Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Os excedentários do Sporting. Os casos resolvidos e quem ainda não saiu

Leões podem poupar muitos milhões de euros com jogadores que não entram nas contas de Rúben Amorim para a nova temporada.

Os excedentários do Sporting. Os casos resolvidos e quem ainda não saiu
Notícias ao Minuto

08:11 - 21/07/22 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

A pré-época do Sporting já se encontra na reta final, mas com muitos casos de jogadores excedentários por resolver. Depois do estágio em Lagos, no Algarve, o clube verde e branco regressa a Lisboa, porém, o plantel às ordens de Rúben Amorim continua por 'emagrecer'.

Apesar de já terem sido resolvidos dossiês como o de Rafael Camacho, de Gonzalo Plata ou de Luiz Phellype, o clube de Alvalade ainda tem muitos jogadores por colocar, sendo que há alguns casos encaminhados, com algumas rescisões de contrato em cima da mesa.

A maioria destes jogadores tem passado curto no Sporting e acabaram por não corresponder às expectativas da SAD. Nesse sentido, a administração dos verde e brancos está a tentar limpar esta lista o quanto antes, algo que poderá poupar muitos milhões de euros em salários aos leões e que podem ser reinvestidos em reforços.

O Desporto ao Minuto mostra-lhe agora uma lista dos jogadores que já foram colocados pela SAD leonina e os casos ainda por resolver em Alvalade.

Luiz Phellype

O avançado brasileiro já encontrou colocação e vai representar os japoneses do FC Tokyo até ao final da época. Cumpre um novo empréstimo, depois de ter estado cedido ao Santa Clara e ao OFI Creta na época passada.

Gonzalo Plata

Após um período de empréstimo produtivo ao serviço do Real Valladolid na época passada, o internacional equatoriano ficou em definitivo no emblema espanhol, que esta época subiu à La Liga. Os leões vão receber cerca de oito milhões de euros pelo extremo.

Rafael Camacho

Recrutado ao Liverpool em 2019/20, o português nunca se conseguiu impor no clube de Alvalade. Seguiram-se cedências a Rio Ave e B SAD. Esta época voltou ao estrangeiro e foi emprestado aos gregos do Aris.

Ainda por resolver

Rodrigo Battaglia

O médio argentino, outrora figura importante dos leões, regressou a Alvalade depois de ter rescindido contrato na sequência da invasão a Alcochete, mas nunca mais se impôs. Foi emprestado a Alavés e Mallorca e agora segue-se, de acordo com a imprensa desportiva, a rescisão de contrato.

Renan Ribeiro

Outro jogador que vai ficar com o passe na mão. Foi figura de proa na época 2018/19 e manteve-se como aposta na época seguinte, ainda que sem a regularidade da temporada transata. A chegada de Antonio Adán a Alvalade retirou-lhe importância e o brasileiro não faz um jogo oficial há mais de duas épocas. Ainda assim, continua a ser um peso para os cofres dos leões.

Eduardo Henrique

Contratado a pedido de Jorge Silas na época 2019/20, o médio brasileiro não ficou muito tempo em Alvalade. Depois do empréstimo ao Crotone em 2020/21, o canarinho foi cedido ao Al-Raed e, segundo a imprensa desportiva nacional, deverá continuar no clube arábe nesta temporada.

Islam Slimani

O regresso do argelino a Alvalade na época passada gerou grande entusiasmo junto dos adeptos leoninos, mas o avançado nunca foi opção primordial para Rúben Amorim. Para além disso, o dianteiro incompatibilizou-se com o técnico e a saída deverá acontecer neste verão.

Andraz Sporar

Nunca foi real opção enquanto esteve em Alvalade. Seguiu por empréstimo para o Sporting de Braga na segunda metade de 2020/21 e na época passada esteve cedido ao Middlesbrough. Não conta para a nova época e nos últimos dias tem sido associado ao Estrela Vermelha e ao Fenerbahçe, de Jorge Jesus.

Rúben Vinagre

Foi a sombra de Matheus Reis e Nuno Santos na época passada, acabando por ser contratado em definitivo neste verão. Vai ser cedido - tem interessados em Inglaterra -, mas a SAD leonina vê nele uma opção para o futuro.

Tiago Ilori

Outro jogador que não se conseguiu impor neste regresso a Alvalade. Fez 24 jogos nas duas épocas que realizou no retorno ao futebol português e acabou emprestado ao Lorient em 2020/21, não realizando qualquer jogo em França. Foi opção de recurso no Boavista na época passada e este ano deverá voltar a ser cedido. O Paços de Ferreira está na linha da frente para o contratar.

Idrissa Doumbia

Depois de uma época de menor utilização em 2018/19, o costa-mafinense até foi aposta regular na época seguinte. No entanto, o médio teve guia de marcha na temporada 2020/21, seguindo-se empréstimos, primeiro ao Huesca, de Espanha, e depois ao Zulte Waregem, da Bélgica. Tem um salário elevado e a rescisão de contrato, válido até 2024, está em cima da mesa.

Jovane Cabral

A entrar no último ano de contrato, Jovane é um caso diferente dos restantes companheiros de equipa. Depois de uma época cedido à Lazio, o Sporting quer transferi-lo em definitivo. Os leões pedem cinco milhões de euros pelo jogador que foi associado a Olympiacos, Besiktas e Sporting de Braga.

Eduardo Quaresma

Produto da Academia de Alcochete, o defesa-central é visto como uma aposta de futuro, mas está tapado no plantel de Rúben Amorim por nomes como Coates, Gonçalo Inácio, St. Juste e Luís Neto. O empréstimo para que continue a crescer é a principal opção. Gil Vicente, Santa Clara e Arouca estão atentos.

Pedro Mendes

Considerado uma grande promessa da formação leonina, o avançado nunca se conseguiu impor na principal formação dos leões, muito por culpa das inúmeras opções ofensivas do clube de Alvalade. Foi emprestado ao Almería, Nacional e Rio Ave, sendo que o presidente dos vilacondenses já fez saber que gostaria de contar com o dianteiro na nova temporada.

Geny Catamo

Estreado por Rúben Amorim na equipa principal dos leões na época passada, o jovem extremo esquerdo, de 21 anos, iniciou a pré-época no Sporting mas ficou fora da lista que seguiu para estágio. As chegadas de Trincão e Rochinha retiraram-lhe espaço nos leões e deverá ser cedido. Nos últimos dias foi dado como certo por empréstimo no Marítimo.

Leia Também: Sporting perde com Portimonense na despedida do estágio no Algarve

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório