Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"Preferia que o Tondela se mantivesse na I Liga do que ganhasse a Taça"

Com uma final à porta, no estádio do Jamor, a época do Tondela pode melhorar, mas não ser salva. Hélder Tavares falou sobre o percurso dos auriverdes na temporada, sobre o que esperar frente ao FC Porto e atribuiu favoritismo a um dos lados.

"Preferia que o Tondela se mantivesse na I Liga do que ganhasse a Taça"
Notícias ao Minuto

08:05 - 19/05/22 por Tiago Antunes

Desporto Exclusivo

O Tondela fez história ao chegar à final da Taça de Portugal. Numa época negativa, que já resultou na descida à II Liga, os beirões vão à luta pela prova rainha frente ao FC Porto. Apesar de poder tratar-se de uma conquista histórica, vencer o troféu poderá, ao mesmo tempo, significar nada.

Em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, Hélder Tavares, antigo médio dos auriverdes, lançou a final deste domingo e falou da importância do jogo. Apesar de ser um jogo a uma mão, no qual o resultado final ditará uma grande conquista, o jogador luso-cabo-verdiano, atualmente no futebol romeno, não espera equilíbrio em campo.

"É uma final, mas o favorito é o FC Porto, por mais que se queira dizer algo diferente. O Tondela vai tentar deixar uma boa imagem, não vai interessar-se pelo facto de estar a perder por 1-0 porque é uma final. Vão procurar empatar o jogo, depois virá-lo, mas sabendo que é muito difícil. Como auriverde, há sempre que acreditar", começou por dizer.

Notícias ao Minuto Hélder Tavares disputou 112 jogos pelo Tondela entre 2015 e 2019© Global Imagens 

A chegada à final da Taça de Portugal acontece na temporada em que o clube regressa à II Liga, de onde saiu em 2014/15. Hélder Tavares assumiu que, para manter os tondelenses no principal escalão do futebol português, abdicava da hipotética conquista da Taça de Portugal.

"Eu preferia a manutenção do Tondela na I Liga do que ganhar a Taça de Portugal. É um troféu, mas significa muito mais para o Tondela continuar na I Liga. A Taça não vai salvar a época, esse é o ponto. Mesmo que se ganhe, estamos na II Liga", afirmou. 

Pelo fator desmoralizador que assombrou o Tondela na última jornada da I Liga, existe o risco de não haver disposição emocional para uma partida de topo. Hélder Tavares deixou o conselho aos jogadores, que espera ver motivados ao máximo.

"Acho que, primeiro que tudo, há que encarar que se desceu de divisão e que não há nada a fazer sobre isso. Num jogo contra uma equipa como o FC Porto, numa final com tudo o que está envolvido, têm de ir buscar motivação máxima. Não vai salvar a época, mas podem deixar uma boa imagem, está tudo a alcance deles. Não será um jogo para disfrutar, mas para dar tudo", considerou.

Notícias ao Minuto O Tondela nunca esteve na final da Taça de Portugal, estreando-se nesta época© Getty Images

A chegada à final da Taça de Portugal é sempre um marco histórico para qualquer emblema. Para o Tondela, mesmo com o cenário negativo já desenhado nesta temporada, jogar no Jamor poderá ter o seu lado positivo.

"Pelo desfecho da época, é como se fosse um limpar de uma imagem que ficou manchada pela descida de divisão. Além disso, permite trazer algo bom para o clube. O passado já não vai ser apagado, mas os jogadores podem escrever a sua história no clube por outros motivos e como nunca ninguém escreveu, é essa a realidade", concluiu.

O Tondela vai disputar a final da Taça de Portugal frente ao FC Porto no próximo domingo. O jogo está marcado para as 17h15, no Estádio do Jamor.

Leia Também: "A planear a nova época, o Tondela não pode fazer o que fez este ano"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório