Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

"A planear a nova época, o Tondela não pode fazer o que fez este ano"

Ao fim de sete anos, a II Liga recebe de volta o Tondela. Os beirões não resistiram aos solavancos da temporada e desceram de divisão. Em tempo de reflexões, Hélder Tavares avaliou a temporada e encontrou falhas em certos momentos do ano, algo que não poderá ser repetido na próxima época.

"A planear a nova época, o Tondela não pode fazer o que fez este ano"
Notícias ao Minuto

08:02 - 19/05/22 por Tiago Antunes

Desporto Exclusivo

A temporada 2021/22 do Tondela não foi a mais tranquila das épocas. Um começo atabalhoado, marcado por um plantel difícil de construir, foi o arranque menos esperado por Pako Ayestarán e pela estrutura beirã. Chegando aos últimos jogos da época numa posição delicada, o Tondela não conseguiu os resultados que o salvariam da descida.

Em conversa com o Desporto ao Minuto, Hélder Tavares, ex-jogador dos auriverdes, analisou a temporada que o clube fez. O médio de 32 anos mostrou-se insatisfeito com o resultado final, muito menos com a forma como tudo foi planeado para este ano.

"Ao nível em que se está, não se pode brincar desta forma. Não se pode arrancar uma pré-época com 13 jogadores ou algo parecido. Isso quer dizer que a época foi planeada em cima do joelho. A esse nível, paga-se caro, e agora constatou-se isto. Se calhar, se a equipa já estivesse mais entrosada, se o plantel tivesse feito a pré-época junto, até poderia ter o mesmo desfecho, mas também poderia ter conseguido evitar esta descida", começou por dizer.

Notícias ao Minuto Hélder Tavares disputou 112 jogos pelo Tondela entre 2015 e 2019© Getty Images

As palavras de João Pedro, capitão do Tondela, no final da partida que ditou a descida de divisão, ficaram marcadas neste final de temporada. Hélder Tavares não condena o jogador, mas, mesmo conhecendo o clube por dentro, admite não saber as causas da insatisfação do médio tondelense.

"Não posso recriminar o João Pedro. Também fiquei muito triste com esta descida, tenho grande ligação ao clube e à cidade, mas foi um desabafo a quente e, por vezes, não dá para guardar mais as coisas. Não sei ao certo o que se passa, mas, para o João Pedro chegar a esse ponto... Acho que terá a ver com o planeamento da época e com certas coisas que se passaram durante o ano. Mas não posso julgá-lo por causa disso", acrescentou.

A descida do Tondela vai ter peso no futebol português, mas não só. Hélder Tavares apontou os vários setores afetados por um desfecho impactante que começou no futebol.

"Para já, era a única equipa a representar a região centro na I Liga. Ainda levava milhares de adeptos por ano ao centro do país. Com isso, é o comércio, é o negócio, é tudo o que está envolvido, não é só o futebol que sai prejudicado. Estão todos desiludidos, mas há que levantar a cabeça e planear bem a próxima época. Estas coisas acontecem. Depois da final da Taça de Portugal, têm de começar a planear a próxima época para não acontecer o que aconteceu este ano", considerou.

Notícias ao Minuto O Tondela não sobreviveu aos maus resultados e desceu à II Liga© Global Imagens

Para a nova época, pouco ainda se pode adivinhar para o Tondela. Sem certezas quanto à constituição do plantel e ao treinador da equipa, muito porque a atual temporada ainda não está fechada, Hélder Tavares espera apenas uma 'reimplantação' da ideia no clube.

"Primeiro que tudo, há que definir quem vai ser o treinador da próxima época. Com a descida, não sei se o treinador [Nuno Campos] fica. Portanto, o planeamento tem de começar por aí. Depois, têm de trazer a mística que o clube tinha. Acho que se perdeu um pouco ao longo destes anos e era algo que o clube tinha muito bem assente. Os jogadores com alguns anos de casa passavam a mística, o espírito, aos jogadores que chegavam ao clube, tentavam passar a mensagem de que o Tondela é um clube humilde, trabalhador e que tem de ser assim. Se não dá, por vezes, com a qualidade, têm de se unir todos e lutar pelo mesmo", afirmou.

O Tondela vai jogar no segundo escalão do futebol português a partir da próxima época. O descer de patamar com a habituação a um nível competitivo superior não significará, obrigatoriamente, facilidades para os beirões. Hélder Tavares aponta exemplos para chamar os auriverdes à atenção.

"A II Liga é um campeonato extremamente competitivo. O Feirense esteve, este ano, na luta até ao fim, mas o Casa Pia esteve muito forte, o Rio Ave perdeu alguns jogos, mas esteve muito forte, enquanto o Desp. Chaves não começou bem e recuperou. O Tondela, com uma época bem planeada, pode ser um candidato à subida porque, para já, é um dos clubes que chega da I Liga. Na minha opinião, o Tondela não pode fazer o que fez este ano, ao trazer muitos jogadores de fora. Vão ter de apostar mais em jogadores que conheçam esse campeonato", concluiu.

O Tondela está de regresso à II Liga, sete anos depois de ter subido de divisão.

Leia Também: "Preferia que o Tondela se mantivesse na I Liga do que ganhasse a Taça"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório