Meteorologia

  • 30 SETEMBRO 2022
Tempo
23º
MIN 14º MÁX 23º

EM DIRETO: Acompanhe aqui todas as reações à morte de Fernando Chalana

O "pequeno genial" morreu na última madrugada aos 63 anos.

EM DIRETO: Acompanhe aqui todas as reações à morte de Fernando Chalana
Notícias ao Minuto

22:57 - 10/08/22 por Notícias ao Minuto

Ao Minuto Desporto Acompanhamento

Fernando Chalana perdeu a vida na madrugada desta quarta-feira, 10 de agosto, aos 63 anos.

Uma das maiores lendas do Benfica, chegou ao bastião das águias aos 15 anos e representou os encarnados, como jogador, durante 13 épocas (1974-1984 e 1987-1990), para, mais tarde, regressar à Luz como elemento técnico ligado ao futebol.

O "pequeno genial" vestiu oficialmente a camisola do Benfica pela primeira vez a 7 de março de 1976, com apenas 17 anos e 25 dias. "Até àquela data, nunca ninguém tão jovem havia atuado na 1.ª Divisão portuguesa", referiu o Benfica em comunicado.

Leia Também: Famosos reagem à morte de Fernando Chalana, lenda do Benfica

Leia Também: Morreu Fernando Chalana, o "pequeno genial"

Benfica retira camisola 10 esta época em homenagem a Chalana

Rodrigo Querido | há 1 mês

Num ato carregado de grande simbolismo, o Benfica decidiu retirar esta época a camisola número 10 da equipa principal, numa homenagem ao Pequeno Genial que morreu aos 63 anos. Veja tudo aqui.

Corpo de Chalana passa pela Luz antes de ser sepultado

Rodrigo Querido | há 1 mês

O Benfica informou esta quarta-feira que o corpo de Fernando Chalana, que morreu no dia de hoje, passará no Estádio da Luz, num cortejo fúnebre que terminará no Cemitério do Alto de São João. Saiba mais aqui.

Barreirense despede-se de Chalana

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

O Barreirense, clube onde Chalana iniciou o seu percurso no futebol, também já reagiu à morte do pequeno genial. 

"O Futebol Clube Barreirense vem por este meio lamentar a morte de Fernando Chalana. Fernando Chalana iniciou o seu percurso futebolístico no FC Barreirense na época 73/74, transferindo-se depois para o SL Benfica. À sua família, o Futebol Clube Barreirense envia as mais sentidas condolências, agradecendo especialmente tudo o que fez pelo emblema do nosso coração. Até Sempre Chalana!"

 

"Perdemos um símbolo do nosso futebol"

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

Nélson Veríssimo, treinador do Estoril, também deixou uma mensagem após a morte de Chalana. 

"Hoje perdemos um símbolo do futebol, do nosso futebol, do futebol mundial! A genialidade que transportava para dentro de campo será para sempre recordada. À família e amigos, as minhas sinceras condolências! Obrigado “Chalanix”! Obrigado Mister! Descansa em paz!"

 

 

 

"Parte em vida mas deixa um grande legado"

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

Paulo Sousa, treinador português, conviveu de perto com Fernando Chalana, fez questão de prestar homenagem. 

"Fernando Chalana, um dos maiores, parte em vida mas deixa um grande legado. Eu sou um grande privilegiado, pois para além da admiração enquanto adepto de futebol, tive a grande honra de me sentar a seu lado no balneário e tanto aprender. A sua elegância e ao mesmo tempo a sua simplicidade, eram traços que o distinguiam, dentro e fora de campo. Descansa em paz, Chalana."

"Vejo desaparecer este génio do futebol português"

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

Pedro Martins, treinador português, reage à morte de Chalana na redes sociais. 

"É com grande tristeza que vejo desaparecer este génio do futebol português, que tão boas recordações me traz. Não posso esquecer, em especial, as exibições que me fizeram vibrar e me inspiraram durante o Euro 84. Descansa em paz."

"Foi como o meu segundo pai"

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

Pepa, treinador português, também recorreu às redes sociais para deixar uma mensagem de homenagem a Fernando Chalana. 

"Obrigado por tudo, Fernando Chalana. Fernando, Chalas, Chalanix ou simplesmente a pessoa que mais me marcou durante as duas passagens pelo @slbenfica Quando era um miúdo da formação, com apenas 13 anos, foi como o meu segundo pai. Depois, como treinador na formação, onde éramos colegas, construímos uma amizade forte e estávamos sempre muito próximos. Para todos os seus amigos, colegas e companheiros um sentido abraço de força. Para a família, que tive o privilégio de conhecer e partilhar bonitos momentos, um abraço ainda mais forte e sentido.Até sempre, meu querido Chalas!."

Presidente do COP destaca Chalana, "figura nacional, muito consensual"

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, destacou hoje o antigo futebolista internacional Chalana como "uma figura nacional, muito consensual", no dia da morte do 'pequeno genial', aos 63 anos. Leia mais aqui
  

Luisão lembra Chalana,"um dos maiores" e "pessoa com um coração incrível"

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

O diretor-técnico e de performance do Benfica, Luisão, lamentou hoje profundamente a morte do antigo futebolista e treinador do clube Fernando Chalana, recordando "um dos maiores" da história do emblema lisboeta e "uma pessoa com um coração incrível". Leia mais aqui

Notícias ao Minuto  Reprodução Instagram Luisão  

 
  
  

"Se fosse hoje não havia dinheiro que chegasse para lhe pagar"

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

António Veloso disse hoje que no presente "não havia dinheiro" para pagar a Fernando Chalana, antigo colega de equipa que teve "o privilégio de ter acompanhado" durante alguns anos. Leia mais aqui
  

Bernardo Silva: "Um grande amigo que guardarei para sempre no coração"

Ricardo Santos Fernandes | há 1 mês

"Um grande amigo que guardarei para sempre no meu coração", escreveu o internacional português na rede social Instagram.

Estrela da Amadora lembra final de carreira de Chalana como "tricolor"

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

O Estrela da Amadora definiu Fernando Chalana, que morreu hoje aos 63 anos, como o jogador de "excelência" que terminou a carreira de futebolista ao serviço do emblema da Reboleira. Leia mais aqui

 

"Chalana era um daqueles companheiros que ninguém se chateava com ele"

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

O antigo futebolista do Benfica, João Alves, recordou hoje Fernando Chalana como "um ser humano fantástico" e "um dos grandes jogadores que Portugal teve", no dia em que faleceu o 'pequeno genial'. Leia mais aqui
  

Bordéus assinala com tristeza morte de Chalana

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

O clube francês, o único emblema estrangeiro representado por Chalana, também já reagiu à morte do pequeno genial. Leia mais aqui.

Belenenses lembra que o "genial" jogador vestiu as suas cores

Ricardo Santos Fernandes | há 1 mês

O Belenenses lembrou hoje a ligação do "genial" futebolista Fernando Chalana ao clube, cujas cores vestiu em 1990/91, e lamentou a morte hoje do antigo jogador, aos 63 anos.

Leia mais aqui.

Futre: "A minha maior referência e inspiração"

Ricardo Santos Fernandes | há 1 mês

"O meu grande ídolo Fernando Chalana faleceu hoje. O pequeno grande génio. Sempre será a minha maior referência e inspiração. Os meus mais sinceros pêsames para a família. Até sempre, Mito", escreveu Paulo Futre nas redes sociais.

 

Simão Sabrosa: "É triste ver partir um ídolo, um génio"

Ricardo Santos Fernandes | há 1 mês

"Um dia muito triste com a partida de um génio. Triste não apenas para todos os benfiquistas como também para o mundo do futebol. Tivemos oportunidade de ver um génio dentro de campo e também fora dele. Tive a oportunidade de trabalhar com ele enquanto treinador e pude sentir não só o amor que ele tinha pelo Benfica e pelo futebol. É uma perda muito grande, todos nós estamos tristes. Quero deixar uma palavra à família, à sua filha Mariana por quem ele tinha um carinho especial.

É triste ver partir um ídolo, um génio, aos 63 anos. Resta-nos continuar a reviver os momentos que passámos diariamente e os mais jovens que pesquisem e vejam quem foi Fernando Chalana, um exemplo dentro e fora de campo. É um dia muito triste e vamos guardar sempre as melhores memórias dele no nosso coração", asseverou o diretor de Relações Internacionais do Benfica.

Liga despede-se do "pequeno genial"

Ricardo Santos Fernandes | há 1 mês

"Até sempre, Pequeno Genial", escreveu o site da Liga Portugal nas redes sociais.

Toni: "Há um pouco de mim que parte com a morte de Chalana"

Ricardo Santos Fernandes | há 1 mês

"Quando Chalana apareceu, eu só dizia 'passem a bola ao menino, ele resolve'", referiu Toni, em declarações reproduzidas à CNN Portugal.
 
"Há um pouco de mim que parte com a morte de Chalana", acrescentou o antigo companheiro de equipa do "pequeno genial".

Rui Costa: "Partiu um dos maiores génios do futebol nacional"

Ricardo Santos Fernandes | há 1 mês

"É um dia muito triste para toda a nação benfiquista e toda a nação do futebol. Partiu um dos maiores génios do futebol nacional, tem um lugar no clube para todo o sempre, por todas as memórias que nos deixa. Todos temos memórias do Chalana, quanto mais não seja como adeptos, por vê-lo a fazer tanta coisa boa nesses campos.

Depois trabalhei com ele e conheci a pessoa fantástica e humana que era. Tinha uma paixão e dedicação enormes ao clube, são os momentos que irei guardar dele. Estamos a falar daquele que todos consideramos o maior génio do futebol português", asseverou Rui Costa, em declarações à BTV.

 

Pedro Proença lamenta morte de um jogador genial

Ricardo Santos Fernandes | há 1 mês

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, lamentou hoje a morte de Chalana, que considera "um dos mais geniais jogadores da história do futebol português" e uma das maiores figuras do Europeu de 1984.

"O futebol português fica mais pobre, mas ficarão as memórias e as fintas de Fernando Chalana, que nunca serão esquecidas", refere Pedro Proença na sua conta na rede social Facebook.

 

Reação do FC Porto: "Duelos que também fazem parte da nossa história"

Ricardo Santos Fernandes | há 1 mês

A morte de Fernando Chalana também mereceu uma reação do FC Porto nas redes sociais.

"Duelos que também fazem parte da nossa história. Descansa em paz, Fernando Chalana", escreveu o clube azul e branco, na página social do Twitter.

 

Secretário de Estado lamenta morte de "um dos mais geniais"

Ricardo Santos Fernandes | há 1 mês

"Fernando Chalana faleceu esta madrugada. Um dos jogadores mais geniais do futebol português deixou-nos aos 63 anos. O seu futebol inspirou jovens gerações e despertou paixões pela modalidade. Manifesto as mais profundas condolências à família, amigos e ao SL Benfica", escreveu o governante.

 

Sporting também já reagiu à morte de Chalana

Ricardo Santos Fernandes | há 1 mês

"Uma grande figura do futebol português. Descansa em paz, Fernando Chalana", pode ler-se na publicação feita pelos leões na rede social Twitter.

FPF decreta minuto de silêncio em todos os jogos em memória de Chalana

Ricardo Santos Fernandes | há 1 mês

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decretou um minuto de silêncio em todos os jogos por si organizados até segunda-feira em memória do antigo internacional Fernando Chalana, que morreu hoje aos 63 anos.

 

Famosos reagem à morte de Fernando Chalana, lenda do Benfica

Ricardo Santos Fernandes | há 1 mês

Também os famosos já começaram a reagir à notícia, com Pedro Ribeiro a ser uma das primeiras figuras públicas a manifestar-se.

"Hoje morreu a infância. Fernando Chalana foi o herói de toda uma geração de benfiquistas e amantes do futebol em estado puro", sublinhou o comunicador num longo texto repleto de emoção. Leia mais aqui.

A história de "Chalanix" dentro dos relvados em imagens

Ricardo Santos Fernandes | há 1 mês

Com passagens por alguns clubes, a sua história fica incontornavelmente associada à dos encarnados, onde contabilizou mais de 300 encontros durante 13 épocas.

Recorde, clicando aqui, algumas situações do "pequeno genial", "Chalanix" para muitos, dentro dos relvados.

O adeus a uma lenda que se vestiu de 'vermelho e branco'

Ricardo Santos Fernandes | há 1 mês

Fernando Chalana contabilizou 388 jogos e 53 golos ao longo da carreira, a maioria dos quais pelo Benfica (311 encontros e 48 remates certeiros), tendo ainda representado o Estrela da Amadora, Os Belenenses e o Bordeaux. Já pela seleção nacional, o antigo futebolista envergou a camisola das quinas por 27 ocasiões, tendo rubricado dois golos.

Leia mais aqui.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório