Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Açores participam nos "Jogos das Ilhas" com mais de 100 elementos

Os Açores participam, a partir de terça-feira, nos "Jogos das Ilhas", nas Baleares, Espanha, com equipas do Pico, São Miguel, Terceira, São Jorge e Faial, no total de 100 elementos, que vão competir em oito modalidades, foi hoje anunciado.

Açores participam nos "Jogos das Ilhas" com mais de 100 elementos
Notícias ao Minuto

14:05 - 23/05/22 por Lusa

Desporto Modalidades

Segundo uma nota publicada na página da Internet do Governo açoriano, além dos Açores, vão participar no "Jogos das Ilhas" equipas das ilhas/regiões Baleares, Maiorca, Menorca, Ibiza (Elvissa), Canárias, Córsega, Ísquia (Ischia), Guiana Francesa, Madeira, Malta, Martinica e Sicília.

Os Açores irão levar uma comitiva constituída por uma centena de elementos, dos quais 77 atletas.

De acordo com a Secretaria Regional da Saúde e Desporto, a XXIV edição dos "Jogos das Ilhas -- Baleares 2022", organizados pelo COJI (Comité d'organisation des Jeux des Iles), decorrerá até 29 de maio em Cálvia, nas Baleares.

Os "Jogos das Ilhas" têm como objetivo a criação de um espírito de cidadania europeia, no contexto do ideal olímpico, que permita transmitir às camadas mais jovens, através do desporto, uma mensagem desportiva fundamentada no 'fair play' e no respeito pelo seu semelhante, realça a Secretaria Regional da Saúde e Desporto.

A iniciativa visa ainda o encontro entre jovens de origens diferentes, promovendo o espírito de cidadania europeia.

Os "Jogos das Ilhas" realizam-se de acordo com as regras internacionais, em geral, e destinam-se aos jovens cuja situação desportiva tenha enquadramento das respetivas federações desportivas nacionais.

Os Açores competirão em oito das 13 modalidades que integram o quadro oficial dos "Jogos das Ilhas - Baleares 2022", nomeadamente atletismo, futebol, judo, karaté, natação, ténis de campo, ténis de mesa e vela.

Fazem ainda parte do quadro da edição de 2022 dos "Jogos das Ilhas -- Baleares 2022" as modalidades de andebol, basquetebol, ginástica artística, triatlo e voleibol.

Os Açores aderiram ao projeto em 1998, com participação regular desde então, à exceção do ano de 2013, tendo organizado as edições de 2003 (Terceira e São Miguel), 2010 (São Miguel) e 2015 (Terceira).

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório