O Sporting defronta o Wolverhampton na noite deste sábado, em jogo que vai encerrar a pré-temporada dos leões. O duelo agendado contra os ingleses será, ainda, o teste de fogo à equipa verde e branca.
A preparação da nova temporada contou com muita juventude e com algumas subidas de hierarquia no plantel. Jogadores que, anteriormente, não eram opção, terão ganho espaço na nova equipa com as recentes exibições.
O mercado de transferências mantém-se aberto e, por isso, Rúben Amorim não poderá dar o seu plantel como fechado. No entanto, o técnico leonino já apresentou algumas ideias vincadas para aqueles que serão o seu onze inicial e a sua ideia de jogo.
As caras mais vistas na pré-época
A base da equipa do Sporting foi transferida da época passada para a nova época. Rúben Amorim manteve o núcleo duro, mesmo tendo perdido João Palhinha e Pablo Sarabia neste verão.
Bruno Tabata, Matheus Reis e Pedro Gonçalves foram os jogadores mais utilizados nos 10 jogos que os leões disputaram até ao momento. Destaque ainda para André Paulo, que começou a pré-época como opção absoluta na baliza leonina, bem como José Marsà, Fatawu e Chermiti, jovens jogadores que estiveram muito envolvidos com a equipa principal até ao momento.
Da lista de reforços, St. Juste foi o único, por azar, a não jogar. O neerlandês contraiu uma lesão na abertura dos trabalhos e segue em recuperação. Morita, Trincão, Rochinha e Franco Israel estiveram mais presentes, embora não tenham todos tido o mesmo tempo de jogo.
Amorim chamou Essugo, Marsà, Renato Veiga, Nazinho, Mateus Fernandes, Lamba, Travassos, Hevertton, Chermiti e Luís Gomes para a pré-época© Twitter Sporting
Jogadores em dúvida para a nova época
A baliza parece estar mais que resolvida, apesar da recente lesão de Antonio Adán, que deverá colocar Franco Israel debaixo da trave frente ao Wolverhampton. Já na defesa, Flávio Nazinho terá garantido o lugar que era de Rúben Vinagre. O Sporting não foi ao mercado e Rúben Amorim testou o jovem jogador por quatro vezes, tentando encaixar o defesa na sua equipa.
Flávio Nazinho jogou quatro jogos na pré-época e deve ficar no plantel sénior© Getty Images
No meio campo, surge um dos maiores problemas. A saída de João Palhinha abriu espaço a Hidemasa Morita, mas a lesão de Daniel Bragança abriu novo espaço na equipa. Na apresentação do plantel, no Troféu Cinco Violinos, Dário Essugo e Mateus Fernandes subiram ao relvado, não tendo estado Renato Veiga, que alinhou em três jogos da pré-época. A juventude deverá ser a solução, mas sem grandes certezas. A saída de Matheus Nunes poderá obrigar a um reforço de última hora.
Daniel Bragança lesionou-se com gravidade e será ausência prolongada na nova época© Getty Images
Já na frente, continua a dúvida quanto à posição de ponta de lança. Rúben Amorim tem dois modelos de jogo, um com Paulinho e outro com, maioritariamente, Bruno Tabata. O plantel verde e branco apresenta maiores soluções para jogar no segundo modelo, podendo optar ainda por Marcus Edwards ou Rochinha, como aconteceu nesta pré-época. Contudo, para substituir Paulinho no primeiro modelo, Amorim não tem qualquer jogador. Continua a ser tema a possível chegada de Cristiano Ronaldo a Alvalade, contudo, nada é certo neste momento, nem mesmo a continuidade de Tabata, que tem porta aberta para sair para o Brasil.
Bruno Tabata foi o jogador mais usado na pré-época© Getty Images
O 'onze-tipo' de Rúben Amorim
Apesar de algumas dúvidas pontuais, o técnico do Sporting já terá o seu onze ideal em mente. Aliás, essa equipa, teoricamente composta pelos mais fortes do grupo, já foi, em parte, apresentada aos sócios e adeptos frente ao Sevilla.
Adán vai falhar jogo contra Wolverhampton, mas será o titular da nova época© Getty Images
Adán será o guarda-redes titular durante a época, sabendo-se já que vai falhar o jogo frente aos Wolves. Na defesa, a linha de três centrais deverá manter-se sob o comando de Sebastián Coates, que terá Gonçalo Inácio e, num primeiro momento, Matheus Reis a seu lado. St. Juste ainda não conta, pelo menos até recuperar o ritmo de jogo ideal. Com a saída de Feddal, é esperado que Inácio regresso ao lado esquerdo e que o neerlandês assuma a titularidade no lado oposto.
St. Juste será novidade no centro da defesa, mas ainda recupera de lesão© Sporting CP
Nas alas, Pedro Porro será dono do lado direito, enquanto Nuno Santos deverá ser a novidade do lado esquerdo, dando maior poder de ataque pelo corredor. Já no meio campo, Manuel Ugarte será o sucessor de Palhinha, alinhando, para já, ao lado de Matheus Nunes.
Nuno Santos assegurou a titularidade na ala esquerda© Getty Images
No ataque, Amorim deverá ter o seu 'jogador fetiche' como figura de destaque deste trio. Francisco Trincão parte na frente para ser titular, tal como aconteceu frente ao Sevilla, tendo Pedro Gonçalves o lado esquerdo do ataque para si. Mérito para o jogador de 24 anos que esteve acima da média nesta pré-época. Paulinho deverá seguir como opção principal na frente, mas sabendo que, dependendo da sua performance e do adversário em questão, poderá saltar para o banco e dar lugar a outro jogador.
Francisco Trincão jogou em todos os jogos da pré-época desde que chegou ao Sporting© Getty Images
O último teste de pré-época do Sporting tem início marcado para as 18h45 deste sábado.
Leia Também: Quantos excedentários sobram nos três grandes? As soluções à vista