor atual Diferença percentual
Benfica 242,80 milhões 260,30 milhões 7,2%
FC Porto 245,75 milhões 256,50 milhões 4,4%
Sporting 217,80 milhões 229,80 milhões 5,5%

Gonçalo Ramos e companhia

Recorrendo aos dados do mesmo portal relativos aos jogadores com as maiores valorizações do campeonato português em 2022, encontramos quatro nomes dos encarnados entre os sete jogadores que abrem a lista, com particular destaque para o reforço Enzo Fernández e o português Gonçalo Ramos.

Após ter sido muito cobiçado no mercado de verão, o avançado, que recentemente foi chamado por Fernando Santos para a seleção nacional, teve uma valorização de 12 milhões de euros, traduzindo-se nos atuais 20 milhões, o que equivale a uma subida de 150%.

Ainda assim, houve quem fizesse melhor. O reforço argentino, por exemplo, subiu 300% face ao valor anterior de 5 milhões de euros, algo que o coloca, atualmente, com os mesmos 20 milhões de euros de valor de mercado que o colega Gonçalo Ramos.

Mas os nomes não ficam só por aqui. Também Fredrik Aursnes e Morato surgem bem posicionados na lista, principalmente no caso do médio norueguês, que entrou em 2022 a valer 2 milhões de euros e viu esse valor aumentar 500% para os atuais 12 milhões.

Já Morato, que se encontra na Luz desde 2019, afirmou-se no eixo da defesa encarnada e dobrou o valor de 7,5 para 15 milhões de euros.

Estes acabam por ser valores que demonstram a forma como o trabalho de Roger Schmidt no Benfica tem ajudado o clube a valorizar-se cada vez mais no mercado, tal como algumas referências individuais assim o vão ditando com a evolução ao longo dos últimos tempos.

Leia Também: Seixal vira 'campo de testes' para os menos utilizados de Roger Schmidt

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório