Powered bySolverde
Disclaimer

Arouca parte à procura de "equilíbrio" e três pontos na receção ao Gil

O Arouca tem a ambição de conquistar os primeiros pontos na I Liga portuguesa de futebol na receção ao Gil Vicente, apesar de o treinador, Armando Evangelista, reconhecer qualidade e motivação na formação gilista.

SL Benfica v FC Arouca - Liga Portugal Bwin

© Getty Images

Lusa
14/08/2022 15:46 ‧ 14/08/2022 por Lusa

Desporto

Armando Evangelista

Depois da derrota na visita ao Benfica (4-0), os arouquenses partem para a segunda jornada à procura de "entrosamento" entre o plantel que conta com 12 reforços, e com a ambição de vencer a equipa europeia de Ivo Vieira, que parte para o quarto jogo oficial, após ter goleado o Riga (4-0) na terceira eliminatória da Liga Conferência.

No entanto, Armando Evangelista não espera facilitismos ou gestão por parte da equipa de Ivo Vieira.

"Não acredito em 'tirar o pé do acelerador' numa competição ou jogo. Quando somos profissionais, todos os jogos contam e são momentos para somar. Não acredito que haja um jogador deles que vem para Arouca a pensar no jogo europeu, duvido que o Ivo [Vieira] permita isso, até numa fase destas tão prematura", disse.

Ao mesmo tempo, o histórico de confrontos entre os dois emblemas sorri para os arouquenses, que não perderam nenhum dos 10 jogos oficiais, embora Armando Evangelista tenha relativizado esse dado estatístico e sublinhou o crescimento dos barcelenses.

"A história vale o que vale. Neste momento, temos em mão um Gil Vicente europeu, motivado pelos resultados europeus e porque ganhou o primeiro jogo na I Liga. Face à boa época anterior, manteve praticamente a base [do ano passado] acabando por juntar dois ou três elementos que vieram acrescentar qualidade como o Boselli, Kevin Medina e Pedro Tiba", apontou.

Do outro lado, está um Arouca que mexeu de "forma mais profunda" no plantel e, por isso, à procura de "entrosamento, passar comportamentos e compreender" de que forma pode encontrar um maior equilíbrio para a exigência do campeonato.

"Há um período de aprendizagem que começou na pré-época e continua nestes primeiros jogos até encontrarmos a base que nos encontre o equilíbrio entre o processo ofensivo e defensivo. Estamos num processo já adiantado. A resposta que os jogadores têm dado e a forma como se têm entregado ao trabalho, dá-nos alento para acreditar que não vai ser fácil para o Gil Vicente. Perspetivo um bom jogo, intenso, com duas equipas a procurar ganhar", indicou.

Armando Evangelista tem também de lidar com a suspensão de Mateus Quaresma, expulso no Estádio da Luz, as ausências de Sema Velázquez, Nino Galovic, Pedro Moreira e David Simão, a recuperar de lesão, e de Oday Dabbagh.

O avançado palestiniano ainda não se apresentou no clube desde o fim da época transata, o técnico desconhece a situação e o diretor desportivo, Joel Pinho, recusou comentar se o jogador tinha apresentado justificação, em entrevista a um jornal local.

O técnico de 48 anos deixou ainda elogios "à disponibilidade que os jogadores [novos] têm demonstrado em trabalhar, aceitar e compreender o clube" e revelou-se "otimista" com o plantel para esta temporada.

"O Arouca é um clube da I Liga, mas é pequeno. Quem vem habituado de outras realidades tem um choque muito grande. Tem havido boa vontade de olhar para o clube sem notar os defeitos e saber conviver com eles. Isso é importante para que consigam focar-se o mais rápido possível no trabalho. Fomos felizes com os jogadores que contratamos", realçou.

O Arouca, 17.º classificado, sem pontos, recebe o Gil Vicente, sétimo, com três pontos, em encontro da segunda jornada da I Liga portuguesa, agendado para segunda-feira, às 18:00, no Estádio Municipal de Arouca, com arbitragem de Nuno Almeida, da Associação de Futebol do Algarve.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Morreu Peter Rufai, antigo guarda-redes do Farense

Óbito

Morreu Peter Rufai, antigo guarda-redes do Farense

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Sauber inaugurou base britânica da Audi para a Fórmula 1

Fórmula 1

Sauber inaugurou base britânica da Audi para a Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas