Os excedentários do Sporting. Os casos resolvidos e quem ainda não saiu

Leões podem poupar muitos milhões de euros com jogadores que não entram nas contas de Rúben Amorim para a nova temporada.

Notícia

© Twitter Sporting

Rodrigo Querido
21/07/2022 08:11 ‧ 21/07/2022 por Rodrigo Querido

Desporto

Análise

A pré-época do Sporting já se encontra na reta final, mas com muitos casos de jogadores excedentários por resolver. Depois do estágio em Lagos, no Algarve, o clube verde e branco regressa a Lisboa, porém, o plantel às ordens de Rúben Amorim continua por 'emagrecer'.

Apesar de já terem sido resolvidos dossiês como o de Rafael Camacho, de Gonzalo Plata ou de Luiz Phellype, o clube de Alvalade ainda tem muitos jogadores por colocar, sendo que há alguns casos encaminhados, com algumas rescisões de contrato em cima da mesa.

A maioria destes jogadores tem passado curto no Sporting e acabaram por não corresponder às expectativas da SAD. Nesse sentido, a administração dos verde e brancos está a tentar limpar esta lista o quanto antes, algo que poderá poupar muitos milhões de euros em salários aos leões e que podem ser reinvestidos em reforços.

O Desporto ao Minuto mostra-lhe agora uma lista dos jogadores que já foram colocados pela SAD leonina e os casos ainda por resolver em Alvalade.

Luiz Phellype

O avançado brasileiro já encontrou colocação e vai representar os japoneses do FC Tokyo até ao final da época. Cumpre um novo empréstimo, depois de ter estado cedido ao Santa Clara e ao OFI Creta na época passada.

Gonzalo Plata

Após um período de empréstimo produtivo ao serviço do Real Valladolid na época passada, o internacional equatoriano ficou em definitivo no emblema espanhol, que esta época subiu à La Liga. Os leões vão receber cerca de oito milhões de euros pelo extremo.

Rafael Camacho

Recrutado ao Liverpool em 2019/20, o português nunca se conseguiu impor no clube de Alvalade. Seguiram-se cedências a Rio Ave e B SAD. Esta época voltou ao estrangeiro e foi emprestado aos gregos do Aris.

Ainda por resolver

Rodrigo Battaglia

O médio argentino, outrora figura importante dos leões, regressou a Alvalade depois de ter rescindido contrato na sequência da invasão a Alcochete, mas nunca mais se impôs. Foi emprestado a Alavés e Mallorca e agora segue-se, de acordo com a imprensa desportiva, a rescisão de contrato.

Renan Ribeiro

Outro jogador que vai ficar com o passe na mão. Foi figura de proa na época 2018/19 e manteve-se como aposta na época seguinte, ainda que sem a regularidade da temporada transata. A chegada de Antonio Adán a Alvalade retirou-lhe importância e o brasileiro não faz um jogo oficial há mais de duas épocas. Ainda assim, continua a ser um peso para os cofres dos leões.

Eduardo Henrique

Contratado a pedido de Jorge Silas na época 2019/20, o médio brasileiro não ficou muito tempo em Alvalade. Depois do empréstimo ao Crotone em 2020/21, o canarinho foi cedido ao Al-Raed e, segundo a imprensa desportiva nacional, deverá continuar no clube arábe nesta temporada.

Islam Slimani

O regresso do argelino a Alvalade na época passada gerou grande entusiasmo junto dos adeptos leoninos, mas o avançado nunca foi opção primordial para Rúben Amorim. Para além disso, o dianteiro incompatibilizou-se com o técnico e a saída deverá acontecer neste verão.

Andraz Sporar

Nunca foi real opção enquanto esteve em Alvalade. Seguiu por empréstimo para o Sporting de Braga na segunda metade de 2020/21 e na época passada esteve cedido ao Middlesbrough. Não conta para a nova época e nos últimos dias tem sido associado ao Estrela Vermelha e ao Fenerbahçe, de Jorge Jesus.

Rúben Vinagre

Foi a sombra de Matheus Reis e Nuno Santos na época passada, acabando por ser contratado em definitivo neste verão. Vai ser cedido - tem interessados em Inglaterra -, mas a SAD leonina vê nele uma opção para o futuro.

Tiago Ilori

Outro jogador que não se conseguiu impor neste regresso a Alvalade. Fez 24 jogos nas duas épocas que realizou no retorno ao futebol português e acabou emprestado ao Lorient em 2020/21, não realizando qualquer jogo em França. Foi opção de recurso no Boavista na época passada e este ano deverá voltar a ser cedido. O Paços de Ferreira está na linha da frente para o contratar.

Idrissa Doumbia

Depois de uma época de menor utilização em 2018/19, o costa-mafinense até foi aposta regular na época seguinte. No entanto, o médio teve guia de marcha na temporada 2020/21, seguindo-se empréstimos, primeiro ao Huesca, de Espanha, e depois ao Zulte Waregem, da Bélgica. Tem um salário elevado e a rescisão de contrato, válido até 2024, está em cima da mesa.

Jovane Cabral

A entrar no último ano de contrato, Jovane é um caso diferente dos restantes companheiros de equipa. Depois de uma época cedido à Lazio, o Sporting quer transferi-lo em definitivo. Os leões pedem cinco milhões de euros pelo jogador que foi associado a Olympiacos, Besiktas e Sporting de Braga.

Eduardo Quaresma

Produto da Academia de Alcochete, o defesa-central é visto como uma aposta de futuro, mas está tapado no plantel de Rúben Amorim por nomes como Coates, Gonçalo Inácio, St. Juste e Luís Neto. O empréstimo para que continue a crescer é a principal opção. Gil Vicente, Santa Clara e Arouca estão atentos.

Pedro Mendes

Considerado uma grande promessa da formação leonina, o avançado nunca se conseguiu impor na principal formação dos leões, muito por culpa das inúmeras opções ofensivas do clube de Alvalade. Foi emprestado ao Almería, Nacional e Rio Ave, sendo que o presidente dos vilacondenses já fez saber que gostaria de contar com o dianteiro na nova temporada.

Geny Catamo

Estreado por Rúben Amorim na equipa principal dos leões na época passada, o jovem extremo esquerdo, de 21 anos, iniciou a pré-época no Sporting mas ficou fora da lista que seguiu para estágio. As chegadas de Trincão e Rochinha retiraram-lhe espaço nos leões e deverá ser cedido. Nos últimos dias foi dado como certo por empréstimo no Marítimo.

Leia Também: Sporting perde com Portimonense na despedida do estágio no Algarve

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Eis a partilha enigmática de César Peixoto após o Sporting-Gil Vicente

I Liga

Eis a partilha enigmática de César Peixoto após o Sporting-Gil Vicente

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Moreirense3236
11Arouca3234
12Rio Ave3133
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3129
16AVS3124
17Farense3224
18Boavista3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Está confirmado! Miguel Oliveira vai regressar à competição

MotoGP

Está confirmado! Miguel Oliveira vai regressar à competição

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas