Benfica derrota Dínamo Kyiv e coloca 'pé e meio' na Liga dos Campeões

Golos de Gonçalo Ramos e Gilberto adiantaram os encarnados no playoff de acesso à prova milionária.

Notícia

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
17/08/2022 21:49 ‧ 17/08/2022 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Liga dos Campeões

O Benfica deu, ao início da noite desta quarta-feira, um importante passo rumo à fase de grupos da Liga dos Campeões, ao derrotar o Dínamo Kyiv, no estádio Miejski Wladyslawa Króla, na cidade polaca de Lodz, por 2-0.

Gilberto e Gonçalo Ramos marcaram os golos que deixaram os encarnados numa posição privilegiada para garantir o apuramento para a prova milionária, antes do segundo ‘round’, que se disputará no estádio da Luz.

Bastou ‘meter o pé’ para fazer estragos

Roger Schmidt tinha dito, na véspera, que, apesar do favoritismo, o Benfica tinha de demonstrar que merecia estar na fase de grupos da Liga dos Campeões, e a equipa tratou de fazê-lo desde os instantes iniciais.

Os encarnados instalaram-se rapidamente no último terço do relvado, e, depois de Gonçalo Ramos ter dado o primeiro aviso, aos três minutos, quando atirou à malha lateral, aos sete, Gilberto não perdoou, e, com um potente remate, desfez o nulo.

O emblema ucraniano responde de imediato, com Artem Besedin a atirar para uma bela defesa de Odysseas Vlachodimos. Aos 34, voltou a ‘cheirar’ a golo, mas o ‘tiraço’ de Viktor Tsygankov passou a rasar o poste.

Quem não marca, arrisca-se a sofrer, e, ainda antes do apito para o intervalo, o ‘suspeito do costume’ voltou a fazer das suas. A defesa do Dínamo Kyev colocou ‘a pata na poça’ ao tentar sair para o ataque e deixou a bola em David Neres, que assistiu para o golo de Gonçalo Ramos.

Não se podia dizer que o Benfica estivesse a dominar de forma avassaladora, mas a sensação foi sempre de que bastava colocar um pouco mais intensidade, quer na pressão, quer na troca de bola, para desmontar o adversário.

Vlachodimos segurou a ‘almofada’

A intensidade da primeira parte não se transportou para a segunda, e, quer Benfica, quer Dínamo Kyiv, foram dando sinais de estarem já relativamente conformados com o resultado que o placard mostrava.

Com exceção de dois remates perigosos de Oleksandr Karavaev, homem chamado para entrar para o lugar de Viktor Tsyngakov, para um par de boas defesas de Odysseas Vlachodimos, pouco houve a registar no jogo entre portugueses e ucranianos.

O Benfica coloca, desta maneira, ‘pé e meio’ na fase de grupos da Liga dos Campeões. A segunda mão dos playoffs joga-se na próxima terça-feira, dia 23 de agosto, desta feita, no estádio da Luz, em Lisboa.

Momento do jogo: Qualquer esperança que o Dínamo Kyiv poderia ter em dar um passo rumo ao apuramento para a Liga dos Campeões ficou seriamente condicionada logo a partir dos nove minutos de jogo, quando Gilberto ‘disparou’ para o 1-0. Daí em diante, não mais o Benfica perdeu controlo do rumo dos acontecimentos.

Onzes

Dínamo Kyiv: Buschchan; Kedziora, Popov, Zabarnyi, Dubinchak; Andriyevskiy, Shepeliev, Shaparenko, Buyalskiy; Tsyngakov e Besedin.

Benfica: Vlachodimos; Gilberto; Morato, Otamendi, Grimaldo; Florentino Luís, Enzo Fernández, João Mário; David Neres, Rafa e Gonçalo Ramos.

Antevisão

É já esta quarta-feira que o Benfica se encontra, pela primeira vez, com o Dínamo Kyiv, aquele que é o derraradeiro obstáculo que resta aos homens de Roger Schmidt na caminhada rumo à fase final da Liga dos Campeões.

Este é um adversário de boa memória para os encarnados, que, em seis embates, somam quatro vitórias, um empate e uma derrota. A última partida entre ambos não teve lugar, de resto, assim há tanto tempo. Foi, mais concretamente, a 8 de dezembro de 2021.

Ainda sob as ordens de Jorge Jesus, o clube da Luz recebeu e bateu os ucranianos, por 2-0, graças aos golos assinados por Roman Yaremchuk e Gilberto, carimbando, desta maneira, o apuramento para os oitavos-de-final da prova milionária.

Agora, a história é outra, visto que, além de este ser o primeiro de dois jogos ao estilo 'mata-mata', terá lugar no Stadion Miejski Wladyslawa Króla, na cidade polaca de Lodz, uma vez que o adversário não pode jogar em casa, dada a invasão militar russa à Ucrânia.

O Dínamo Kyiv-Benfica será ajuizado pelo árbitro alemão Felix Zwayer, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Dínamo Kyiv-Benfica: Na Polónia, com vista para os milhões

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

A curiosa publicação de Iván Fresneda após o Benfica-Sporting

I Liga

A curiosa publicação de Iván Fresneda após o Benfica-Sporting

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3265
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3254
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3242
10Rio Ave3337
11Moreirense3236
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Sabe a diferença entre estes dois sinais? Atenção, pode custar-lhe caro

Trânsito

Sabe a diferença entre estes dois sinais? Atenção, pode custar-lhe caro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas