A estação televisiva britânica BBC revelou, esta quarta-feira, um áudio relativo a uma conversa que David Ibbotson, piloto do avião que matou Emiliano Sala, teve com um amigo horas antes da fatídica viagem a na qual o homem, na altura com 59 anos, admitiu que a aeronave não estava em condições.
Numa chamada telefónica para outro piloto, Ibbotson disse que "o avião não era confiável" e que iria "usar o meu colete salva-vidas" na viagem entre entre Nantes, em França, e Cardiff, no País de Gales, uma ligação que não chegou ao seu destino porque o avião se despenhou no Canal da Mancha.
"Normalmente eu coloco o meu colete salva-vidas entre os assentos, mas amanhã vamos vestir o colete, de certeza", afirmou Ibbotson durante a chamada, sublinhando que o tinham confiado para ir buscar o jogador num "Mirage problemático".
Nessa mesma chamada, David Ibbotson confessou ter ouvido um estrondo na aeronave no voo anterior.
"Estava a meio do Canal da Mancha e ouvi um 'bang'. Não sabia o que estava a acontecer. Aproveitar para analisar tudo, verifiquei meus parâmetros. Como estava tudo bem, continuei a voar. Mas isso chamou-me a atenção", afirmou Ibbotson na chamada com o amigo, revelando ainda que o pedal do travão esquerdo não estava a funcionar. "Esta aeronave tem que voltar para o hangar. É uma aeronave muito pouco confiável", disse.
Ainda de acordo com a BBC, Emiliano Sala também expressou o seu receio num áudio enviado a amigos chegados, dando a entender estar "com medo" e que o avião parecia "estar a desmoronar-se". "Não sei se alguém me vai procurar porque não vai me encontrar", disse Sala aos seus amigos sobre um possível acidente.
Emiliano Sala morreu aos 28 anos, num acidente de avião, que desapareceu dos radares na noite de 21 de janeiro, sobre o Canal da Mancha, pouco tempo depois de se ter transferido do clube francês para o Cardiff, que então disputava a Liga inglesa.
O corpo do avançado argentino foi encontrado nos destroços do avião e recuperado em 7 de fevereiro, mais de duas semanas após o desaparecimento da aeronave, perto na ilha de Guernsey.
Leia Também: TAS confirma que Cardiff tem de pagar 6 milhões ao Nantes por Sala