Procurar

Quase 80 desportistas morreram desde o início da invasão russa

Uma lista onde constam nomes como os do nadador Volodymyr Ulianytsky, o treinador de pólo aquático Vitaliy Lysun, a ginasta Daria Kurdel ou o futebolista Serhiy Balanchuk.

Quase 80 desportistas morreram desde o início da invasão russa

© Reuters

Notícias ao Minuto
09/08/2022 10:14 ‧ há 3 anos por Notícias ao Minuto

Pelo menos 77 desportistas profissionais ucranianos, de diferentes modalidades, morreram em resultado da invasão russa à Ucrânia, de acordo com uma contagem feita por uma ONG desportiva local que inclui vítimas registadas até 11 de julho.

A agência noticiosa local Ukrinform cita o relatório da ONG Sports Angels, que contém informações sobre a morte destes atletas em várias circunstâncias desde o início da invasão russa a 24 de fevereiro. A agência ucraniana indica também que o website da ONG irá em breve atualizar esta informação para incluir outros atletas ucranianos que tenham morrido nas últimas semanas.

A lista inclui o especialista em kickboxing Mykola Zabavchuk, o jogador da Liga de rugby Maksym Shvets, ou o campeão local em competições de 'strongman' Vasyl Paveliev. Além destes nomes, também constam os do nadador Volodymyr Ulianytsky, o treinador de pólo aquático Vitaliy Lysun, a ginasta Daria Kurdel e o  futebolista Serhiy Balanchuk.

A página Sport Angels foi criada na Ucrânia há alguns meses para fornecer informações sobre atletas que morreram na guerra, alguns deles depois de se alistarem nas forças armadas do país. O site foi criado com a assistência do Comité Desportivo Ucraniano.

Leia Também: Zelensky quer isolar russos. "Hitler foi o último a tentar", diz Medvedev

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si