Meteorologia

  • 29 JUNHO 2022
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 23º

Austrália substitui Rússia na organização dos Mundiais de natação

A Austrália vai substituir a Rússia na organização em dezembro dos Mundiais de piscina curta, informou hoje a Federação Internacional da Natação (FINA).

Austrália substitui Rússia na organização dos Mundiais de natação
Notícias ao Minuto

11:15 - 20/05/22 por Lusa

Desporto Piscina curta

Melbourne receberá a competição entre 13 e 18 de dezembro, em substituição da cidade de Kazan, à qual foi retirada a organização, no âmbito das sanções desportivas impostas à Rússia face à invasão da Ucrânia.

"Estamos incrivelmente agradecidos aos nossos anfitriões, por terem dado um passo em frente no sentido de acolherem este prestigiado evento", sublinhou em comunicado o presidente da FINA, Husain al-Musallam.

Os atletas, treinadores e dirigentes da Rússia, bem como os seus aliados da Bielorrússia, foram também excluídos dos Mundiais de natação, que têm início em 17 de junho, em Budapeste.

Algumas equipas, nomeadamente da Alemanha e Suíça, tinham afirmado que boicotariam os campeonatos caso a FINA permitisse que os nadadores russos e bielorrussos participassem na condição de neutros.

A invasão russa, em 24 de fevereiro, justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia, foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e a imposição à Rússia de sanções que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.

A ONU indicou que mais 3.800 civis morreram e mais de 4.200 ficaram feridos, sublinhando que os números reais poderão ser muito superiores e só serão conhecidos quando houver acesso a cidades cercadas ou a zonas até agora sob intensos combates.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório