Powered bySolverde
Disclaimer

Selecionador quer Portugal "ao mais alto nível" contra Países Baixos

Portugal vai ter de jogar "ao mais alto nível" contra os Países Baixos na quarta-feira e evitar erros como os que a Noruega cometeu contra Inglaterra, avisou hoje o selecionador nacional  de futebol feminino, Francisco Neto.

Francisco Neto

© Global Imagens

Lusa
12/07/2022 18:46 ‧ 12/07/2022 por Lusa

Desporto

Euro feminino

Para o técnico, a goleada recorde imposta pelas inglesas na segunda-feira (8-0) evidenciou a "exigência máxima" dos torneios internacionais, algo que Portugal tem de mostrar frente às neerlandesas, detentoras do troféu e vice-campeãs do mundo, na segunda jornada do grupo C do Euro2022. 

"Quando os erros acontecem, as equipas adversárias fazem golos. Ontem [segunda-feira], a Noruega, parece-me que foi por aí. Ao mínimo erro da Noruega, a Inglaterra, pela qualidade que tem, conseguiu concretizar as oportunidades de golo e depois é difícil sair dessas situações", disse, em conferência de imprensa. 

A seleção lusa, vincou, tem "de acompanhar esse nível de exigência" e terá de "estar ao mais alto nível".

Neto defendeu que foram "erros posicionais" e não nervosismo que permitiram à Suíça adiantar-se no marcador do primeiro jogo contra Portugal nos cinco minutos iniciais, pelo que tem de evitar esses erros e lutar pela posse de bola contra os Países Baixos. 

"Sabemos que não é fácil, mas quanto mais tempo conseguirmos ter a bola, menos oportunidades de golo e menos vezes os Países Baixos vão chegar ao nosso meio-campo", afirmou.   

Portugal tem todas as 23 convocadas disponíveis, mas as neerlandesas perderam a guarda-redes e 'capitã', Sari van Veenendaal, com uma lesão num ombro, a centrocampista Jackie Groenen, infetada com o coronavírus, e a defesa central Aniek Nouwen, que fez uma entorse no tornozelo no jogo de sábado contra a Suécia.

Neto desvalorizou as 'baixas' no adversário, antecipando uns Países Baixos "super competitivos, individualmente com jogadoras talentosas, com uma experiência internacional muito grande".

Também a 'capitã' da seleção portuguesa, Ana Borges, admitiu que "vai ser um jogo completamente diferente daquele que foi contra a Suíça".

A avançada do Sporting, de 32 anos, é a jogadora mais experiente da equipa, tendo igualado as 145 internacionalizações da recordista Carla Couto. Foi também a mais utilizada por Francisco Neto na fase de apuramento para o Euro2022, percurso que, no início da carreira, achava ser "impensável".

"Quando começamos a jogar não temos noção de onde podemos chegar, nem pensamos nisso, queremos é jogar futebol", confessou, assumindo ser um "prazer enorme jogar por Portugal". 

O encontro entre Portugal e os Países Baixos, do grupo C do Europeu feminino de futebol, está marcado para as 20:00, no Leigh Sports Village, em Wigan & Leigh, na região de Manchester, Inglaterra.

Na primeira jornada, Portugal empatou com a Suíça (1-1) e os Países Baixos empataram com a Suécia (1-1), mas, apesar de todas as equipas estarem em igualdade pontual, Portugal encabeça a 'poule' graças a critérios disciplinares.

O Europeu feminino de 2022 realiza-se de 06 a 31 de julho, em Inglaterra.

 

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Morreu Peter Rufai, antigo guarda-redes do Farense

Óbito

Morreu Peter Rufai, antigo guarda-redes do Farense

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Sauber inaugurou base britânica da Audi para a Fórmula 1

Fórmula 1

Sauber inaugurou base britânica da Audi para a Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas