Meteorologia

  • 05 JULHO 2022
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 32º

"É importante cimentar aquilo que fizemos no playoff"

Portugal realiza quatro encontros a contar para a Liga das Nações no mês de junho.

"É importante cimentar aquilo que fizemos no playoff"
Notícias ao Minuto

12:55 - 20/05/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Fernando Santos

Fernando Santos revela, esta sexta-feira, os convocados para os jogos da Liga das Nações. O selecionador nacional convocou, pela primeira vez, Ricardo Horta e David Carmo, ambos do Sp. Braga, e garantiu que todos os jogadores convocados têm possibilidades de serem titulares nos quarto jogos que serão realizados em 11 dias. 

Confira, abaixo, o essencial das palavras do selecionador nacional em conferência de imprensa. 

Liga das Nações: "Isto é uma das provas mais importantes do futebol europeu, porque reúne as melhores seleções da Europa. Não são jogos particulares. Entramos para competir e ganhar. Não pode ser de outra forma. Vamos aproveitar para consolidar processos porque teremos pouco tempo para preparar o Mundial, embora o sorteio até tenha sido bom para nós, porque teremos mais dias do que outras seleções. É perfeitamente normal. Ninguém tem noção do que vai acontecer. Por exemplo, o Rui Dias não está aqui, algo que eu há três semanas não imaginaria. A seleção não é um plano fechado, porque temos estas situações que ninguém pode adivinhar."

Vitinha e Otávio: "Muito mais importante do que a consolidação dos jogadores, é mais importante é a consolidação dos processos. Eles responderam bem, até porque não é fácil chegar aqui pela primeira vez. Se voltaram a ser convocados... No caso do Vitinha, acho que ele já está consolidado neste processo da seleção A."

Rafael Leão: "Neste momento toda a gente fala do Rafael Leão, mas ele já cá está há muito tempo. Já sabíamos a qualidade dele e acreditamos muito nele. Parte do zero, como todos os outros, mas com fortes possibildades de ser titular na seleção nacional." 

Renovação na defesa?: "A renovação é natural... Fala-se muito na questão dos centrais, porque os jogadores têm uma idade mais elevada. Mas a idade não dita a qualidade. Se eu entender que são os jogadores que dão mais garantias, por que não? Nos anos em que eu aqui estou, 27 jogadores chegaram e afirmaram-se aqui. Chegaram de forma natural. Isto foi uma renovação natural que vai continuar a ser feita. O primeiro critério é o da qualidade. O que temos de fazer? Analisar os jogadores e perceber quem irá estar presente no Mundial. Tomaremos as decisões nessa altura. Vamos apresentar aquilo que consideramos ser a máxima força."

Diogo Costa ou Patrício a titular?: "As opções são opções. Se eu não acreditasse no Rui Patrício, no Diogo Costa e no José Sá, eles não estavam cá. Isso é claro. Nem discussão tem. Quando os selecionadores não confiam, não convocam. Não está em causa a confiança ilimitada que tenho no Rui Patrício. Partem os três do zero. Logo tomarei a decisão." 

Ver em contexto de jogo ou treino: "É importante. Só temos quatro jogos e depois a janela de setembro, onde teremos dois jogos. Vai haver muitas mudanças para preparar o Mundial. Ainda vai correr muita água debaixo da ponte. Há jogadores lesionados que não estão aqui. O caso do Félix e do Rúben Dias. É importante cimentar aquilo que fizemos no playoff. Prcourar corrigir aquilo em que não estivemos tão bem, mas queremos cimentar essa ideia de jogo. É muito importante aproveitar estes jogos para cimentar essas ideias." 

O que podem dar Ricardo Horta e David Carmo: "Vamos ver. Por isso é que são oportunidades. Na última janela tivemos o Inácio e o Djaló. Agora decidi-me pelo Domingos Duarte e pelo Carmo. Entendemos que era o momento oportuno, mas que fique claro que eu gostei de tê-los aqui [Djaló e Inácio]. É sempre melhor ter contacto direto com o jogador para avaliar." 

Ricardo Horta: "Como sempre disse, o Ricardo fazia parte de um lote de jogadores que estavam a ser observados. Isto é um espaço aberto. Aconteceu agora. Um dia acontece e esta é uma oportunidade."

Convocados: 

Guarda-redes -Diogo Costa (FC Porto), José Sá (Wolverhampton Wanderers FC) e Rui Patrício (AS Roma);

Defesas - Diogo Dalot (Manchester United), João Cancelo (Manchester City), Danilo Pereira (PSG), David Carmo (SC Braga), Domingos Duarte (Granada CF), Pepe (FC Porto), Nuno Mendes (PSG), Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund)

Médios - João Moutinho (Wolverhampton Wanderers FC), João Palhinha (Sporting CP), Rúben Neves (Wolverhampton Wanderers FC), Bernardo Silva (Manchester City), Bruno Fernandes (Manchester United), Matheus Nunes (Sporting CP), Vítor Ferreira (FC Porto), William Carvalho (Real Betis), Otávio Monteiro (FC Porto);

Avançados - Gonçalo Guedes (Valência), Rafael Leão (AC Milan), Ricardo Horta (SC Braga), Cristiano Ronaldo (Manchester United), André Silva (RB Leipzig) e Diogo Jota (Liverpool FC).

Leia Também: Fernando Santos divulga convocados que podem incluir Carmo e Horta


 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório