Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Para dançar nos eixos, Schmidt samba e corta no 'chocolate belga'

Defesa-central brasileiro agarrou com unhas e dentes a titularidade esta temporada, beneficiando da chegada tardia de Jan Vertonghen aos trabalhos de pré-época. Saída esteve em equação este verão, mas canarinho é agora um dos imprescindíveis de Roger Schmidt.

Para dançar nos eixos, Schmidt samba e corta no 'chocolate belga'
Notícias ao Minuto

07:55 - 12/08/22 por Rodrigo Querido

Desporto Benfica

O arranque de época no Benfica trouxe muitas mudanças. O novo treinador Roger Schmidt implementou um sistema tático diferente do que tinha sido usado por Jorge Jesus, e Nélson Veríssimo na temporada anterior, e que pede uma maior exigência aos defesas centrais.

Otamendi e Jan Vertonghen foram os jogadores que mais ocuparam o eixo defensivo das águias nas duas últimas temporadas, muito por culpa da grande experiência na alta roda do futebol europeu, mas o novo timoneiro das águias decidiu cortar com essa dupla de veteranos, muito por culpa do futebol de alta intensidade que as águias têm praticado neste início de época.

Nos três jogos oficiais realizados até agora, Roger Schmidt optou por colocar em campo o argentino Otamendi, capitão de equipa das águias, e Morato, que em 2021/22 estava remetido a um papel de terceiro central e até foi associado a uma possível mudança de ares neste mercado de verão.

Da putativa transferência à dupla de ferro com Otamendi

Depois de várias épocas de utilização intermitente na equipa principal das águias - era opção habitual na equipa B -, o canarinho apareceu a espaços na última temporada, nas ausências de Vertonghen e Otamendi ou quando Jesus apostava num esquema de três centrais.

Aproveitando a ausência de Vertonghen no início dos trabalhos de pré-época - o belga chegou mais tarde por estar a gozar um período de férias após participar nos jogos da seleção em junho -, Morato parece ter convencido o treinador alemão e ficou para trás a sua possível saída neste mercado.

Morato, tal como o Desporto ao Minuto deu conta nas últimas semanas, esteve na agenda dos franceses do Rennes, que avançaram, inclusive, com propostas concretas junto das águias. Contudo, o clube foi recusando as sucessivas investidas dos gauleses, e a verdade é que o jogador agarrou com unhas e dentes a titularidade.

Vertonghen da titularidade ao banco no último ano de contrato

Morato tem dado boa resposta ao lado de Otamendi e tudo leva a crer que se encontra, neste momento, à frente de Jan Vertonghen na luta por um lugar na equipa inicial. O belga terá, assim, de lutar muito por um lugar que já foi seu.

A juntar a isto tudo, o internacional belga está no último ano de contrato com as águias. Vertonghen chegou a ser apontado a um clube turco ainda decorria a época anterior, mas a verdade é que continua à disposição de Schmidt.

João Victor e Lucas Veríssimo ainda lesionados

Do lote de defesas-centrais às ordens do alemão Roger Schmidt estão ainda João Victor e Lucas Veríssimo. O primeiro é um dos reforços de verão e foi contratado aos brasileiros do Corinthians, não tendo sequer ainda feito a estreia oficial pelas águias.

Já o ex-Santos continua a dar passos muito positivos na recuperação da lesão ao joelho direito que o afasta dos relvados desde o final do ano passado, devendo voltar a treinar sem limitações no fim deste mês de agosto. O regresso à competição deve acontecer apenas em setembro.

[Notícia atualizada às 09h19]

Leia Também: Morato e o trabalho com Schmidt: "Pede-nos muita agressividade"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório