"Devemos refletir sobre a facilidade como a pirotecnia entra em estádios"

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, manifestou-se hoje preocupado sobre a "forma tão fácil como os engenhos pirotécnicos entram nos estádios" e apelou à reflexão, na esperança de "uma vistoria mais efetiva".

Pedro Proença

© Global Imagens

Lusa
17/05/2022 20:56 ‧ 17/05/2022 por Lusa

Desporto

Pedro Proença

O líder da entidade reuniu hoje, a seu pedido, com o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, a secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, para debater medidas a tomar no reforço da segurança nos espetáculos desportivos.

"Numa reflexão daquilo que tem sido a época que agora terminou, temos sentido que os fenómenos de violência e da intolerância do racismo, após o processo de pandemia onde não tivemos público nos estádios, tinham vindo a aumentar. Portanto, viemos sensibilizar o senhor ministro da Administração Interna que é um trabalho conjunto e que tem de ser feito entre a Liga e a tutela, por forma a que possamos preparar a próxima época desportiva", começou por dizer Pedro Proença, à comunicação social, no final da reunião.

O líder da Liga de Clubes falou numa "série de medidas" que foram abordadas, mas incidiu e manifestou preocupação com um problema em especial: a falta de controlo à entrada dos estádios, que faz com que os adeptos transportem engenhos pirotécnicos para os recintos.

"[Falámos de] uma série de medidas que já tínhamos validado, que tem que ver com a monitorização dos adeptos na entrada nos estádios, a questão das vistorias, problemas de artefactos que continuam sem controlo a entrar dentro dos estádios. Há uma série de fenómenos que nos preocupam. Obviamente, por parte da Liga, há o compromisso naquilo que lhe diz respeito da autorregulação. Num trabalho conjunto, o que queremos é uma nova época diferente das outras, onde posamos rapidamente trazer as famílias aos estádios", observou.

Pedro Proença reconheceu que a criminalização dos engenhos pirotécnicos tem tido "acolhimento por parte da tutela" e pediu uma reflexão sobre um tema que foi muitas vezes visto nos encontros do campeonato.

"É uma das medidas [criminalização dos engenhos pirotécnicos] que tem tido acolhimento por parte da tutela. Queremos que isso aconteça, porque aquilo que se passou na última época deve fazer-nos pensar e refletir sobre forma tão fácil como esses engenhos entram nos estádios de futebol profissional", alertou.

Por fim, e "deixadas patentes uma série de propostas importantes", a Liga e o MAI voltar a reunir-se dentro de duas semanas, para "reanalisarem o plano de trabalho e tudo aquilo que vão ser os futuros passos para a época que se avizinha", de forma a esta "aconteça de uma forma diferenciadora".

Por sua vez, o MAI, em nota enviada à comunicação social, realça que a "segurança nos recintos onde se realizam espetáculos desportivos, bem como o combate à violência associada ao desporto, continua a ser uma prioridade do Governo e das autoridades policiais e de proteção civil".

No documento é também destacada a "vontade manifestada pela Liga Portugal de levar a cabo as medidas introduzidas na Lei em 2019 -- a qual foi afetada pelo período pandémico e que agora importa implementar".

O MAI reforça que a legislação em vigor já contempla medidas como "a criação, pelo organizador da competição desportiva, de um sistema informático para emissão e venda de bilhetes, a emissão de bilhetes nominativos para acesso a certas zonas dos estádios, ou a possibilidade da medida de interdição e acesso aos estádios ser acompanhada do dever de apresentação do adepto às autoridades".

Segundo a nota, "foi consensual a importância das medidas de prevenção no que concerne à segurança nos recintos desportivos, nomeadamente dar seguimento às recomendações resultantes das vistorias realizadas aos recintos desportivos em 2020 pelo Grupo de Avaliação da Violência no Desporto (GAVD)".

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Nuno Lobo

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Emmanuel Macron

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas