"Dificilmente alguém vai conseguir substituir CR7 em Portugal ou lá fora"

A partida realiza-se, esta quinta-feira, em Alvalade, a partir das 19h45.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
08/06/2022 12:57 ‧ 08/06/2022 por Notícias ao Minuto

Desporto

Fernando Santos

Portugal e República Checa defrontam-se, esta quinta-feira, no Estádio de Alvalade, a partir das 19h45, num duelo relativo à terceira jornada do Grupo 2 da Liga das Nações.

A seleção nacional chega a este confronto em igualdade pontual com os checos, ambos com quatro pontos, fruto de um empate e um triunfo nos primeiros dois encontros.

Fernando Santos e Diogo Jota fizeram, esta quarta-feira, a a antevisão a esta partida. Confira abaixo as declarações de ambos:

Fernando Santos

Antídotos para combater rivais que defendem com cinco defesas, como é a República Checa: Eles jogam em 5x4x1 e em transição ofensiva em 3x4x3. Falamos de uma equipa compacta, que joga em 25 metros e que, sempre junta, tento compilar o jogo ali a meio-campo. Teremos de ter a paciência, não para estar parado, mas para encontrar os espaços certos. Falamos de uma equipa forte nas transições e no ataque rápido. Troca a bola atrás, mas procura sempre a profundidade. Está rotinada neste tipo de jogo, agora também não vamos mudar a nossa maneira de ser.

Jogo 100 em frente a seleção: O primeiro jogo da seleção foi o mais marcante. Não haveria 100 jogos, se não me tivesse estreado na seleção. Eu que tenho memória de elefante, é dos poucos jogos que me lembro da história do mesmo. 

Espaços mais reduzidos: É um adversário distinto e que nos vai colocar problemas distintos. A Suíça e a Espanha gostam de ter posse, esta equipa é muito equilibrada e poucas vezes se desequilibra. Falamos de um rival que dá poucos espaços e temos de estar muito atentos.

Rafael Leão, sucessor de Ronaldo? Não jogam na mesma posição [risos]. Dificilmente alguém vai substituir Ronaldo em Portugal ou no Mundo. Rafael Leão tem de ser Rafael Leão. A seleção vai contar certamente com ele e com outros. 

Necessidade de rotatividade: Temos mais 24 horas de descanso para este jogo, por isso é uma situação distinta. A seguir é que temos um encontro no espaço de 24 horas e aí teremos de estar mais atentos à situação da gestão. A gestão pode ser feita a nível de minutos e não está só relacionada com a mudança de jogadores. Esta rotatividade é muito importante para gerir o esforço, e temos de ter consciência que temos muita qualidade. Mas nunca nos esquecemos que aqui há uma enorme responsabilidade: o foco único de ganhar. Portugal exige-nos isso. 

Ronaldo vai continuar a titular? Nunca digo, amanhã lá veremos. Quem marca golos é difícil [risos]...

Diogo Jota

A ausência da titularidade: O patamar é tão elevado que quando chegamos aqui sabemos que podemos ser titulares ou não. A qualidade aqui é muita. O que importa aqui e que façamos tudo para ganhar os jogos.

Preferência nos companheiros de ataque: Aqui todos temos a destreza de ajudar a seleção e todos querem ajudar esta equipa a ganhar. Claro que quero estar sempre no ‘onze’ e para mim é indiferente quem me acompanha lá na frente.

Darwin seria uma boa contratação para o Liverpool? Não sei. Estou concentrado na seleção e não faço a mínima ideia de como decorrerá o mercado de transferências. Só posso dizer que é um bom jogador. 

Frescura física e mental nesta ponta final de época: É verdade que chego aqui depois de uma época longa e desgastante, mas estou aqui a representar o meu país e nós temos enorme vontade de chegar à final-four da competição. Gostamos muito uns dos outros e adoramos estar aqui. Não cansaço físico, nem mental, quando estamos ao serviço da seleção.

O que espera da República Checa? Será um jogo diferente daquele que tivemos com a Suíça. Eles apostam numa linha defensiva mais baixa, onde teremos menos espaço e teremos de ter mais paciência.

Onde é que se sente mais confortável? Depende muito dos jogos e da ideia de que temos para cada jogo. Eu posso jogar tanto à esquerda, como à direita ou no centro, mas depois depende do selecionador. 

Bons resultados da República Checa: Não, não fiquei surpreendido pelos resultados. Eles já tinha chegado aos ‘quartos’ do Europeu e não me surpreende estes resultados da República Checa. 

Leia Também: Portugal com todos disponíveis na véspera da receção aos checos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Cristiano Ronaldo assinalou estreia do filho e comentário saltou à vista

Seleção nacional

Cristiano Ronaldo assinalou estreia do filho e comentário saltou à vista

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Campeão Neuville tenta responder à armada japonesa no Rali de Portugal

Rali de Portugal

Campeão Neuville tenta responder à armada japonesa no Rali de Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas