Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

"A formação do Sporting tem uma página de ouro no futebol português"

Frederico Varandas discursou na cerimónia dos 20 anos da Academia Cristiano Ronaldo. Entre várias frases, reforçou a confiança num futuro para o clube que seja apoiado nos jogadores formados em Alcochete.

"A formação do Sporting tem uma página de ouro no futebol português"
Notícias ao Minuto

11:08 - 21/06/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Frederico Varandas

O Sporting assinalou, nesta terça-feira, os 20 anos de existência da Academia de Alcochete, denominada Academia Cristiano Ronaldo. Numa cerimónia marcada para o próprio local, Frederico Varandas discursou sobre a formação no seu estado atual, mas também recordou o passado desta, das glorias que teve e que continua a ter, não só com títulos, mas também, e principalmente, com a formação de atletas para a equipa principal dos leões e para a seleção nacional.

De Paulo Futre a Nuno Mendes, Frederico Varandas citou vários nomes da formação do Sporting para mostrar os jogadores que saíram de Alcochete para o mundo do futebol. Falou ainda das reformulações que a sua administração fez à Academia, que a tornaram "praticamente nova" e de última geração.

Para finalizar, Frederico Varandas apontou o dedo ao Estado pelo pouco reconhecimento dado à formação do Sporting e mostrou grandes esperanças quanto a um futuro risonho com o modelo estratégico que foi criado para gerir a Academia Cristiano Ronaldo.

O discurso de Frederico Varandas na íntegra

21 de junho de 2022, um marco importante na história do Sporting. Duas décadas de um projeto que nasceu pioneiro e que teve a necessidade de se reinventar, modernizar, de forma a acompanhar a evolução dos novos tempos. A formação é um dos pilares do nosso ADN, é uma história de glória e a base do futuro do clube. A Academia Cristiano Ronaldo é e tem sido a bandeira da formação do Sporting. Se é verdade que faz hoje 20 anos, tendo sido o primeiro centro de treinos especializado em futebol em Portugal, o projeto pioneiro de formação de futebol do Sporting nasceu há mais de quatro décadas atrás. Um projeto muito assente na visão estratégica do nosso querido Aurélio Pereira e cimentada por centenas de treinadores, de scouts, de preparadores físicos, de professores e de inúmeros colaboradores.

40 anos a formar talentos, a formar dos melhores jogadores que o nosso país já conheceu, a alimentar a seleção nacional. Paulo Futre, Litos, Luís Figo, Emílio Peixe, Abel Xavier, Nuno Valente, Beto, Dani, Simão Sabrosa, Marco Caneira, Carlos Martins, guarda-redes Beto, José Fonte, Hugo Viana, Ricardo Quaresma, Custódio, Silvestre Varela, Cristiano Ronaldo, João Moutinho, Miguel Veloso, Nani, Daniel Carriço, Rui Patrício, Adrien Silva, André Martins, Cédric Soares, William Carvalho, Ricardo Pereira, João Mário, Eric Dier, infelizmente na seleção inglesa, Rúben Semedo, Bruma, Gelson Martins, Daniel Podence, Palhinha, Rafael Leão, Gonçalo Inácio e Nuno Mendes. De todos estes, temos obrigatoriamente de destacar Cristiano Ronaldo, o melhor jogador português de todos os tempos e que dá o nome a esta academia, cinco vezes Bola de Ouro, mas também Luís Figo, uma vez Bola de Ouro, e Paulo Futre, com uma Bola de Prata. Não há outro clube no mundo que tenha formado tantas Bolas de Ouro e Prata. É um feito simplesmente admirável e único que nos coloca no topo das formações da história do futebol mundial. 

Mas, se é verdade que o projeto da formação nasceu há mais de 40 anos, também é verdade que foi com o nascimento da academia que passámos para outro patamar. Essa mudança de paradigma deveu-se à visão e à capacidade de execução desta obra por parte dos presidentes José Roquette e Dias da Cunha, e também dos seus administradores, Miguel Ribeiro Telles e José Eduardo Bettencourt, à data. Foi um projeto visionário que, anos mais tarde, e para bem do futebol português, os nossos adversários copiaram. Desta casa nasceu a base que conquistou o titulo mais importante da história da nossa seleção nacional, o título do Euro'2016, onde, dos 14 jogadores que jogaram essa história final, 10 foram formados no Sporting. O Sporting, tal como o Benfica, o FC Porto e, mais recentemente, o Sp. Braga, são não só clubes formadores, como são os municiadores da nossa seleção nacional, formação essa que custa dezenas de milhões de euros por anos a estes clubes e que infelizmente são esquecidos, não pelo presidente da FPF, mas pelas figuras de Estado aquando das fantásticas conquistas da nossa seleção, vitórias essas resultado de um trabalho brilhante da FPF. É sempre importante lembrar que na sociedade de hoje são os clubes os maiores e os responsáveis pela promoção do desporto em Portugal, ao contrário de muitos países em que a promoção é feita pelo Estado.

Não foram só dias de sol em 20 anos da  academia. Houve tempestades, tais como o horrível dia 15 de maio de 2018, conhecido pelo dia do ataque de Alcochete, e os dois anos de pandemia. Dois acontecimento muito duros que, não só conseguimos ultrapassar, como ainda nos tornaram mais fortes, mais competentes e competitivos. Desde setembro de 2018 que a academia e a formação do Sporting foi a prioridade das prioridades para esta administração. Aqui foi investida a grande maioria dos nossos recursos financeiros e das nossas energias. Em quatro anos, temos uma academia praticamente nova, moderna e de última geração. A ala profissional e da formação completamente renovadas, renovação dos ginásios interiores, transformação do campo coberto sintético em ginásio com capacidade para três equipas em simultâneo, criação da Unidade de Performance transversal a todos os escalões de formação, criação do Gabinete de Observação e Análise transversal e todos os escalões de formação, renovação completa do departamento médico e zona de recuperação, renovação dos refeitórios e da ala profissional, substituição de todos os relvados e, para terminar, talvez o maior feito, o maior investimento em recursos humanos cientificamente reconhecidos na área do treino, da prospeção e da saúde.

Todos estes investimentos nas infraestruturas, nos recursos humanos, e o processo de trabalho assente no modelo centrado no jogador, criado por nós, levaram ao reconhecimento da ECA, vencendo, em 2021, o melhor clube da Europa na categoria do futebol de formação. Também a recente conquista do campeonato de 2020/21 ficou marcada pelo selo da academia e pela coragem e competência do nosso treinador e equipa técnica. 10 jogadores formados no Sporting, oito com idades entre 16 e os 22. Nesta casa, formação significa formar, do ponto de vista técnico, tático, físico, mas também do ponto de vista do carácter e valores. Nestes quatro anos, temo-nos dedicado e muito a esse último campo da formação. Nesta casa, não temos problemas em dizer que formar vem primeiro que ganhar. O objetivo da formação do Sporting é formar jogadores, é formar e produzir jogadores para a equipa A. Para quem tinha dúvidas se era possível ter sucesso desportivo centrado no jogador, as recentes vitórias inquestionáveis dos campeonatos sub-17 e sub-15 e as largas dezenas de internacionais nos escalões de formação são a resposta. A Academia Cristiano Ronaldo, a formação do Sporting, têm uma página de ouro na história do clube e do futebol português. Mas tem nas suas mãos, sobretudo, a sustentabilidade, o sucesso e o futuro do Sporting. Saibamos cuidar dela que ela saberá cuidar do clube.

A todos os dirigentes que aqui passaram nos últimos 20 anos, a todos os treinadores, a todos os diretores, a todos os preparadores físicos, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas,  administrativos, técnicos de equipamento, o Sporting estará sempre grato a todos.

Leia Também: Morita já está em Lisboa. Anúncio da contratação está iminente

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório