Meteorologia

  • 04 JULHO 2022
Tempo
27º
MIN 16º MÁX 28º

AO MINUTO: Siga em direto as incidências da final da Taça de Portugal

FC Porto e Tondela lutam neste domingo pelo troféu.

AO MINUTO: Siga em direto as incidências da final da Taça de Portugal
Notícias ao Minuto

16:06 - 22/05/22 por Notícias ao Minuto

Ao Minuto Desporto Direto

A prova rainha do futebol português está de volta ao Estádio Nacional. A mata do Jamor vai receber neste domingo a final da 82.ª Taça de Portugal, disputada entre FC Porto e Tondela.

De um lado estará o campeão nacional, enquanto do outro estará um dos despromovidos da I Liga. A partida tem apito inicial agendado para as 17h15 e, até lá, poderá acompanhar os desenvolvimentos da festa do futebol português.

Siga o relato da partida

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

As duas equipas já aquecem no relvado a menos de uma hora do pontapé de saída. O nosso direto de pré-jogo fica por aqui, mas continue desse lado e acompanhe o relato da final da Taça de Portugal aqui

Já há onzes no Jamor

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

Onze do FC Porto: Marchesín; Zaidu, Pepe, Mbemba, João Mário; Grujic, Vitinha, Otávio; Pepê, Taremi e Evanilson. 

Onze do Tondela: Niasse; Sagna, Marcelo Alves e Eduardo Quaresma; Tiago Almeida, Pedro Augusto, Iker e Neto Borges; Salvador Agra, Daniel dos Anjos e Rafael Barbosa.

FC Porto também já chegou ao Estádio Nacional

Tiago Antunes | há 1 mês

A equipa do FC Porto também já está no Jamor para a final da Taça de Portugal. Os dragões viajaram desde o centro de Lisboa, onde ficaram hospedados. Falta pouco mais de uma hora para o apito inicial.

Equipa do Tondela já chegou ao Jamor

Tiago Antunes | há 1 mês

A equipa do Tondela já está no Estádio Nacional para defrontar o FC Porto na tarde deste domingo, em jogo da final da Taça de Portugal. Os dragões já saíram do hotel e está a caminho do Jamor.

Balneário do Tondela também está pronto

Tiago Antunes | há 1 mês

O Tondela também já tem o balneário pronto para a final da Taça de Portugal. A cabine já está decorada com as cores dos auriverdes para receber o plantel que já vai a caminho do Jamor.

Adeptos do FC Porto fazem a festa

Tiago Antunes | há 1 mês

A hora do apito inicial aproxima-se a passos largos, mas a festa não para. Os adeptos que foram até ao Jamor continuam a comemorar a presença na final da prova rainha. Do lado do FC Porto, são vários os adeptos presentes para o jogo. Com comida e bebida, vão passando o tempo até ao início do jogo que poderá garantir aos dragões a dobradinha. Veja as imagens da festa.

Matheus Uribe vai estar na ficha de jogo

Tiago Antunes | há 1 mês

Ainda estava em dúvida, mas confirma-se a presença. Uribe vai estar no Jamor para a final da Taça de Portugal. Em vídeo publicado nas redes sociais do FC Porto, é possível ver a camisola do médio colombiano no balneário dos dragões. Será o regresso, pelo menos à ficha de jogo, quase um mês depois da última presença no relvado.

Adeptos dos dois clubes juntam-se na festa

Tiago Antunes | há 1 mês

Em dia de Taça de Portugal, prevalece o espírito festivo. Por isso, adeptos do FC Porto e do Tondela juntaram-se na mata do Jamor, ao pé do Estádio Nacional, para cantarem e animarem o dia. Veja o vídeo.

Uma bancada pintada de azul e branco

Tiago Antunes | há 1 mês

O FC Porto anunciou durante a última semana que os bilhetes destinados aos adeptos portistas esgotaram. Significa isto que o setor onde os adeptos dos dragões vão ver o jogo estará completamente pintado de azul e branco na festa da Taça de Portugal.

"Preferia que o Tondela se mantivesse na I Liga do que ganhasse a Taça"

Tiago Antunes | há 1 mês

O Tondela chega a esta grande final no ano em que não conseguiu escapar à despromoção. Em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, Hélder Tavares, antigo jogador dos auriverdes, confessou que preferia ver a equipa na I Liga... do que a vencer a Taça de Portugal.

Os onzes prováveis

Tiago Antunes | há 1 mês

Ainda estamos longe da hora do jogo, mas já se desenha um esboço dos onzes das duas equipas. Do lado do FC Porto, nota para as ausências de Manafá e Marcano, ambos incapacitados para este jogo, estando Uribe ainda em dúvida, mas com grandes chances de ser titular. Já no Tondela, Jota Gonçalves é a única ausência conhecida. Veja aqui os onzes prováveis das duas equipas.

Sérgio Conceição levou o plantel inteiro ao Jamor

Tiago Antunes | há 1 mês

O FC Porto não estará na máxima força na tarde deste domingo frente ao Tondela. Contudo, o técnico Sérgio Conceição optou por levar todos os jogadores até ao Jamor no dia em que os dragões poderão celebrar a conquista da dobradinha.

"Temos uma vontade muito grande para vencer a Taça de Portugal"

Tiago Antunes | há 1 mês

Do lado do Tondela, Nuno Campos reconheceu a força do adversário e as dificuldades da partida. Contudo, o técnico dos beirões assumiu uma grande vontade de vencer a Taça de Portugal e dar um motivo de alegria aos adeptos do Tondela no ano em que os auriverdes desceram à II Liga.

"Sabemos do poderio do FC Porto, que é o campeão nacional, com recorde de pontos, Sérgio Conceição fez um excelente trabalho, que foi três vezes campeão em cinco ano. Apesar do favoritismo do FC Porto temos hipóteses para ganhar. Vamos enfrentar uma equipa muito forte, mas temos uma vontade muito grande para vencer", acrescentou o técnico.

Leia as restantes declarações de Nuno Campos.

"Ganhar a Taça de Portugal será a cereja no topo do bolo"

Tiago Antunes | há 1 mês

Na antevisão à partida, Sérgio Conceição falou da importância da Taça de Portugal, a qual já conquistou. Nesta temporada, o técnico do FC Porto quer voltar a levantar o troféu, mas desta vez no Jamor, uma conquista que seria "a cereja no topo do bolo".

"Os títulos são sempre especiais. Conquistámos o principal e agora o próximo é sempre o mais importante. Amanhã temos mais uma possibilidade, respeitando a equipa do Tondela, cujo trajeto no campeonato nada interessa. É uma equipa que se sente confortável nos jogos a eliminar. Temos que estar confiantes, mas desconfiados. Eliminámos o Sporting e o Benfica, portanto merecemos estar aqui. Ganhar a Taça será a cereja no topo do bolo".

Leia as restantes declarações de Sérgio Conceição.

O árbitro da final

Tiago Antunes | há 1 mês

Já é conhecida a constituição da equipa de arbitragem para a partida deste domingo entre FC Porto e Tondela. Rui Costa será o árbitro do jogo. Conheça a restante equipa de arbitragem.

Um jogo de despedidas?

Tiago Antunes | há 1 mês

A final da Taça de Portugal poderá significar despedidas do lado do FC Porto. Mbemba vai certamente dizer adeus aos dragões, estando em final de contrato e sem acordo para renovar. Outro caso é Marchesin. O argentino perdeu a titularidade nesta temporada e, a entrar no último ano de contrato, poderá deixar o Dragão neste verão.

Taça de Portugal de regresso ao Jamor

Tiago Antunes | há 1 mês

Depois de um período conturbado por conta da pandemia, a prova rainha do desporto português estará de volta ao Estádio do Jamor. As duas últimas edições foram disputadas no Estádio Cidade de Coimbra, isto por conta das condições impróprias do relvado do Estádio Nacional, usado pela Belenenses SAD nos jogos em casa. É um regresso da prova ao palco que dá magia à prova, palco esse que já viu o FC Porto vencer o troféu por 17 vezes.

Uma dobradinha ou um marco histórico?

Tiago Antunes | há 1 mês

Frente a frente estarão dois emblemas com histórias diferentes. O FC Porto foi campeão nacional nesta temporada e vai à procura da dobradinha, a qual fez pela última vez em 2019/20. Já o Tondela está em estreia na final da Taça de Portugal, mas teve uma época manchada pela descida de divisão. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório