Powered bySolverde
Disclaimer

De 'pistola' na mão e Champions na mira. As notas do Dínamo Kyiv-Benfica

Gonçalo Ramos voltou a dizer 'presente' no jogo que deixou os encarnados à beira de garantir o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Dynamo Kyiv v SL Benfica - UEFA Champions League Play-Off First Leg

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
18/08/2022 08:04 ‧ 18/08/2022 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Análise

O Benfica está perto, muito perto de assegurar o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, depois do triunfo conquistado sobre o Dínamo Kyiv, por 2-0, na primeira mão do playoff, disputada no estádio Miejski Wladyslawa Króla, na cidade polaca de Lodz.

Os encarnados foram, durante parte significativa da partida, a força dominante, e arrancam, assim, um resultado que permite a Roger Schmidt encarar o segundo 'round, que terá lugar no estádio da Luz, com toda uma outra tranquilidade.

O primeiro golo da noite teve a assinatura de Gilberto, logo aos nove minutos. Ainda antes do tempo para o intervalo, foi a vez de Gonçalo Ramos (quem mais?) fazer o gosto ao pé e selar, desta maneira, o triunfo diante do adversário ucraniano.

Com o triunfo bem encaminhado, as águias limitaram-se a gerir, no segundo tempo... e por pouco não pagaram caro. Valeu Odysseas Vlachodimos, que, com duas defesas de alto nível de dificuldade, manteve o nulo no marcador.

Benfica e Dínamo Kyiv voltam a medir forças, na caminhada para a prova milionária, já na próxima semana. O reencontro está agendado para terça-feira, 23 de agosto, a partir das 20h00 (hora de Portugal Continental), na capital lusa.

Figura

Mais um grande jogo de Gonçalo Ramos, uma figura preponderante desta equipa do Benfica, com e sem bola. ‘Segurou’ a defesa adversária no primeiro golo, e atirou ele próprio para o fundo das redes, no segundo. Leva já cinco tentos em tantas outras partidas da nova temporada, o que levanta dúvidas quanto aos motivos da suposta vontade dos encarnados em negociá-lo.

Surpresa

Para quem já não jogava há quase duas semanas, devido a lesão, David Neres, que regressou diretamente para o onze titular, não deu qualquer indicação de que estivesse com falta de ritmo competitivo. Protagonizou inúmeras investidas perigosas, a fletir da direita para o centro, e ainda assistiu para o golo de Gonçalo Ramos.

Desilusão

Oleksandr Andriyevskyi foi a aposta de Mircea Lucescu para o lugar do castigado Sergiy Sydorchuk, mas esteve longe de colocar em campo a qualidade que o companheiro de equipa coloca. Denotou sérias deficiências técnicas, o que comprometeu, de sobremaneira, a construção de jogo do Dínamo Kyiv.

Treinadores

Mircea Lucescu: O treinador romeno já tinha admitido, na véspera que o Benfica tinha mais “qualidade” ao nível do plantel, e isso notou-se, ao longo dos 90 minutos. O plano estava lá, como comprovaram as (poucas) saídas perigosas para o ataque, com passes rápidos e de primeira. No entanto, a ‘tremedeira’ defensiva deitou tudo a perder.

Roger Schmidt: Desde cedo que ficou a sensação de que, com maior ou menor dificuldade, o Benfica iria conquistar uma vitória ‘sem espinhas’. A equipa colocou, como é habitual, vários jogadores no ataque, e as oportunidades foram-se sucedendo. O único ‘senão’ foi o espaço excessivo nas costas de Florentino Luís e Enzo Fernández, que originou alguns ‘calafrios’.

Árbitro

O alemão Feliz Zwayer não teve lances de grande dificuldade para assinalar, mas nem por isso assinou uma exibição livre de erros. Aos 30 minutos, poupou Artem Besedin de um cartão amarelo, por falta dura sobre Gilberto, e, aos 55, foi igualmente complacente com David Neres, por ‘pisadela’ sobre Vlad Dubinchak. Pelo meio, Rafa  Silva caiu na grande área e pediu penálti por falta de Denys Povo, mas, após consultar o VAR, o juiz nada assinalou.

Leia Também: Gonçalo Ramos (quem mais?) aproveitou 'asneira' ucraniana para marcar

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Como é que ainda não é proibido filmar e perseguir pessoas de luto?"

Diogo Jota

"Como é que ainda não é proibido filmar e perseguir pessoas de luto?"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas