Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Benfica não facilita, despacha Midtjylland e agarra vaga no playoff

Sturm Graz e Dynamo Kyiv, um deles será o adversário das águias no playoff.

Benfica não facilita, despacha Midtjylland e agarra vaga no playoff
Notícias ao Minuto

20:37 - 09/08/22 por Francisco Amaral Santos

Desporto Qualificação Liga dos Campeões

O Benfica confirmou, esta terça-feira, a presença no playoff de acesso à Liga dos Campeões, depois de visitar e derrotar o Midtjylland (3-1), em jogo da 2.ª mão da 3.ª pré-eliminatória. Depois da goleada na Luz, há uma semana, as águias também venceram na Dinamarca, e ficam agora à espera do desfecho da eliminatória entre Sturm Graz e Dynamo Kyiv para conhecer o adversário que vai defrontar na luta por um vaga na desejada fase de grupos da prova milionária. 

Roger Schmidt não operou, ao contrário do que se previa, nenhuma revolução no onze, por conta do 'aperto' no calendário, e o Benfica apenas apresentou uma novidade: Chiquinho no lugar do lesionado David Neres. 

Ainda assim, o nível exibicional das águias foi semelhante aos dos jogos anteiores. Os golos de Enzo Fernández (23') e de Henrique Araújo (56'), que se estreou a marcar nesta época, deram colorido à tarde/noite do Benfica em Randers, mas foi Diogo Gonçalves (88') o autor do melhor golo, com um pontapé estupendo já em cima do apito final. 

Segue-se, agora, o embate com os austríacos do Sturm Graz ou os ucranianos do Dynamo Kyiv no playoff, dupla de jogos que começa a ser disputada já na próxima semana. A 1.ª mão será disputada a 16 ou 17 de agosto, ao passo que a 2.ª mão acontecerá a 23 ou 24 de agosto. 

Filme do jogo

A primeira parte contou com o Midtjylland bem mais objetivo do que aquele que compareceu, há uma semana, na Luz. A formação dinamarquesa tentou marcar cedo, apostou tudo nas bolas paradas, mas era o Benfica quem criava mais perigo no último terço do relvado. Aos 23 minutos, Enzo Fernández quebrou o nulo em Randers, após uma boa combinação com Gonçalo Ramos. O português meteu a bola no sítio certo e o argentino contratado ao River desviou-a para o fundo das redes, marcando o terceiro golo com a camisola das águias em... outros tantos jogos oficiais. 

O golo feriu o Midtjylland, que não deixou de ir em busca de um golo que animasse as bancadas. Aos 36 minutos apenas Odysseas impediu que tal acontecesse. Otamendi ficou 'nas covas' e Paulinho surgiu na cara do grego antes de disparar forte e rasteiro. A bola ainda desviou em Morato, mas Odysseas esticou-se todo e evitou um eventual empate ainda antes do intervalo. As águias seguiam, assim, para o balneário com a eliminatória no bolso. 

A segunda parte começou com Roger Schmidt a fazer uma dupla alteração: Rafa e Gonçalo Ramos ficaram no balneário e Yaremchuk e Henrique Araújo entraram em campo. A opção do treinador das águias não poderia ter sido mais certeira, uma vez que o ponta de lança português marcou apenas 11 minutos depois. Canto curto batido na esquerda, João Mário cruzou para o coração da área, onde estava Henrique Araújo, que desviou a bola para o fundo das redes, deixando a eliminatória ainda mais sentenciada. 

No entanto, e tal como na Luz, os dinamarqueses recusaram a atirar a toalha ao chão e conseguiram reduzir as contas em Randers. Evander cruzou, Kaba acertou em cheio na trave e Sisto não perdoou na cara de Odysseas. O número 7 do Midtjylland também tinha sido o autor do golo no jogo da 1.ª mão.

Até ao apito final, o Benfica ainda assinou algumas jogadas vistosas, e acabaria mesmo por ampliar a vantagem graças a um golo de uma vida de... Diogo Gonçalves. Lançado em campo minutos antes, o jogador português, cujo futuro é desconhecido, assinou um remate incrível que deixou tudo e todos de boca aberta.

Ainda antes do encerrar da partida, Chilufya ainda marcou o segundo golo dos dinamarqueses, mas o VAR entrou em ação para anular o lance por fora de jogo. 

Momento do jogo: O golo de Enzo Fernández 'matou' qualquer réstima de esperança dos dinamarqueses. A história desta eliminatória ficou por ali. 

Equipas iniciais 

ONZE DO MIDTJYLLAND: Olafsson; Dalsgaard, Juninho, Thychosen; J. Andersson, Onyedika, Evander, Paulinho; Dreyer, Kaba e Sisto.

ONZE DO BENFICA: Odysseas, Gilberto, Otamendi, Morato, Grimaldo; Florentino, Enzo, João Mário; Rafa Silva, Chiquinho e Gonçalo Ramos.

Pré-jogo 

18h10: Ainda no que diz respeito aos onzes, nota para as quatro alterações no Midtjylland, relativamente ao jogo de Lisboa. Thyshosen, Onyedika, Evander e Paulinho surgem nos lugares de Dyhr, Sviatchenko, Sørensen e Charles. 

17h45: Tempo de olhar para a história. Esta será a nona vez em que o Benfica disputa a 3.ª pré-eliminatória de acesso à Champions e o saldo é positivo. Apenas por três vezes as águias ficaram pelo caminho. 

17h30: Os onzes já são conhecidos e a grande surpresa é... a falta delas. Roger Schmidt apenas fez uma mexida: meteu Chiquinho no lugar do lesionado David Neres. 

17h15: Srdjan Jovanovic, que já apitou o Benfica em duas ocasiões – nas vitórias com o Lech Poznan (4-0) e com o Spartak Moscovo (0-2) –, é internacional desde 2015, é o árbitro escolhido para dirigir este duelo no Estádio Randers. O juiz vai contar com Uros Stojkovic e Milan Mihajlovic como árbitros assistentes, ao passo que Momcilo Markovic vai estar no papel de 4.º árbitro.

16h45: A três horas do pontapé de saída na Dinamarca é tempo de recordar que caso o Benfica siga em frente irá defrontar, no playoff, o vencedor da eliminatória entre Sturm Graz e Dynamo Kyiv. 

Antevisão 

O Benfica visita, esta terça-feira, os dinamarqueses do Midtjylland, em jogo da 2.ª mão da 3.ª pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. As águias partem com uma vantagem confortável, depois da vitória categórica na Luz (4-1), mas Roger Schmidt já avisou que não existe margem para pensar que a eliminatória já está ganha. 

David Neres, que ficou fora da lista de convocados, é o grande ausente do jogo desta tarde, sendo que o onze do Benfica deverá contar com mais alterações face à equipa que jogou de início na 1.ª mão e diante do Arouca. 

Siga, a partir das 18h45, o relato em direto da partida entre Midtjylland e Benfica no Desporto ao Minuto. 

Leia Também: Eis o onze (com surpresas) com que o Benfica deve defrontar o Midtjylland

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório