Meteorologia

  • 06 JULHO 2022
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 31º

"Devemos refletir sobre a facilidade como a pirotecnia entra em estádios"

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, manifestou-se hoje preocupado sobre a "forma tão fácil como os engenhos pirotécnicos entram nos estádios" e apelou à reflexão, na esperança de "uma vistoria mais efetiva".

"Devemos refletir sobre a facilidade como a pirotecnia entra em estádios"

O líder da entidade reuniu hoje, a seu pedido, com o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, a secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, para debater medidas a tomar no reforço da segurança nos espetáculos desportivos.

"Numa reflexão daquilo que tem sido a época que agora terminou, temos sentido que os fenómenos de violência e da intolerância do racismo, após o processo de pandemia onde não tivemos público nos estádios, tinham vindo a aumentar. Portanto, viemos sensibilizar o senhor ministro da Administração Interna que é um trabalho conjunto e que tem de ser feito entre a Liga e a tutela, por forma a que possamos preparar a próxima época desportiva", começou por dizer Pedro Proença, à comunicação social, no final da reunião.

O líder da Liga de Clubes falou numa "série de medidas" que foram abordadas, mas incidiu e manifestou preocupação com um problema em especial: a falta de controlo à entrada dos estádios, que faz com que os adeptos transportem engenhos pirotécnicos para os recintos.

"[Falámos de] uma série de medidas que já tínhamos validado, que tem que ver com a monitorização dos adeptos na entrada nos estádios, a questão das vistorias, problemas de artefactos que continuam sem controlo a entrar dentro dos estádios. Há uma série de fenómenos que nos preocupam. Obviamente, por parte da Liga, há o compromisso naquilo que lhe diz respeito da autorregulação. Num trabalho conjunto, o que queremos é uma nova época diferente das outras, onde posamos rapidamente trazer as famílias aos estádios", observou.

Pedro Proença reconheceu que a criminalização dos engenhos pirotécnicos tem tido "acolhimento por parte da tutela" e pediu uma reflexão sobre um tema que foi muitas vezes visto nos encontros do campeonato.

"É uma das medidas [criminalização dos engenhos pirotécnicos] que tem tido acolhimento por parte da tutela. Queremos que isso aconteça, porque aquilo que se passou na última época deve fazer-nos pensar e refletir sobre forma tão fácil como esses engenhos entram nos estádios de futebol profissional", alertou.

Por fim, e "deixadas patentes uma série de propostas importantes", a Liga e o MAI voltar a reunir-se dentro de duas semanas, para "reanalisarem o plano de trabalho e tudo aquilo que vão ser os futuros passos para a época que se avizinha", de forma a esta "aconteça de uma forma diferenciadora".

Por sua vez, o MAI, em nota enviada à comunicação social, realça que a "segurança nos recintos onde se realizam espetáculos desportivos, bem como o combate à violência associada ao desporto, continua a ser uma prioridade do Governo e das autoridades policiais e de proteção civil".

No documento é também destacada a "vontade manifestada pela Liga Portugal de levar a cabo as medidas introduzidas na Lei em 2019 -- a qual foi afetada pelo período pandémico e que agora importa implementar".

O MAI reforça que a legislação em vigor já contempla medidas como "a criação, pelo organizador da competição desportiva, de um sistema informático para emissão e venda de bilhetes, a emissão de bilhetes nominativos para acesso a certas zonas dos estádios, ou a possibilidade da medida de interdição e acesso aos estádios ser acompanhada do dever de apresentação do adepto às autoridades".

Segundo a nota, "foi consensual a importância das medidas de prevenção no que concerne à segurança nos recintos desportivos, nomeadamente dar seguimento às recomendações resultantes das vistorias realizadas aos recintos desportivos em 2020 pelo Grupo de Avaliação da Violência no Desporto (GAVD)".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório