Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Amorim aziou no Dragão e Sporting sai goleado do Clássico com o FC Porto

Erros defensivos marcaram a primeira derrota da época dos verde e brancos, que ficam agora a cinco pontos do campeão nacional.

Amorim aziou no Dragão e Sporting sai goleado do Clássico com o FC Porto
Notícias ao Minuto

22:29 - 20/08/22 por Rodrigo Querido

Desporto I Liga

O FC Porto sorriu este sábado e conquistou a vitória no primeiro Clássico da temporada, goleando o Sporting, por 3-0, em jogo a contar para a terceira jornada da competição.

Evanilson, Uribe e Galeno marcaram os golos de uma partida em quem Rúben Amorim acabou por sair mais aziado do que Sérgio Conceição. Erros defensivos dos leões, uma expulsão de Pedro Porro e duas grandes penalidades não ajudaram à tarefa dos verde e brancos.

Filme do jogo:

Sérgio Conceição e Rúben Amorim tiveram de mexer nas equipas iniciais para este encontro. O técnico portista surpreendeu ao colocar no onze inicial o português Bruno Costa, que rendeu o lesionado Grujic. Já Morita ocupou o lugar de Matheus Nunes nos leões.

E foi mesmo dos pés do internacional japonês que saiu o primeiro lance de perigo do encontro. O médio recebeu a bola dentro da área e atirou com força ao poste da baliza de Diogo Costa, tendo ficado muito perto de inaugurar o marcador neste Clássico. O guarda-redes dos azuis e branco estava batido.

Este foi o primeiro sinal do que seria esta partida. A primeira meia hora foi jogada a grande intensidade, com muita pressão de parte a parte, mas sem grandes oportunidades para golo. Destaque apenas para um lance, aos 25 minutos, em que Otávio ficou a pedir penálti por falta de Neto, mas o árbitro Nuno Almeida nada assinalou após ouvir o vídeo-árbitro.

Sempre a ritmo elevado, a reta final do primeiro tempo contou com muitos amarelos para as duas equipas e com o primeiro golo no Estádio do Dragão, numa altura em que o FC Porto pressionava mais. Foi aos 43 minutos que o nulo foi quebrado. João Mário cruzou na direita, Taremi desviou a bola e chocou com Adán, que fica caído. Evanilson acaba por recolher o esférico e atirou para o fundo das redes leoninas para gáudio dos adeptos portistas.

O Sporting não acusou o golo sofrido e teve duas hipóteses de igualar o jogo ainda no primeiro tempo, mas Diogo Costa negou estes festejos com duas grandes defesas. Primeiro, foi Trincão que respondeu a um cruzamento de Matheus Reis e atirou para uma intervenção estrondosa do internacional português. Depois, e na sequência de um canto, Gonçalo Inácio cabeceou para defesa apertada de Diogo Costa que, depois, reagiu a tempo de impedir Coates de fazer a recarga.

Erros atrás de erros. Golo cortado com a mão e Adán azarado

No reatamento do encontro, a equipa de Alvalade voltou determinada em conseguir o empate. Pedro Porro foi o primeiro a tentar a sorte num remate cruzado, chutando forte de fora da área ao lado. Depois, Diogo Costa voltou a estar em evidência ao socar um cruzamento de Matheus Reis que ia na direção da baliza. Trincão não conseguiu segurar a bola na área.
 
Os verde e brancos estavam a conseguir encostar o FC Porto mais atrás, mas uma grande asneirada de Pedro Porro deitou todo esse esforço a perder, num lance que terminou com o segundo golo dos dragões neste Clássico, aos 78'.

Tudo começou numa grande jogada de Pepê. Depois de uma assistência do brasileiro para Eustáquio, a bola acaba por chegar a Galeno que cabeceou para a baliza onde Porro evitou o golo com a mão. Nuno Almeida não esteve com meias medidas e apontou desde logo para a marca de grande penalidade, expulsando ainda o espanhol. Chamado a converter o castigo máximo, o colombiano Uribe bateu Adán e fez o primeiro golo da época.

Com a equipa reduzida a dez unidades, o Sporting tentou reduzir as contas e Fatawu, lançado para os minutos finais, apareceu isolado na área, mas rematou contra o corpo de Diogo Costa. Não marcou o clube de Alvalade, marcou de novo o FC Porto e outra vez de penálti. António Adán derrubou na área Galeno e Nuno Almeida não teve dúvidas. Chamado a converter, o ex-Sp. Braga atirou fortíssimo para o fundo das redes e marcou o primeiro da época.

Nos descontos do segundo tempo, o reforço dos portistas Gabriel Verón ainda colocou a bola no fundo das redes de Adán, mas Nuno Almeida anulou o lance por falta sobre o jovem Fatawu.

Encerrado o primeiro Clássico da época, o FC Porto fez 'três em linha' e somou a terceira vitória da temporada, liderando provisoriamente a tabela com nove pontos. Já o Sporting é sexto classificado com quatro pontos.

Momento do jogo: A expulsão de Pedro Porro e consequente penálti marcado por Uribe quase entregou o jogo ao FC Porto. O Sporting tentou reagir, mas uma nova grande penalidade acabou com as esperanças leoninas.

Pré-jogo

0' - Equipas recolhem aos balneários instantes antes do apito inicial.

0' - Estádio do Dragão já está praticamente cheio, quando faltam cerca de 20 minutos para o início da partida.

0' - Jogadores do Sporting assobiados no momento de iniciar o aquecimento.

0' - Equipa do FC Porto muito aplaudida aquando da entrada em campo.

0' - Guardiões do Sporting também já se encontram no relvado do Dragão.

0' - Guardiões do FC Porto sobem ao relvado para iniciar os primeiros exercícios.

0' - Jogadores já fizeram o reconhecimento ao relvado do jogo desta noite.

Equipas iniciais:

FC Porto :Diogo Costa; João Mário, Pepe, Marcano e Zaidu; Otávio, Bruno Costa, Uribe e Pepê; Taremi e Evanilson.

Suplentes: Cláudio Ramos, David Carmo, Veron, Galeno, Namaso, André Franco, Wendell, Toni Martínez e Eustáquio.

Sporting: Adán; Neto, Coates e Gonçalo Inácio; Porro, Ugarte, Morita e Matheus Reis; Trincão, Edwards e Pedro Gonçalves

Suplentes: Franco Israel, St. Juste, Esgaio, Nazinho, Nuno Santos, Mateus Fernandes, Rochinha, Fatawu e Rodrigo Ribeiro.

Antevisão:

FC Porto e Sporting protagonizam este sábado o primeiro Clássico da temporada da I Liga, num encontro que se prevê de alta intensidade e emoções fortes do primeiro ao último apito.

De um lado estará um FC Porto quase na máxima força, e do outro estará um Sporting que se apresentar no Dragão sem Matheus Nunes, transferido para o Wolverhampton e um dos motores da equipa nas últimas temporadas.

O Estádio do Dragão estará lotado para aquele que é o jogo de cartaz da terceira ronda do campeonato português. Uma vitória dos azuis e brancos deixa, desde já, o Sporting a cinco pontos da liderança, ao passo que um triunfo dos leões deixa os homens de Rúben Amorim à frente do rival.

A partida, que tem apito inicial agendado para as 20h30, no Estádio do Dragão, no Porto, será dirigida pelo árbitro Nuno Almeida, da Associação de Futebol do Algarve, e poderá acompanhar as principais incidências da mesma na página do Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório